Com a chegada da Oktoberfest, a famosa Festa da Cerveja de Munique, a companhia aérea alemã Lufthansa prepara-se para assinalar a realização daquele evento com o seu pessoal de voo a usar o traje típico da Baviera em alguns voos a partir de Munique em vez do normal uniforme. Além disso, a Lufthansa vai trazer barris de cerveja para servir a bordo cerveja fresquinha tirada diretamente do barril, naquilo que a companhia classifica como “um mimo especial” para os seus passageiros. Deste modo, e pela primeira vez, a tripulação participou activamente na criação da ementa da Oktoberfest para os passageiros da Business Class, com pratos que deverão combinar perfeitamente com cerveja de barril.

Deste modo, e muito em breve, as tripulações da Lufthansa vão levantar voo no traje típico da Baviera – a tempo da Oktoberfest, a Festa da Cerveja de Munique.  O primeiro voo com a tripulação usando o traje regional irá descolar da capital bávara a 19 de Setembro, com destino a Nova Iorque (Newark), estando agendando o segundo voo para 25 de Setembro, de Munique para Singapura. Por fim, os passageiros que viajem de Munique para Xangai, no dia 6 de Outubro irão ainda poder vivenciar um voo especial mesmo antes do final da Oktoberfest. Paralelamente haverá alguns voos com a tripulação a usar trajes regionais para diversos destinos europeus.

Lufthansa Oktoberfest 02

Empregados da Lufthansa com trajes típicos da Baviera

Os fatos regionais da tripulação de voos de longo curso da Lufthansa foram criados pela especialista em trajes regionais Angermaier, com sede em Munique. O Dirndl, o vestido usado pelas hospedeiras de bordo, surgirá em azul-escuro com um avental cinzento-prateado, devendo os colegas masculinos usar Lederhosen, os famosos calções de camurça, com um colete azul-escuro, feito do mesmo material do Dirndl.

Este é o terceiro ano consecutivo que a Angermaier veste as tripulações para celebrar o maior festival de folclore do mundo, sendo que, tal como nos anos anteriores, haverá igualmente alguns voos com tripulações com trajes regionais entre Munique e alguns destinos europeus. Entre 5 e 7 de Outubro, uma das tripulações da Lufthansa CityLine irá trocar os seus uniformes por fatos regionais, voando para Berlim, Colónia/Bona, Luxemburgo, Pisa, Génova, Amesterdão, Rzeszow, Timisoara e Cagliari.

Mas as referências à Oktoberfest não se ficarão por aqui, isto porque a tradição irá continuar também para os empregados da Lufthansa a trabalhar nos Serviços de Passageiros do Terminal 2, que irão receber os passageiros em trajes típicos durante a Oktoberfest. Em vez do uniforme da Lufthansa, as funcionárias irão usar um Dirndl (vestido típico) e os funcionários Lederhosen (os calções de camurça). Já os funcionários nas First Class Lounges da Lufthansa irão usar trajes regionais em preto e dourado.

Lufthansa Oktoberfest 04

Cerveja de barril a bordo e uma ementa própria para a Oktoberfest

A tradição de servir cerveja de barril a bordo começou nos anos 60 do século passado. Nessa altura, o "Lufthansa Senator Service" servia cerveja diretamente do barril. Este ano, os barris de cerveja voltam para bordo, tendo para tl sido escolhido um barril especial, capaz de aguentar as especificidades da altitude. Neste barril especial, a pressão do dióxido de carbono é regulada por uma válvula que deverá evitar que a pressão fique muito forte a bordo e que a cerveja possa ser servida a uma altitude de 10.000 metros.

Para acompanhar a cerveja fresca do barril, irá ser servida aos passageiros da Business Class uma ementa especial com pratos típicos da Oktoberfest, ementa criada por assistentes de bordo da Lufthansa em cooperação com os peritos da LSG Sky Chefs. As ideias e as experiências da tripulação de anos anteriores foram tidas em consideração na criação da ementa, incluindo a seleção deste ano tártaro de boi, seguido de truta do Ártico com molho de Riesling e creme bávaro com pesto de pistácios.

Em Setembro e Outubro, os passageiros da Lufthansa em Business Class poderão deliciar-se com a ementa da Oktoberfest em todos os voos intercontinentais.

Lufthansa Oktoberfest 01

Oktoberfest nas lounges  da Lufthansa

Ainda visando celebrar a Oktoberfest, as lounges da Lufthansa de Munique estão prontas para receber o evento, a exemplo do que aconteceu no ano passado quando mais de 4.000 quilos de “Leberkäse”, mais de 38.000 “Bretzels” e aproximadamente 750 quilos de salsichas brancas, irão ser consumidas nas doze lounges localizadas no Terminal 2 e no edifício satélite.

A ementa da Oktoberfest nos restaurantes das First Class Lounges da Lufthansa, que estarão decoradas a rigor, começará por uma sopa da Festa da Cerveja, seguida por pato à moda rústica. Para sobremesa, haverá almôndegas de ameixa e alperce com espuma de baunilha. Já nas lounges Senator e Business, os passageiros poderão deliciar-se com sopa “Andechser” ou cogumelos com natas e almôndegas de batata. E, claro, todas as lounges irão servir cerveja do barril durante a Oktoberfest.

Caixa da Oktoberfest para os passageiros 

Os passageiros que aterrem no Terminal 2 de Munique durante o primeiro fim-de-semana da Oktoberfest irão receber, gratuitamente, uma caixa especial Oktoberfest, com tudo o que necessita para a festa – uma fita para a caneca, bebidas de vitamina, “Bretzels” salgados e gomas de fruta em forma de uma caneca de cerveja.

Uma nota final para uma memória permitida pelo arquivo histórico da Lufthansa, que nos dá conta de como era a First Class nos anos 60 do século passado. Na imagem, uma hospedeira tira uma cerveja Pils bem fresquinha na secção "Lufthansa Senator Service" a bordo de um Boeing 707, isto quando a Lufthansa, pensando especialmente a nos seus clientes americanos, propunha cerveja alemã de barril, Bretzels bávaros e presunto. Paralelamente era servido um Schnapps, uma aguardente muito forte.

©LusoTurismo c/J.R.

Lufthansa Oktoberfest 05

Pin It