O Portal da Queixa passou a ter uma nova liderança em outubro. Sónia Lage Lourenço é a nova CEO da maior rede social de consumidores do país e será a responsável pela operação Consumers Trust em Portugal. A nova presidente executiva, que até aqui liderava a plataforma como COO, assume agora o “comando geral” de um projeto pioneiro em Portugal e que já se internacionalizou para Espanha, França e África do Sul, através da Consumers Trust S.A, empresa tecnológica que ajudou a fundar.

Pedro Lourenço, deixa o lugar de CEO do Portal da Queixa para assumir o cargo de Global CEO da Consumers Trust e liderar toda a operação internacional da marca. Fica assim na posição de CEO do Portal da Queixa em Portugal Sónia Lage Lourenço, ela que assume a liderança da maior rede social de consumidores do país, uma ascensão que resulta do reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo de cinco anos à frente da direção de operações, enquanto COO (Chief Operating Officer) do Portal da Queixa, um projeto que acompanha desde a sua génese, em 2009.

“Faço parte deste projeto desde a sua génese, contudo, apenas em 2016 integrei a administração da empresa com a missão de aproximar as marcas dos consumidores. Passados 5 anos, é com grande orgulho e humildade que reconheço o dever de missão cumprida. Hoje, as marcas de grande dimensão que são centradas no cliente, utilizam o Portal da Queixa como o meio para comunicarem a sua boa reputação ao universo de consumidores, de forma totalmente isenta e transparente. No entanto, com a internacionalização da Consumers Trust, é fundamental garantir a continuidade do crescimento do negócio, assente no principal caso de sucesso – o Portal da Queixa. Por conseguinte, é com enorme otimismo e motivação, que assumo a liderança do Portal da Queixa.”, afirma Sónia Lage Lourenço, CEO do Portal da Queixa e founder da Consumers Trust. 

A passagem de testemunho é feita por Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa, que assume agora a missão de conduzir a operação internacional da rede global Consumers Trust, empresa tecnológica onde o Portal da Queixa está inserido, bem como o Libro de Quejas (Espanha), o Réclame ICI (França) e o Complaints Book (África do Sul). Sónia Lage Lourenço considerou que seria importante marcar esta nova etapa do Portal da Queixa com o reconhecimento do empenho e dedicação dos elementos da equipa. Assim, a nova liderança feminina decidiu implementar um novo modelo de trabalho, a pensar na equipa, nas pessoas.

Novas medidas laborais

As alterações passam pela adoção de um modelo híbrido de trabalho; pela flexibilidade de horários (eliminação do horário fixo laboral) e pela redução da carga horária semanal com a instituição da tarde livre à sexta-feira. 

No plano dos benefícios e compensações, toda a equipa passa a usufruir da plataforma Coverflex, onde é atribuído um valor monetário e disponibilizados benefícios aos colaboradores, incluindo seguros, subsídio de refeição e descontos exclusivos, de uma forma personalizada e flexível. Reconhecendo os custos inerentes ao trabalho remoto, uma das novas medidas contempla a criação de um subsídio de custos de eletricidade e internet. 

No âmbito da produtividade, está prevista também uma revisão salarial e de carreira a cada 6 meses e ainda a atribuição de prémios de produtividade. 

Preservar a cultura interna da empresa - identidade, missão e valores -, é um dos principais objetivos da nova liderança: “Mantermo-nos como segunda família dos nossos colaboradores é essencial para nós, pois tenho como lema uma frase muito comum, no entanto, representa na íntegra tudo que acredito enquanto líder: "A união faz força", por isso, quando trabalhamos em equipa, coisas incríveis acontecem. Muda a liderança, mas o nosso ADN e essência mantêm-se intactos”, sublinha a nova CEO.

Prémio Marca Recomendada

Segundo revela Sónia Lage Lourenço, estão em marcha outras alterações estratégicas: “Ainda este ano, iremos premiar as marcas com um troféu de ‘Marca Recomendada’. Estamos cientes de que o ano está a terminar, no entanto, passados dois anos tão difíceis enquanto plataforma que une marcas e consumidores, não poderíamos ficar indiferentes às marcas que, mesmo em tempos de dificuldade e adaptação, não perderam o foco nos seus clientes. Por isso, iremos entregar um troféu às marcas que demonstraram uma maior consistência na satisfação com os clientes. No próximo ano, iremos evoluir o prémio de Marca Recomendada, para uma distinção anual”.

O Portal da Queixa é a maior rede social de consumidores do país e conta já com mais de um milhão de utilizadores registados e mais de dez mil marcas e entidades públicas aderentes. Surgiu, em 2009, como um projeto independente, inovador e pioneiro em Portugal, que veio mudar o paradigma das reclamações e promover a literacia digital na sociedade de consumo. Hoje, é considerado pelas marcas e pelos consumidores como um facilitador para a resolução de problemas, tendo como assinatura: “Do Problema à Solução!”

 

Pin It