cartoon.dp2No dia em que, por França, o Charlie Hebdo saiu para as bancas pela primeira vez após o atentado, em Portugal, um jornal local, de Estremoz, dá nota de um atropelo ao direito de informar e ser informado. Recorrendo à ilustração, o jornal E diz que foi impedido pelo autarca Luís Mourinha de fazer a cobertura de uma reunião ordinária da Câmara Municipal.

“O presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Luís Mourinha, abriu os trabalhos da reunião da Câmara Municipal, do passado dia 7 de janeiro, proibindo os colaboradores do jornal E de fazer a cobertura informativa daquela sessão camarária”, pode ler-se na edição que o quinzenário colocou hoje nas bancas.

O presidente da câmara, segundo o jornal E, considera que a recolha de som ou imagem só com a autorização. E quem autoriza? Naturalmente que o autarca considera que só ele pode autorizar. Este é, em síntese, o conteúdo que resulta de uma sessão em que o Poder Local Democrático foi desvirtuado pelo desmando autoritário.

Sendo a liberdade de informação um direito fundamental e elemento imprescindível para a fruição da liberdade de expressão, acresce que é também essencial para garantir a transparência e fiscalização dos poderes públicos e a salvaguarda dos direitos fundamentais numa sociedade que se pretende democrática.

Em Estremoz, cidade que até goza do privilégio de ter dois jornais, o Brados do Alentejo e o jornal E, o autarca vê o concelho e certamente o Mundo de outro modo. Considera-se autoridade e capacitado de poderes para definir o que pode e o que não pode ser feito. Claro está que os jornalistas se colocaram a jeito – um tinha um gravador, o outro uma máquina fotográfica, mas para exercer a sua profissão faltava-lhes, afinal, o essencial, a autorização do senhor presidente.

Cenas destas demonstram que a prepotência não tem limites e que, com ou sem turbante a cobrir-lhes a cabeça, anda por aí muito fundamentalista à solta. E a sorte dos jornalistas é que, contrariamente aos jihadistas, o ridículo não mata…

Ilustração: David Prazeres | Jornal E

CarlosTrigo

Carlos Trigo 

Pin It