×

Mensagem

Failed loading XML...

As canções da Sérvia, Moldávia, Hungria, Ucrânia, Suécia, Austrália, Noruega, Dinamarca, Eslovénia e Holanda foram as mais votadas na segunda semifinal do Festival Eurovisão da Canção, evento realizado esta quinta-feira no Altice Arena, em Lisboa. Depois da primeira meia-final ter permitido encontrar as primeiras dez finalistas, que se juntaram assim às canções dos “Big Five”, os países automaticamente apurados, e ainda a Portugal, igualmente pré-apurado por ter vencido na última edição, foi agora possível encontrar os 10 finalistas que havia ainda a apurar, entre 18 canções que passaram esta noite pelo palco do Altice Arena.

Das 18 canções que estiveram agora em competição, ficaram afastadas da final de sábado as músicas da Roménia, São Marino, Rússia, Geórgia, Polónia, Malta, Letónia e Montenegro. A pontuação foi decidida por televoto (com um peso de 50%) e por júris nacionais (outros 50%), sendo que todos os júris dos países que competiram na semifinal votaram, bem como os júris de Alemanha, França e Itália, países automaticamente qualificados para a final e cujas canções foram hoje apresentadas.

Desta meia-final ficam algumas curiosidades como o facto da Suécia estar a celebrar a sua 60ª participação no Festival Eurovisão da Canção, onde se arrisca agora a levar para casa o troféu pela sétima vez, igualando o recorde da Irlanda. A Hungria, que já concorreu 15 vezes, tenta ganhar pela primeira vez o concurso. Jessica Mauboy, a concorrente da Austrália, é a quarta pessoa a representar o país na competição e em 2014 já tinha actuado num intervalo da 2ª semifinal com a música “Sea of Flags”.

Na conferência de imprensa após o espetáculo, os 10 finalistas ficaram a saber em que parte da Grande Final irão atuar. Na primeira parte estarão a concurso Sérvia, Ucrânia, Noruega e Eslovénia e na segunda parte poderemos ver as atuações de Moldávia, Hungria, Suécia, Austrália, Dinamarca e Países Baixos.

Dos 43 países que participam este ano no concurso musical, 26 deles competem agora por uma vitória na Grande Final, a 12 de Maio, em Lisboa.

©LusoCultura

Pin It