TM03A judoca portuguesa Telma Monteiro conseguiu finalmente uma medalha olímpica depois de quatro presenças nos Jogos Olímpicos de Atenas2004, Pequim2008 e Londres2012 .

Agora no Rio de Janeiro, a judoca do Benfica que começou por ser afastada do caminho que a poderia levar às medalhas de ouro ou de prata, derrotada pela atleta número 1 do ranking mundial, a mongol Sumiya Doorjsuren, acabando por poder lutar pela medalha de bronze num combate frente à romena Corina Caprioriu, ela que foi medalha de prata em Londres há quatro anos.

Depois de Nuno Delgado ter permitido para o judo português a primeira medalha de bronze olímpica nos Jogos de Sydney2000 na categoria de -81kg, foi agora a vez de Telma Monteiro a repetir este feito, conquistando a medalha de ouro na categoria -57 kg, algo que conseguiu depois de um combate particularmente complicado para a judoca portuguesa, nomeadamente por causa de problemas sentidos no ombro causados por via de um ataque da adversária.

TM01TM05

Telma Monteiro acabou por triunfar com um yuko sobre Corina Caprioriu, somando às cinco medalhas conquistadas em Mundiais e 11 em Europeus, também agora uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicios, conseguindo aos 30 anos de idade atingir um objectivo que desejava há muito e que pretenderá ainda assim repetir em 2020 nos próximo Jogos Olímpicos, em Tóquio, no Japão.

Em termos globais, Portugal passa a contar no seu palmarés desportivo com quatro medalhas de ouro, oito de prata e 12 de bronze, duas das quais no judo, com Telma Monteiro a juntar-se a Nuno Delgado.

Com Telma Monteiro, subiram ao pódio deste torneio olímpicio de judo feminino a já referida judoca mongol Sumiya Doorjsuren, medalha de prata, e a vencedora do torneio e consequente medalha de ouro, a brasiliera Rafaela Silva, que ganhou em casa no combate decisivo com Sumiya Doorjsuren.

TM04

Pin It