lufthansainternetA Lufthansa vai oferecer aos seus passageiros Internet de banda larga a bordo dos voos de pequeno e médio curso. A medida vai ser implementada a partir de 2016 .

O novo serviço da Lufthansa e da Inmarsat, o seu parceiro no campo da tecnologia, baseia-se na tecnologia de satélite por banda larga da Inmarsat, a rede Global Xpress (banda Ka), e oferece cobertura ininterrupta nos voos de pequeno e médio curso. O serviço permitirá aos passageiros usar plenamente a Internet de banda larga nos seus próprios aparelhos, através de uma rede sem fios. Poderão usar, não só serviço simples como o e-mail, mas também aplicações superiores e até streaming. Além disso, os passageiros poderão usar os seus telemóveis para enviar e receber SMS e para transferir dados de acordo com o contrato que têm com os seus operadores. Apenas não é possível realizar chamadas telefónicas.

A Lufthansa Systems irá fornecer a infra-estrutura técnica necessária ao estabelecimento de uma ligação de Internet que funcione bem a bordo e que inclui tarefas como a configuração das operações de rede nos aviões, o principal requisito técnico para uma rede sem fios a bordo, e o fornecimento do software exigido para a operação de um portal de Internet. Além disso, a Lufthansa Systems e a Lufthansa Technik estão a planear uma parceria a longo termo, de modo a poder oferecer a outras companhias aéreas uma moderna plataforma de IT a bordo (BoardConnect) com acesso à Internet de banda larga que pode ser usada para diversos fins.

A marca alemã está igualmente empenhada num programa experimental de voo para uma nova rede híbrida a ser desenvolvida para a Europa. A Rede Europeia de Aviação combina um satélite de banda S da Inmarsat com uma rede complementar LTE em terra, fornecida pela Deutsche Telekom. Esta tecnologia oferece potencial em termos de custos e pode ser adaptada flexivelmente para ao ir encontro dos requisitos de transmissões de banda larga no futuro. A partir de 2017, a Lufthansa irá começar o programa experimental desta nova tecnologia.

Carsten Spohr, Presidente do Conselho de Administração da Deutsche Lufthansa AG, realçou, com satisfação, que a "Lufthansa sempre tem sido pioneira nos serviços de Internet a bordo dos seus aviões. Depois de termos equipado toda a frota intercontinental com o sistema FlyNet®, extremamente popular entre os nossos passageiros, vamos continuar a nossa história de sucesso fornecendo Internet a bordo dos voos de pequeno e médio curso. Vamos ser assim a primeira companhia aérea da Europa a oferecer aos seus passageiros a possibilidade de surfar na Internet com a mesma qualidade e velocidade como em casa".

Desde Dezembro de 2010, a Lufthansa demarcou-se como a primeira companhia aérea a oferecer acesso à Internet de banda larga nos voos intercontinentais, depois de já o ter experimentado em 2003.

Pin It