Porque cada indivíduo pode permitir uma resposta específica a um determinado medicamento, a importância do MyPharmaGenes, um teste farmacogenético inovador e único na Europa capaz de fornecer informação útil sobre a resposta do organismo a diversos medicamentos torna-se facilmente perceptível por todos, desde técnicos de saúde a simples pacientes que facilmente vêm neste teste uma peça fundamental para a implementação de uma medicina personalizada.

Este teste, disponibilizado na Europa pelo Grupo Germano Sousa em parceria com a HeartGenetics,  funciona com base em informações genéticas, permite prescrever dosagens mais adequadas de medicamentos, avaliar a resposta do paciente ao tratamento e evitar reações adversas, sendo por isso uma peça fundamental para a implementação de uma medicina personalizada.

Com uma capacidade relevante em cinco áreas terapêuticas – Psiquiatria, Gestão da Dor, Oncologia, Diabetes e Cardiovascular –, este teste permite verificar a capacidade de resposta a medicamentos cuja variabilidade constitui uma grande preocupação de saúde pública. Afinal, mais de 90% dos medicamentos não são eficazes em mais de 50% dos pacientes e as variantes genéticas que afetam a absorção, distribuição, metabolismo, excreção e toxicidade dos medicamentos explicam cerca de 20 a 30% da variabilidade na resposta aos medicamentos entre indivíduos.

germano de sousa mpg2

A investigação em torno do genoma humano tem vindo a possibilitar uma prática clínica mais centrada no doente, incluindo a tomada de decisões com base na informação genética e molecular. A abordagem Farmacogenética é assim fundamental e o teste MyPharmaGenes surge como uma peça fundamental para a implementação de uma medicina personalizada.

O teste MyPharmaGenes PGx utiliza a tecnologia iPLEX MassArray que garante 99% de precisão e sensibilidade e analisa variantes genéticas associadas ao metabolismo e resposta a determinados medicamentos, cientificamente validados e com utilidade clínica comprovada. Avalia mais de 100 fármacos, 32 genes e 88 variantes genéticas e CNVs do CYP2D6 e estruturas híbridas, que são de grande importância para a definição correta de um fenótipo de paciente.

Como ferramenta de apoio à decisão clínica na identificação do fármaco mais seguro e efetivo, permite prescrever dosagens mais adequadas de medicamentos, avaliar a resposta do paciente ao tratamento e evitar recções adversas a medicamentos. Foi desenvolvido para apoiar pacientes que estejam a iniciar terapêuticas, que não se encontrem a atingir os objetivos terapêuticos e/ou que experienciem efeitos adversos moderados a graves com a terapêutica atual e para qualquer indivíduo que procure informação acerca da sua predisposição genética na resposta a fármacos.

germano de sousa mpg3

Na região da Grande Lisboa, o teste pode ser realizado na Sede e Laboratório Central do Grupo Germano de Sousa (Pólo Tecnológico de Lisboa), enquanto na zona Norte está disponível no Laboratório do Porto do Grupo Germano de Sousa (Trindade - Edifício Domus). O teste é suportado por uma WebApp interativa onde os pacientes podem gerir o seu próprio portfólio de medicamentos, registar medicamentos que provocaram efeitos adversos e obter informação sobre medicamentos que podem ou não ser recomendados com base na sua informação genética conhecida.

O Grupo Germano de Sousa procura assim reforçar o acompanhamento contínuo dos desafios e evolução da Medicina a nível Mundial, em que as abordagens genéticas e genómicas estão a desempenhar um papel cada vez mais importante, fazendo-o através da colocação desse conhecimento à disposição dos médicos e dos seus doentes.

LusoNotícias 

Pin It