Três golos de Carlos Vinícius, depois de Pizzi ter inaugurado o marcador com o primeiro golo dos “encarnados”, permitiram ao Benfica mais uma vitória este sábado no presente campeonato da I Liga, por 4-0, em jogo disputado no Estádio da Luz. Na estreia do novo relvado do recinto benfiquista, os treinadores das duas equipas viveram marcos importantes nos seus trajetos, com o benfiquista Bruno Lage a realizar o jogo 50 enquanto treinador das águias, tendo José Gomes, no outro banco de suplentes, realizado o seu jogo de estreia como técnico da formação madeirense.

Vale a pena relembrar que o Benfica vinha para este jogo de um empate desmotivador frente ao Leipzig, quando esteve a ganhar 2-0 até ao minuto 90 e acabou por permitir que os alemães empatassem o jogo nos últimos minutos. Relativamente a esse jogo, o Benfica manteve exactamente o mesmo “onze” que apresentou na Alemanha, repetindo assim a dupla no ataque formada por Chiquinho e Carlos Vinicus. Gabriel e Taarabt no meio-campo entraram para agarrar no jogo, deixando para as alas as entradas dos dois alas, André Almeida e Grimaldo, com Pizzi e Cervi a procurar o jogo interior.

Curiosamente, os primeiros lances do jogo resultaram de ataques do Marítimo, um deles a levar selo de golo para a baliza de Vlachodimos que conseguiu, ainda assim, sacudir para fora pela linha lateral. O Benfica acabou por equilibrar os acontecimentos revelando uma enorme eficácia ao chegar ao golo no primeiro lance de ataque efectivo à baliza maritimista. Ao minuto 07', André Almeida aparece a fazer um cruzamento do flanco direito, levando a bola até aos pés de Carlos Vinicius com este a “encostar” para Pizzi inaugurar o marcador. O golo de Pizzi ainda mereceu a análise do VAR, com o árbitro Fábio Veríssimo a manter o jogo parado três minutos até dar ordem para prosseguir a partida.

01LM7624

01LM7647

Apesar do golo sofrido, o Marítimo manteve a mesma postura, prosseguindo a pressão no meio campo defensivo do Benfica, conseguindo desse modo manter mais posse de bola do que a equipa de Bruno Lage. Ao invés, no ataque, a pressão ofensiva do Marítimo só durou mesmo os primeiros cinco minutos, acabando por ser o Benfica a chegar mais perto do golo. De tal forma assim foi que o segundo golo da equipa da casa apareceu mesmo, ao minuto 16', com Pizzi a retribuir a assistência do primeiro golo a Vinicius e este a marcar o segundo golo da noite.

Depois do segundo golo sofrido, o Marítimo perdeu as poucas forças que ainda apresentava ao nível do jogo ofensivo, permitindo que os “encarnados” conseguissem assumir a posse de bola, chegando à baliza contrária por várias vezes. A turma visitante ainda tentou acordar aos minuto 26' que ensaiou um contra ataque a partir de uma arrancada de Getterson. O lance acabou por ser cortado por Gabriel que, por trás, meteu o adversário no chão com uma entrada agressiva, velendo para Gabriel um cartão amarelo. Pouco depois foi Ferro e ver o amarelo devido a um toque na cara de Marcelinho, e como não há uma sem duas nem duas sem três também o maritimista René Santos viu a cartolina amarela, depois de um encontrão em Pizzi.

Passada a “chuva” de cartões amarelos, a equipa do Benfica viria a chegar ao 3-0, com Carlos Vinicius a “bisar”, dando resposta a mais um fantástico cruzamento de Pizzi. A bola ainda é tocada por Nanu mas Vinícius, bem colocado, não perdoa e faz o 3-0 para os “encarnados”. O resultado poderia ter sido dilatado pouco depois, aos 34 minutos de jogo, quando Pizzi voltou a cruzar para Vinícius, mas o ponta de lança não conseguiu desta feita o melhor desvio e a bola acabou por sair pela linha de fundo. O mesmo viria a acontecer ao minuto 38', desta feita depois de um cruzamento a partir do outro corredor, com Cervi a tentar servir Vinícius, mas este mais uma vez não conseguiu o hat-trick, impedido pela marcação da defesa do Marítimo. Antes do intervalo a bola ainda entrou na baliza do conjunto madeirense após a finalização de Vinícius, ao minuto 44', mas o ponta-de-lança benfiquista estava adiantado e o auxiliar de Fábio Veríssimo assinalou correctamente o fora-de-jogo.

01LM7748

01LM7772

O primeiro tempo deste embate entre Benfica e Marítimo chegava ao final num jogo em que o Marítimo até deu sinais de entrar bem na partida, mas por pouco tempo, acabando por perder o foco defensivo depois do segundo golo do Benfica, cometendo a partir daí alguns erros defensivos, permitindo a título de exemplo que Pizzi e Vinicius combinassem de igual modo para dois golos em tudo “idênticos”.

Avançava assim o jogo para o segundo tempo, com Bruno Lage a apostar no jovem Tomás Tavares “made in Seixal” para o lugar de André Almeida. Do lado do Marítimo, que não terá aprendido muito com os primeiros 45 minutos do jogo, prosseguia o fraco posicionamento defensivo.

O Benfica acabou assim por chegar ao quarto golo ao minuto 53', feito assinado pelo ponta de lança Carlos Vinícius que assim garantia ao seu primeiro hat-trick com a camisola das águias. Tudo parecia correr bem ao Benfica quando, cinco minutos depois, ao minuto 58', Gabriel voltou a carregar Marcelinho com um “carrinho” por trás.

Fábio Veríssimo manteve o critério e, sem mais demoras, mostrou o segundo cartão amarelo e o consequente vermelho ao médio brasileiro. Bruno Lage, que por esta altura tinha na linha lateral Raul De Tomaz pronto a entrar no jogo, não evitou alguns protestos em face da expulsão de Gabriel, que saiu directamente para o balneário consciente do erro cometido.

01LM8153

01LM8169

Curiosamente, e ao invés de colocar um médio para procurar equilibrar o meio-campo em face da expulsão de Gabriel, Bruno Lage acabou por manter o plano inicial, chamando ao jogo De Tomás para o lugar de Carlos Vinicius, por esta altura já autor de três dos quatro golos do jogo. A dez minutos do final, com o Marítimo a manter a mesma apatia de quem está já derrotado face ao pesado 4-0 verificado por esta altura, Bruno Lage tira Cervi para a entrada de Jota, com este a tentar o golo com um remate ao minuto 90'+02, permitindo ao guarda-redes Amir uma grande defesa.

Pouco depois Fábio Veríssimo apitava para o final do jogo, após uma segunda parte muito menos mexida comparativamwente com os primeiros 45 minutos, já com ambas as equipas tomadas pelo cansaço. Para a história deste jogo ficava o hat-trick de Vinícius, a nona vitória consecutiva do Benfica em jogos da I Liga e mais uma derrota do Marítimo, onde o técnico José Gomes terá por certo muito trabalho para garantir melhores resultados. O Benfica mantém assim a liderança do campeonato com 33 pontos, caindo o Marítimo para o 16º lugar na tabela da I Liga com apenas 11 pontos.

Ainda sobre este jogo, o acompanhamento ao minuto e todas a imagens do mesmo nos lances mais significativos são conteúdos à distância de um clique aqui...

texto: Diogo Reis
fotos: Luís Moreira Duarte

01LM8007

01LM7872

Pin It