GuterresTomaPosseO antigo primeiro ministro português e ex-Alto Comissãrio da ONU para os Refugiados, António Guterres, tomou posse esta segunda-feira como novo secretário-geral das Nações Unidas , devendo suceder a Ban Ki-moon já a partir do primeiro dia de Janeiro de 2017.

"Eu, António Guterres, juro solenemente exercer com toda a lealdade, discrição e consciência as funções que me são confiadas como secretário-geral das Nações Unidas", prometeuo novo homem forte da ONU falando em inglês perante o plenário da Assembleia Geral da ONU. Numa cerimónia rápida, Guterres deixou ainda o compromisso de não aceitar instruções de nenhum governo ou outra autoridade no exercício de suas responsabilidades.

Recorde-se que António Guterres foi eleito no passado mês de Outubro pelos 193 Estados-membros para dirigir a organização, que até aqui foi conduzida pelo sul-coreano Ban Ki-moon. A propósito da tomada de posse hoje verificada, o dirigente proveniente da Coreia do Sul mostrou-se convicto de que Guterres "navegará com sucesso" os muitos desafios do cargo e levará a organização a novas conquistas.

Pin It