CamiaoNiceNo dia em que a França comemora o feriado nacional do 14 de Julho (tomada da Bastilha), um camião investiu contra uma multidão em Nice naquilo que as autoridades classificam já como atentado. Num primeiro balanço estão já contabilizados três dezenas de vítimas mortais e uma centena de feridos, encontrando-se entre as vítimas mortais o motorista do camião que terá sido abatido pelas autoridades policiais quando tentava prosseguir a marcha mortal sobre a multidão.

O conhecimento do número de vítimas resulta para já das informações adiantadas por uma fonte da autarquia de Nice citada pela estação de televisão francesa BFM TV. Antes, porém, já Christian Estrosi, o presidente da Câmara de Nice, cidade do sul de França, havia escrito na rede social Twitter que a carga do veículo pesado “terá morto dezenas de pessoas”. 

Ao certo sabe-se apenas que o camião investiu contra a multidão que se encontrava concentrada na zona do Passeio dos Ingleses, no centro de Nice, para ver um espectáculo de fogo de artifício.

Através das imagens televisivas entretanto difundida é possível ver centenas de pessoas a fugir em pânico pelas ruas da cidade ao mesmo tempo que a polícia abria fogo sobre o camião, deixando bem visíveis as marcas das balas no parabrisas frontal do veículo. Desconhece-se aindatambém ao certo quantos elementos terão sido responsáveis por este atentado já que existem diferentes relatos sobre a possibilidade de se encontrarem na cabina do camião mais do que um indivíduo, havendo mesmo quem dê conta de terem sido registadas trocas de tiros entre a polícia e indivíduos na cabina do veículo entretanto abatidos.

Até agora ainda não houve qualquer reivindicação deste atentado que, a confirmar-se enquanto tal, resulta no regresso ao terrorismo ao território francês depois dos ataques de Novembro, em Paris, que fizeram 130 mortos, isto poucos dias depois de concluído em França o Europeu de futebol e numa altura em que está em curso a Volta à França em bicicleta.

Pin It