Faleceu este sábado, aos 86 anos, Sir Bobby Charlton, um dos maiores jogadores de futebol da história da Inglaterra cuja morte foi confirmada pelo Manchester United, clube do qual Charlton foi um dos maiores ídolos.

Bobby Charlton nasceu em Ashington, Inglaterra, em 1937, tendo começado a carreira no Newcastle United, vindo a destacar-se no Manchester United, clube pelo qual jogou de 1953 a 1973. Com o United, Charlton conquistou três títulos da Primeira Divisão Inglesa, uma Taça da Inglaterra, uma Taça da Liga Inglesa e uma Taça dos Campeões Europeus.

Charlton foi também um dos destaques da seleção inglesa, com a qual disputou quatro Campeonatos do Mundo. Em 1966, Bobby Charlton foi mesmo um dos heróis da conquista do título mundial pela Inglaterra, tendo marcado os dois golos na final contra a Alemanha Ocidental, jogo que terminou empatado a dois golos e foi decidido nos penáltis.

Bobby Charlton foi um dos primeiros jogadores a tornar-se um ícone global do futebol, tendo ficado conhecido pela sua habilidade, a sua determinação e o seu espírito de equipa. Fora dos relvados, Sir Bobby Charlton foi um dos primeiros jogadores a ter o seu nome envolvido em causas sociais, como a luta contra a pobreza e a fome.

BobbyCharlton02

A morte de Sir Bobby Charlton surge assim como uma perda para o mundo do futebol, tendo provocado desde logo algumas reacções dos mais variados quadrantes, do mundo do futebol e não só. O presidente da FIFA, Gianni Infantino, disse que Bobby Charlton foi "uma lenda do futebol e um embaixador do desporto". Já o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, disse que o lendário jogador inglês foi "um dos maiores jogadores de todos os tempos".

O Manchester United também emitiu uma nota de pesar: "O Manchester United está profundamente triste ao saber da morte de Sir Bobby Charlton, um dos maiores jogadores da história do nosso clube e do futebol inglês. Ele era um homem de grande classe e um verdadeiro ícone do desporto."

Sir Bobby Charlton, jogador que lembrou sempre ao longo da vida a sua amizade com Eusébio, adversário mas amigo, deixou um legado indelével no futebol, devendo ser recordado como um dos maiores jogadores de todos os tempos e um verdadeiro exemplo de inspiração para todos.

BobbyCharlton03

LusoGolo
Pin It