Quando, no passado dia 6 de Abril, os Dave Matthews Band, pelas 20h20, abriram a festa no Altice Arena, começámos por ouvir as palavras de Dave Matthews — “Da última vez que estivemos nesta parte do mundo demos aqui o primeiro concerto e dissemos que quando voltássemos seria para o concerto final” —, ele que cumpriu assim a promessa feita de escolher Lisboa para o último concerto da “tour” da banda. O espectáculo, marcado para as 20h00, porventura uma hora pouco usual para este tipo de eventos, começou com cerca de 20 minutos de atraso, mas veio a prolongar-se por 2h40m.

Não foi por isso este concerto dos Dave Matthews Band um concerto curto, e até porque já conhecíamos a banda sabíamos que estaríamos perante músicos que tocam sempre “generosamente”. E a verdade é que a noite prolongou-se até cerca das 23h10, e nem nos teríamos importado se entrasse ainda mais pela noite dentro, no encerramento desta digressão europeia iniciada há um mês, a 6 de Março, na cidade alemã de Munique.

Esta relação de amor entre a banda e o público português já remonta a, pelo menos, 2007, ano em que ocorreu o primeiro concerto que a banda deu em Portugal, também por essa altura no Altice Arena. Desde então, decorridos 12 anos sobre aquele concerto em que a banda conquistou o coração do público português, a verdade é que os fãs continuam devotos a Dave Matthews e seus pares, tendo sem dificuldade conseguido encher o recinto do Altice Arena.

Dave Matthews Band 06

Dave Matthews Band 02

Dave Matthews Band 04

A química que existe entre a banda é notória. Dave Matthews, Carter Beauford, Stefan Lessard, Jeff Coffin, Rashawn Ross, Buddy Strong e Tim Reynolds, são extremamente talentosos e articulam-se na perfeição, num espectáculo que permitiu a presença de um convidado especial, um amigo do Rio de Janeiro, Carlos Malta, que acompanhou a banda em alguns temas compondo-os com a música das suas flautas.

Do alinhamento fizeram parte vários temas, novos e mais antigos, como “Grey Street”, “Do you remember”, do último álbum  “Stand up (for it)” “Funny the way it is”, “Stay or leave” “What would you say”, “Can’t Stop” “Gravedigger”, “You might die trying”, “Here on out”, “Samurai cop (oh joy begin)” entre outras onde até tivemos direito ao cover do êxito de Peter Gabriel, “Sledgehammer”. Depois, para o encore, deixaram o tema “Some Devil” e a cover de “All Along the Watchtower”, de Bob Dylan.

Pelo meio do espectáculo, e ao longo de toda a noite, Dave foi agradecendo a generosidade do público, chegando mesmo a fazê-lo em português, contribuindo para o espectáculo já que a reacção do público era notável por essas alturas. Com tudo isto, a Dave Matthews Band garantiu a festa na Altice Arena, partilhando-a com o público que não lhe regateou aplausos, num concerto de facto muito bom permitido com o carimbo de qualidade da Everything is New, a entidade produtora que garantiu este espectáculo. 

Sabendo nós que o mais recente trabalho da banda é o álbum, "Come Tomorrow", encontramos aqui mesmo as palavras para dizer — Venham amanhã! (já, de novo) —, pois nós cá estaremos para os receber!

texto: Ana Cristina Augusto
fotos: reprodução © Twitter

Dave Matthews Band 03

Dave Matthews Band 05

Dave Matthews Band 07

Dave Matthews Band 09

Pin It