Exames antecipados devido à greve geralO Ministério da Educação e Ciência (MEC) decidiu antecipar para dia 26 de Junho as provas finais de Matemática dos 6º e 9º anos, previstas inicialmente para 27 de Junho, dia de greve geral .

"Tendo em vista o prejuízo que a greve geral marcada para esse dia poderia acarretar, as provas realizar-se-ão no dia 26 de Junho, no mesmo horário em que se realizariam no dia 27", explicou o ministério liderado por Nuno Crato, em comunicado.

Recorde-se que as centrais sindicais CGTP e UGT convocaram uma greve geral para 27 de Junho, data para a qual estava prevista a primeira fase dos exames nacionais de Matemática para os alunos finalistas do 2º e 3º ciclos do ensino básico, ou seja, do 6º e 9º anos, respectivamente.

No comunicado divulgado esta quarta-feira, o MEC refere que a decisão de antecipar a data dos exames é a que “mais protege os alunos, que poderiam ser prejudicados quer pela impossibilidade de chegarem a horas em função dos transportes, quer pela ausência de professores e funcionários”.

O ministério sublinha que “a alteração de um calendário construído de forma extremamente precisa, como é o dos exames nacionais, acarreta sempre inconvenientes”. “No entanto, o MEC tudo fará para que estes sejam minimizados”, assegura a tutela.

No despacho anexo ao comunicado, que oficializa a decisão anunciada, o MEC confirma não só a antecipação dos exames de Matemática do Ensino Básico para o dia 26 de Junho, à mesma hora em que decorreriam no dia 27, mas também a data extra de 2 de Julho para os alunos do 12º ano que não puderam realizar o exame de Português no dia 17 de Junho, em consequência da greve dos professores.

No mesmo despacho, é ainda divulgada a informação de que as pautas com as notas dos exames nacionais de Português do 12º ano efectuados a 17 de Junho e dos que ainda vão ser feitos a 2 de Julho serão afixadas a 12 de Julho.

Pin It