BalletFlamenco000Em noite de mentiras por força do calendário, que marcava o dia 1 de Abril, Sintra recebeu no Centro Cultural Olga Cadaval o Ballet Flamenco de Madrid para um excelente serão marcado pelos ritmos e sons do país vizinho. Em palco, a companhia da capital espanhola dançou, cantou e deslumbrou, recebendo justos aplausos do público que assistiu a este delicioso espetáculo permitido na noite da sempre sedutora e romântica Sintra.

Perante uma casa quase cheia onde esteve também o canal de Cultura do portal LusoNoticias, o Ballet Flamenco de Madrid assinou uma excelente prestação naquela noite de 1 de Abril, no arranque de mais uma série de actuações deste grupo em palcos portugueses. Fora do Centro Cultural Olga Cadaval a noite era quase Verão, amena e agradável, quase tão agradável quanto a que se viveu dentro da sala em que músicos, cantores e bailarinos do país vizinho permitiram um delicioso espectáculo. O público, entusiasmado, sentiu e aplaudiu o calor, o ritmo, a sensualidade e o profissionalismo do Ballet Flamenco de Madrid, companhia já com créditos firmados entre nós. 

Sara Lezana, a coreógrafa do espectáculo, recupera os "palos" flamencos e mantém viva a essência do flamenco ortodoxo — "Flamenco Felling" —, que tem como fio condutor de todo o espetáculo a poesia de José Marti. Depois, há a salientar também a perfeita, genuína e excelente interpretação musical de quatro músicos e seis bailarinos, com todos juntos a permitirem um resultado final de qualidade a que, aliás, já estamos habituados depois de outras actuações igualmente brilhantes no passado junto do público português.

BalletFlamenco001BalletFlamenco002BalletFlamenco004BalletFlamenco006

Criado em 2001, o Ballet Flamenco de Madrid nasceu como companhia independente de teatro, transformando-se em associação cultural sem fins lucrativos em 2009. O trabalho é vocacionado para a recuperação e atualização da escola de dança espanhola, a dança bolera e o flamenco, tendo criado, entre outros, espetáculos como " El Amor Brujo", "Antologia de La Danza Espanhola y Flamenco", "Carmen", e "Carmina Burana".

Agora, com "Flamenco Feeling", a proposta é de um espetáculo onde a poesia de José Marti, a dança e o canto, nos levam em uma viagem pela geografia do Flamenco. Aos sons da guitarra e do "cajon", à voz e às palmas características deste baile juntou-se em palco a flauta de bisel, trazendo a todos novas sonoridades  sem alterar a essência do flamenco.

BalletFlamenco005BalletFlamenco007BalletFlamenco008BalletFlamenco009

Nesta sua digressão por oito cidades portuguesas o Ballet Flamenco de Madrid proporcionou uma imagem perfeita da dança, em plena sintonia e harmonia com a música, a que juntou os excelentes efeitos visuais e coloridos do seu guarda roupa.

Como resultado final, pudemos assim seguir um espetáculo cultural, intimista, e sempre aplaudido com muito entusiasmo, com alguns "Olés" e "Bravo" a destacarem-se a partir de uma plateia preenchida por um público entusiasmado que nunca discutiu aplausos, acompanhados aqui e ali por aqueles gritos rebeldes e de liberdade que encerram toda a magia do Flamenco.

Para uma arte de força, de sensualidade, de ritmo, de garra e de poesia, também nós sublinhamos como se impõe: Olá, Bravo!

reportagem: Célia Lavareda e Glória Resende (fotos)

BalletFlamenco010BalletFlamenco011BalletFlamenco013BalletFlamenco014BalletFlamenco015BalletFlamenco016BalletFlamenco017BalletFlamenco018BalletFlamenco019BalletFlamenco020BalletFlamenco021

Pin It