O CERN, o maior laboratório de física de partículas do mundo, acaba de lançar o Science Gateway, um novo centro de educação e apoio científico dirigido a públicos de todas as idades. O edifício vai ser desenhado por arquitetos de renome mundial do atelier Renzo Piano Building Workshop. O projeto será financiado por doações externas, sendo a principal contribuição proveniente da FCA Foundation, instituição filantrópica criada pela Fiat Chrysler Automobiles, estando o início da construção previsto para 2020, com conclusão no prazo de dois anos.

O objetivo do projeto é criar um pólo de educação e cultura científicas, de modo a inspirar as gerações mais jovens com a beleza da ciência. Pretendendo conquistar públicos de todas as idades, o Science Gateway incluirá espaços criativos de exposição, laboratórios para experiências práticas dirigidos a crianças e a estudantes, desde a primária ao ensino secundário, e um grande anfiteatro pronto para receber eventos tanto para especialistas como para leigos.

Numa área de 7.000 metros quadrados, o icónico edifício Science Gateway oferece uma grande diversidade de espaços e de atividades, nomeadamente exposições sobre os segredos da natureza, que vão das mais 'pequenas' temáticas (partículas elementares) às maiores (estrutura e evolução do universo, por exemplo).

O investimento global no Science Gateway está orçado em 79 milhões de francos suíços, verba inteiramente proveniente de doações. Até agora, já foram assegurados 57 milhões de francos suíços, permitindo dar início à construção, sobretudo graças à generosa contribuição de 45 milhões de francos suíços da FCA Foundation, que irá apoiar o projeto à medida que as diversas fases de construção forem avançando.

Pin It