Faleceu na noite deste sábado, pelas 20h10, na cidade de Lisboa, o actor e argumentista português Camilo de Oliveira, nome sobejamente conhecido dos palcos mas também do pequeno ecrã .
À beira de completar 92 anos, o que aconteceria no próximo dia 11 de Agosto, Camilo Venâncio de Oliveira, nascido na Figueira da Foz em 1924, encontrava-se internado na unidade de cuidados paliativos do Hospital Egas Moniz, na capital lusa, onde procurava combater dois cancros, na próstata e nos intestinos.
Nome incontornável do teatro, da televisão e principalmente do próprio humor em Portugal, Camilo de Oliveira foi protagonista de várias séries cómicas sob o seu próprio nome, como “Camilo & Filho, Lda”, “As Aventuras do Camilo”, “Camilo na Prisão”, “A Loja do Camilo”, “Camilo, o Pendura”, "Camilo em Sarilhos" e “Camilo, o Presidente”, entre 1995 e 2010.
Além dessas, Camilo marcou presença ainda em dezenas de peças de teatro, algumas peças cinematográficas e outras séries televisivas, nomeadamente para a “SIC” e “RTP”.
De acordo uma fonte familiar citada pela agência Lusa, Camilo de Oliveira deverá ser homenageado em cerimónia fúnebre esta terça-feira na Basílica da Estrela, em Lisboa, sendo o funeral na quarta-feira.
texto: Gonçalo Santos