Em Outubro os Tribalistas vieram a Portugal para dois concertos, no dia 21 em Lisboa, no Altice Arena, proporcionando um concerto de músicas felizes em tempos mais cinzentos. Trajados a rigor de muita cor e roupas entre o carnavalesco e folclórico, os Tribalistas utilizaram vários adereços, com Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown em palco tendo como banda de apoio os Pepeu Baby (os filhos dos luminares da MPB Pepeu Gomes e Baby Consuelo) nas guitarras e nos “backings”, Dadi Carvalho (baixo e teclados), Pretinho da Serrinha (cavaquinho e viola) e Marcelo Costa na bateria.

A abertura da noite deu-se com o tema “Carnavalia”, que fala de escolas de samba (que invocará certamente a música do final dos anos 60 em que participavam Caetano Veloso e Gilberto Gil. As telas não pararam de mostrar ao público imagens poderosas e maravilhosas de natureza, pássaros, barcos, crianças, a banda entre outras. Do alinhamento fizeram parte os temas : “Anjo da Guarda”, “Velha Infância” “Fora da Memória”, “Água também É Mar”, "batucada", “Busy Man (Sem Você)”, “Lá de Longe”, "Lutar e Vencer", entre outros. Ao longo da noite os Tribalistas foram mudando o seu visual, com diversos adereços mas sempre enérgicos e deslumbrantes.

Tribalistas02

Em declarações à imprensa, Carlinhos Brown tinha resumido o seu espírito positivo na conferência : “Nós somos muito esperançosos”, dizia. E, ao frisar a diferença do mundo entre os 15 anos que separam os dois registos, salientava que, uma vez vivendo no planeta Terra, nada poderia ser duradouro – “nem a felicidade nem a tristeza.”

Já Arnaldo Antunes, o mais militante fora do grupo, não se manifestou – quem o fez foi Marisa Monte praticamente nos últimos segundos do espetáculo para dar "um viva" à democracia, à arte, à cultura, à diferença, à diversidade. Um recado mais do que óbvio sobre o lado em que estão. E em palco, os Tribalistas desafiaram a multidão do Altice Arena a celebrarem, a trocarem abraços entre todos, a levantarem-se dos seus lugares e dançarem! 

E assim terminou uma noite memorável para o público, com muitos telemóveis em punho entoando em uníssono músicas como “Amor I Love You”, “Já Sei Namorar” e “Velha Infância” (onde os músicos, à la Roberto Carlos, atiraram flores para o público). Obrigada Tribalistas! Foi um daqueles concertos que nos deixaram de alma cheia! Amor i love u!

"Que lindo foi o primeiro show da nossa turnê pela Europa. Depois de Lisboa, seguimos para o Porto para mais um encontro com a tribo de Portugal  "

reportagem: Ana Cristina Augusto
Fotos e citação final retiradas da página dos Tribalistas no facebook.

Pin It