Internado no Hospital de Santa Cruz desde o passado dia 27 de Agosto devido a problemas respiratórios, faleceu esta sexta-feira aos 81 anos o antigo Presidente da República Jorge Sampaio. Estadista, Jorge Sampaio foi Presidente da República durante dois mandatos, entre 1996 e 2006. Antes tinha chegado à liderança do Partido Socialista em 1989, vindo a ser eleito nesse mesmo ano presidente da Câmara Municipal de Lisboa, cargo para que foi reeleito posteriormente em 1993.

Agora, aos 81 anos e depois de ter sido transferido para o Hospital de Santa Cruz a partir do Hospital de Faro, no Algarve, onde se encontrava a gozar um período de férias e onde sentiu os problemas respiratórios que levaram ao seu internamento, já em Lisboa, na unidade hospitalar onde era seguido por via do seu historial de doente cardíaco, não conseguiu recuperar vindo a falecer a poucos dias de completar os 82 anos.

Já depois da sua passagem pela Presidência da República, Jorge Fernando Branco de Sampaio foi nomeado em 2006 pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas enviado especial para a Luta contra a Tuberculose e entre 2007 e 2013 foi alto representante da ONU para a Aliança das Civilizações. Actualmente presidia à Plataforma Global para os Estudantes Sírios, fundada por si em 2013 com o objetivo de contribuir para dar resposta à emergência académica criado na sequência do conflito na Síria.

Homem de esquerda e advogado de formação, defendeu casos célebres, como a defesa dos réus do assalto ao Quartel de Beja. Já depois do 25 de Abril militou em partidos políticos de esquera, nomeadamente o Movimento de Esquerda Socialista (MES), vindo a juntar-se ao Partido Socialista então liderado por Mário Soares em 1978, chegando a secretário-geral do PS no período entre 1989 e 1992.

Pin It