VirginaWoolfEstá de volta aos palcos a peça de teatro “Quem tem medo de Virginia Woolf”, com exibição marcada para o Teatro da Trindade, de 12 de Abril a 11 de Junho , de quarta a sábado pelas 21 horas e aos domingos pelas 16h30.

A partir de um texto publicado em 1962, de Edward Albee, “Quem tem medo de Virginia Woolf” move-se entre a realidade e a ilusão de um casal de meia-idade refém numa relação amargurada. O texto, adaptado ao grande ecrã pelo realizador Mike Nichols, em 1966, com os inesquecíveis Elizabeth Taylor e Richard Burton, será agora interpretado por Alexandra Lencastre e Diogo Infante nos papéis de Martha e George, para uma encenação a cargo de João Perry, com o casal a discutir a vida entre copos de whisky no palco do Teatro da Trindade.

Após uma festa, George e Martha regressam ao lar, pela madrugada vindos de uma festa da universidade onde George leciona e onde o pai de Martha é diretor. Após conhecerem um casal na festa convidam-nos a irem a sua casa. À chegada dos convidados George e Martha discutem, causando algum desconforto no casal, mas a noite vai avançando e o álcool começa a fazer efeito, iniciando-se assim um duelo psicológico com consequências nos convidados.

A peça expõe-nos os medos, os fantasmas de cada um, a insatisfação, a humilhação e toda a fragilidade do ser humano. Edward Albee afirmava que todas as suas peças eram sobre “pessoas que perdem o barco, que acabam as suas vidas com arrependimento pelas coisas que não fizeram, em comparação com as que fizeram… que passam a maior parte das suas vidas como se fossem morrer”. Esta peça, em particular, debruça-se sobre as fantasias com que tentamos justificar e dar sentido às nossas vidas levando-nos à aptidão de conseguir deixar cair as máscaras de proteção que nos protegem e a capacidade de nos reconstruimos dos nossos próprios fragmentos.

De 12 de Abril a 11 de Junho, a proposta é conhecer “Quem tem medo de Virgina Woolf”.

Ana Cristina Augusto

Pin It