Por ocasião do Quinto Aniversário da Cápsula do Tempo Guarda 2050, uma iniciativa do Clube Escape Livre que a LusoSaber tem acompanhado desde a primeira hora, Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro de Portugal, será o orador da conferência “Portugal Inteiro, o combate ao Interior”, uma iniciativa que assinala o aniversário a celebrar no dia 1 de Julho, altura em que será acrescentado um marco especial em redor da Cápsula do Tempo Guarda 2050: numa alusão ao Tempo e colocado ao serviço de todos os visitantes, surgirá um novo monumento a ser colocado na Encosta do Tempo, junto à Torre de Menagem da “cidade mais alta”.

Este ano, o programa de celebração do quinto aniversário desta iniciativa irá decorrer no período da manhã de domingo, dia 1, pelas 10h30, e tem como pontos-chave o cinzelar da laje com o ano 2018 no Passeio do Tempo por Rui Isidro, director da Rádio Altitude, que celebra 65 anos de emissões a partir da Guarda. Segue-se a plantação de uma árvore e a inauguração do novo monumento, um relógio solar em aço e granito da autoria de António Saraiva, instalado na Encosta do Tempo com o apoio da Roamer, reputada marca suíça de relógios manufacturados.

As comemorações prosseguem no Auditório do Instituto Politécnico da Guarda, na Rua Soeiro Viegas, pelas 11h15, espaço que é novamente palco da conferência que pretende assinalar o aniversário da Cápsula e impulsionar a troca de ideias sobre a região da Guarda. Pedro Machado irá falar de um Portugal mobilizado para o Interior, devendo o Clube Escape Livre apresentar neste evento mais uma chávena de colecção alusiva à Cápsula, com isso rematando este programa aberto ao público.

Para Luis Celínio, presidente do Clube Escape Livre, foi sentida a necessidade de juntar uma “mais-valia” a esta iniciativa: “Em 2018 queremos adicionar uma mais-valia ao aniversário do projecto e à cidade da Guarda. Acreditamos que a colocação de uma escultura que é simultaneamente um monumento e uma alusão ao Tempo – já que é disso que trata também a Cápsula – só vem enriquecer o espaço nobre que é a Encosta do Tempo, não apenas como novo atractivo para os que visitam o ponto mais alto da Guarda, como para o embelezamento daquele local.”

A propósito da Cápsula do Tempo Guarda 2050 haverá que recordar que se tratou de uma das acções que assinalou os 40 anos do Programa Escape Livre, o mais antigo programa de rádio sobre o mundo automóvel em Portugal, em emisão na Rádio Altitude. A cápsula foi enterrada no dia 1 de Julho de 2013, junto à Torre de Menagem, e preserva os testemunhos sobre o presente e o futuro da Guarda e da região, fotos e objectos de 40 personalidades de diversas áreas profissionais, devendo a sua abertura acontecer a 1 de Julho de 2050. Até lá, o Clube Escape Livre cumpre o objectivo de assinalar cada aniversário com diversas iniciativas que promovam o debate e divulguem a região.

São actuais parceiros no projecto o Clube Escape Livre, o Instituto Politécnico da Guarda, a Rádio Altitude, a Transportes Bernardo Marques, a Spal, a Roamer, e institucionalmente, a Câmara Municipal da Guarda e a Freguesia da Guarda.

©LusoNotícias

CEL CapsulaTempo 002

Pin It