A passagem de testemunho da Cidade Europeia do Vinho já tem data marcada – 21 de Fevereiro. Reguengos de Monsaraz, cidade eleita para 2015, recebe o “título” que até final do ano em curso pertence a Jerez de la Frontera, Espanha.
O presidente da Recevin (Rede Europeia das Cidades do Vinho), Pietro Ladanza, anunciou no dia 24 de Novembro a eleição de Reguengos de Monsaraz, cidade que concorreu com Cantanhede, região da Bairrada, e Melgaço-Monção, região dos vinhos Verdes – Alvarinho.
A gala de dia 21 de Fevereiro abre um ano de iniciativas centradas na temática do vinho.
“Teremos uma grande responsabilidade de fazer uma boa programação durante o ano, pois esta distinção europeia será muito importante para a promoção dos vinhos de Reguengos de Monsaraz e de todo a região, mas também para a divulgação turística do Alentejo”, disse José Calixto, presidente da CM Reguengos de Monsaraz, logo após a decisão da Recevin.
A candidatura de Reguengos de Monsaraz apresentou como pontos mais relevantes a realização de eventos como a Gala anual da Cidade Europeia do Vinho, o Congresso Internacional da Vinha e do Vinho, o Congresso Internacional das Polifonias, o Encontro Europeu de Confrarias Enogastronómicas, Mercado Esporão Slow Food Alentejo, estágio para jovens viticultores europeus com seminários dirigidos por especialistas e visitas a produtores de vinho da região, presença na loja da ANA – Aeroportos de Portugal e ações de promoção nos aeroportos nacionais, participação na Bolsa de Turismo de Lisboa e a instalação do espaço “Vinho com Arte” no Palácio Rojão, para exposição, promoção, venda e provas de vinhos do concelho.
No âmbito da Cidade Europeia do Vinho 2015 vão também ser organizadas observações astronómicas com provas de vinhos, colheita noturna de uvas para a criação de um vinho comemorativo, provas temáticas de vinhos e jantares enogastronómicos, entre outras. Na área da promoção internacional, Reguengos de Monsaraz pretende estar presente na ExpoVinis Brasil, ForumVini Munique, London Wine Fair, Congresso Europeu de Confrarias Enogastronómicas (Bélgica), Assembleia Geral da Retecork (Itália) e no Parlamento Europeu. A autarquia vai ainda colocar nova sinalização turística para os enoturismos e produtores de vinho do concelho.
A RECEVIN conta com o apoio das Associações Nacionais de Cidades do Vinho presentes na maioria dos 9 países membros da Rede (Alemanha, Áustria, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Hungria, Itália e Portugal), que se traduzem na força de 800 cidades de toda a Europa.