Mercedes-BenzA Mercedes-Benz e a sul-coreana LG vão apresentar no próximo mês de Janeiro uma nova linha de veículos autónomos desenvolvidos em parceria entre as duas entidades , a revelar durante a CES, o certame para o consumidor de produtos de electrónica e tecnologia que se realiza anualmente em Las Vegas, nos Estados Unidos da América, em 2015 agendada para decorrer entre os dias 6 e 9 de Janeiro. Os novos modelos automóveis a revelar neste evento, pretenderão ser totalmente seguros para os seus passageiros mas também para quem estiver ao redor.

Para já, ainda há quase duas semanas da realização da CES'2015, sabe-se que LG possui participação em diversos aspectos dos veículos, tendo disponibilizado as câmeras responsáveis por monitorizar todo o ambiente externo. De acordo com informação adiantada pela própria gigante tecnológica asiática, aqueles modelos automóvels irão conseguir seguir linhas prédefinidas em pista, controlar os faróis, verificar a distância para os objetos ao redor e até mesmo travar perante um obstáculo inesperado.

Nesta linha de novos veículos autónomos, a LG será igualmente responsável pela produção dos sensores biométricos que servirão para monitorizar os olhos do motorista, para que seja possível avaliar o cansaço deste e possíveis distracções a que estiver sujeito, situações que serão analisadas pelo veículo para que um alerta seja dado em caso de perigo.

Estes planos da Mercedes-Benz e da LG não apontam no entanto para a produção de veículos totalmente autónomos, como aquele em que a Google tem vindo a trabalhar nos últimos anos e pretende disponibilizar para venda em breve, mas apenas modelos mais inteligentes do que veículos normais, que serão capaz de tomar determinadas decisões para facilitar a vida do condutor e tornar as viagens mais seguras.

Desconhece-se para já mais detalhes sobre qual será a série de veículos que ganhará uma versão mais inteligente, o que permite uma ampla gama de opções tendo em conta que a Mercedes-Benz fabrica praticamente todo o tipo de automóveis.

Pin It