RepublicaCartaz

Portugal assinala esta quinta-feira, 5 de Outubro, feriado nacional, a implantação da República Portuguesa em 1910, quando foi posto fim à monarquia e a partir do qual se estabeleceu uma forma de governo republicana. Este evento é celebrado anualmente como o "Dia da Implantação da República" ou simplesmente o "5 de Outubro", um feriado nacional que curiosamente durante algum tempo deixou de o ser, mas que voltou a integrar o calendários de feriados em Portugal.

A Revolução que levou à implantação da República Portuguesa ocorreu em 5 de Outubro de 1910, liderada por militares e civis republicanos que se opuseram ao regime monárquico. Como resultado, o rei D. Manuel II foi deposto e Portugal tornou-se uma república. Como mudanças decorrentes deste caminho para a república há que apontar a abolição da Monarquia, que havia perdurado por séculos em Portugal. Ao mesmo tempo, a República implementou uma série de reformas, incluindo a separação da Igreja do Estado e a secularização da sociedade portuguesa.

As mudanças, porém, não se ficaram por aqui, isto porque houve reformas políticas significativas, incluindo a promulgação de uma nova Constituição em 1911, que estabeleceu um sistema parlamentar democrático. A República também promoveu a educação e a cultura, com ênfase na educação pública e na alfabetização da população.

A data de 5 de outubro é celebrada em Portugal com eventos cívicos, desfiles, discursos e atividades culturais que relembram a Revolução Republicana e celebram os valores democráticos da República, sendo feriado nacional em Portugal. Além disso, o 5 de outubro surge como uma oportunidade para os portugueses refletirem sobre a história do país, os valores republicanos e a importância da democracia em Portugal.

Pin It