A última vez que “olhei pela janela” aqui nestas crónicas escrevi no passado dia 28 de Março a propósito do respeito, ou da falta dele, manifestada por tantos e tantos portugueses que entupiram os acessos à ponte 25 de Abril porque muitos dos que o fizeram queriam viajar para as terras quentes do Algarve em busca do fim-de-semana ou de dias mais quentes.

Agora, olhando para o país pela janela permitida por todos os canais televisivos que passaram hoje as palavras de Marcelo Rebelo de Sousa com este a manter Portugal em Estado de Emergência, olho para mais um grupo de indíviduos que se acham os maiores e que resolvem voltar a avançar não para a ponte 25 de Abril, mas para o 25 de Abril propriamente dito, agendando uma festança paga por todos nós para 300 pessoas. E não me parece que se vá fazer uma operação stop a identificar quem se aproximar de São Bento pela Basílica da Estrela ou desde o Largo do Rato...

Mas então deixem-me ver se eu percebo...
- O Estado de Emergência foi prolongado esta quinta-feira até ao próximo dia 02 de Maio!
- As famílias não se puderam reunir na Páscoa pela necessidade de mantermos o combate à pandemia!
- Os mais idosos vão ter que continuar sozinhos, longe dos seus filhos e dos seus netos, pela necessidade de mantermos o combate à pandemia!
- Se falecer um amigo não poderemos estar presentes nas suas cerimónias fúnebres por uma questão de necessidade de confinamento e distanciamento social!
- Os eventos sociais e culturais que muitos de nós gostamos de acompanhar simplesmente continuam cancelados sem poderem acontecer e uma vez mais pela questão de necessidade de confinamento e distanciamento social! 
- Inúmeros pequenos negócios e actividades económicas continuarão fechados pela mesma necessidade de confinamento e distanciamento social!
- O combate à pandemia carece do esforço de todos pelo bem comum e por isso temos que manter o confinamento e o distanciamento social pelo menos por mais quinze dias, recordo, até ao próximo dia 02 de Maio...

Estou de acordo com tudo isto se assim for e se de facto for para o bem comum, mas nesse caso pergunto...

Porque raio é que na Assembleia da República, na casa da Democracia, no local onde estão aqueles que foram eleitos por todos nós porque todos votámos, seja os que foram de facto votar como também aqueles que permitiram que os deputados eleitos o tenham sido por omissão de presença nas urnas... porque raio é que naquele local se prepara uma celebração do 25 de Abril com convidados e tudo para um total de 300 pessoas!?

Porque raio é que já se pedem comemorações para o dia 1 de Maio quando o estado de emergência foi hoje remarcado até ao dia 2 de Maio!?

Aliás, se a Assembleia da República só pode funcionar neste período com um terço do número de deputados, porque raio nunca foram colocados os deputados “excedentários” em lay-off!? Não seria algum dinheiro que todos nós pouparíamos já que são os dinheiros públicos que pagam aqueles ordenados!?

Ah... e tal... as celebrações do 25 de Abril com cerca de 300 pessoas quando a lei impede aglomerações com mais de cinco pessoas vão acontecer porque o senhor Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, diz que há uma maioria de deputados que quer celebrar o 25 de Abril... mas isso é argumento!?

Então se agora a maioria dos cidadãos de Ovar quiser sair de Ovar poderão fazê-lo!?

E se a maioria dos adeptos de um qualquer clube de futebol quiser encher o estádio desse clube para ali assistir a uma peladinha dos seus craques poderão fazê-lo!?

E não me venham dizer que é Abril e estão em causa questões políticas, não me venham dizer que será o Dia da Liberdade, ou mais tarde o 1 de Maio, porque são datas importantes sem dúvida, mas dentro de uma sociedade em que todos devemos ser responsáveis e defender o bem comum, mas fazendo-o sabendo que a liberdade individual começa onde termina a liberdade do outro.

A Democracia deve ser um bem comum e a liberdade de Abril deve antes de mais significar responsabilidade para a liberdade comum. Se o bem comum depende de todos, então todos devemos ter que cumprir as normas e as medidas de contenção do vírus da Covid-19, mas parece que uns têm mais direitos do que outros, e estes últimos terão mais obrigações do que os primeiros.

Vai ficar tudo bem, tenho esperança que sim, mas não me venham dizer que estamos todos juntos porque isso é uma enorme hipocrisia! É que quem pode pode... quem não pode cumpre!

Jorge Reis

JorgeReis

#umdiadecadavez #cronicasajanela #umpequenosusto #amoavida #saudadedascoisassimples

Pin It