Com o propósito inicial de dar dois concertos em Portugal, Roberto Carlos regressou a terras lusitanas com um programa que rapidamente ganhou datas extras, acabando por se fixar em quatro actuações junto do público português, nomeadamente a 17 e 18 do corrente mês de Maio no Altice Arena, em Lisboa, e 25 e 26 de Maio no Pavilhão Multiusos de Gondomar. Transportando na bagagem quase seis décadas de carreira e mais de 125 milhões de discos vendidos, o "Rei", como é apelidado, é autor de inúmeros êxitos como “Detalhes”, “As Baleias” ou “O Calhambeque”, entre muitos outros temas que pudemos ouvir no primeiro concerto em Lisboa, a 17 de Maio, temas afinal transversais a várias gerações.

Os fãs (e as fãs, porque nestas coisas o género não deixa de ser importante) de Roberto Carlos chegaram ao Altice Arena provenientes de todo o país para ali ouvir e ver o “Rei” ao vivo, tendo naturalmente esgotado os concertos agendados, actuações que se inseriram na tournée europeia do “Rei” que passa por Portugal, mas também por Espanha, França, Bélgica e Suiça. Em comunicado, a promotora dos espectáculos lembrou entretanto que os mesmos “estão inseridos naquela que poderá ser a última tournée europeia do rei da música brasileira."

Roberto Carlos Braga nasceu a 19 de Abril de 1941 em Cachoeiro de Itapemirim, município brasileiro do estado do Espírito Santo. Cantor, compositor e empresário, iniciou a sua carreira sob influência do samba-canção e da bossa nova, no início da década de 1960, mudando o seu repertório para o rock and roll logo em seguida, acabando por reformular o seu reportório no início da década de 1970, altura em que seguiu um rumo distinto como cantor e compositor basicamente romântico, registo este que o tem acompanhado ao longo de toda a sua carreira até aos dias de hoje.

RobertoCarlos 03

Segundo a Associação Brasileira dos Produtors de Discos - ABPD, Roberto Carlos é o artista a solo que vendeu mais álbuns na história da música popular brasileira, justificando afinal o número de fãs que o acompanham um pouco por todo o Globo. Já este ano, aliás, e comprovando uma vez mais ser senhor de uma incomparável capacidade de produção e composição, Roberto Carlos lançou um novo álbum em espanhol que conta com a participação de Alejandro Sanz.

Apesar dos seus 78 anos, completados no passado mês de Abril,  mesmo perante os rumores que dão conta desta poder ser a derradeira tournée de Roberto Carlos, a verdade é que o "Rei" deu conta de enorme vitalidade e de uma qualidade musical apreciada por todos aqueles que passaram pela Altice Arena. Com um espectáculo sempre preenchido por muita cor e luz, o público deu conta de conhecer bem os diversos temas do "Rei", acompanhando-o em todos os refrões e por vezes mesmo nos temas completos.

Não sabemos se voltará a cantar entre nós, mas sem dúvida que se o fizer lá estaremos de novo para nos maravilharmos com os seus temas de sempre.

reportagem: Ana Cristina Augusto

RobertoCarlos 01

Pin It