A equipa de andebol masters da AD Sanjoanense foi a grande vencedora da terceira edição do Torneio de Andebol Masters Esferantástica/Boa-Hora FC, que decorreu no passado dia 5 de Maio, no Pavilhão Fernando Tavares, em Lisboa. Depois de vencer o Grupo A, a AD Sanjoanense bateu os brasileiros do Recife HM nas meias-finais e conseguiu o primeiro lugar do pódio ao vencer a Esferantástica ACD na final, por 14-11.

A Esferantástica ACD, uma das organizadoras do torneio, terminou em segundo lugar, enquanto o Recife HM ficou em terceiro lugar. A equipa tunisina Veteran Handball Hammamet ficou no quarto posto, enquanto o Veteranos Balonmano de Sevilla (Espanha) e o Centro de Cultura e Desporto de Olhão ocuparam os quinto e sexto lugares do torneio, respetivamente.

Resultados:

Grupo A

CDVB Sevilla-AD Sanjoanense, 10-14
VH Hammamet-CDVB Sevilla, 14-12
AD Sanjoanense-VH Hammamet, 14-14

Grupo B
Esferantástica ACD-Recife HM, 12-12
CCD Olhão/4aocubo – Esferantástica ACD, 6-16
Recife HM- CCD Olhão/4aocubo, 12-5

AD Sanjoanense-Recife HM, 11-4
Esferantástica ACD-VH Hammamet, 19-18
CDVB Sevilla-CCD Olhão/4aocubo, 16-8
Recife HM-VH Hammamet, 16-15

Final

Esferantástica ACD-AD Sanjoanense, 11-14

Classificação final

  1. AD Sanjoanense
  2. Esferantástica ACD
  3. Recife HM
  4. VH Hammamet
  5. CDVB Sevilla
  6. CCD Olhão/4aocubo

Organizado pela Esferantástica ACD, o torneio tinha como objetivo a promoção da atividade desportiva para antigos jogadores de andebol, tendo contado, uma vez, mais com o apoio da Federação de Andebol de Portugal (FAP) e da Associação de Andebol de Lisboa (AAL), além do patrocínio de empresas privadas, como a GfK Portugal.

Será importante referir a propósito da Esferantástica ACD (Associação Cultural e Desportiva) que nasceu em 2012, sendo um clube de andebol federado no escalão de Veteranos/Masters e constituído, maioritariamente, por antigos jogadores da modalidade, principalmente do Boa-Hora Futebol Clube e do Clube de Futebol “Os Belenenses”. Tem como sede o Pavilhão Fernando Tavares, do Boa-Hora FC, Lisboa, que também serve de palco para os jogos realizados na condição de equipa visitada.

Já em relação ao Boa-Hora FC, sabe-se que entre 1913 e 1914 um grupo de rapazes do bairro da Boa Hora tinha o sonho de criar um clube desportivo. Porém, o sonho apenas se tornou realidade a 13 de julho de 1918, sob o nome Boa-Hora Foot Ball Club. Apesar de em toda a sua história albergar outras modalidades desportivas, é no andebol que o Boa-Hora FC conta mais títulos regionais e nacionais, além de vários troféus portugueses e além-fronteiras (Espanha, França, Bélgica e Inglaterra). Na categoria de Seniores masculinos participou, durante vários anos, no Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, onde tiveram atuação de realce vários atletas, como Artur Ferreira, Frederico Adão, João Romana, Raúl Lopes, Tobel e João Branco Lopes. Actualmente, o Boa-Hora FC mantém em atividade equipas de vários escalões e disputa o Campeonato Nacional Seniores Masculinos da 1.ª Divisão.

Pin It