SuperBowl05Quando, pouco depois do intervalo em que Lady Gágá foi a estrela maior, os Atlanta Falcons venciam por 28-3, poucos acreditariam que os New England Patriots conseguiriam dar a volta ao jogo na 51ª edição do Super Bowl, a final do campeonato da Liga Nacional de Futebol Americano (NFL) que acabou por ser conquistada exactamente pelos Patriots, a turma que partiu para este jogo com o estatuto de favorita.

Em volta daquele que voltou a ser o evento de maior audiência televisiva nos Estados Unidos, no qual 30 segundo de publicidade televisiva ao intervalo pode custar mais de 4,5 milhões de euros, os norte-americanos puderam esquecer por mais de uma hora as polémicas em redor das posições do presidente Donald Trump.

Depois de mais de metado do jogo dominado pelos Falcons, que após o intervalo chegaram mesmo à vantagem já referida de 28-3, Tom Brady resolveu finalmente aparecer no recinto de Houston, no Texas, para carregar a sua equipa às costas. Os Patriots chegaram à igualdade a poucos segundos do final do tempo regulamentar, garantindo um prolongamento inédito na história dos jogos do Super Bowl, que nunca tinham conhecido este desfecho.

Com tudo em aberto, um touchdown de ouro acabou por permitir o triunfo à equipa de New England com Tom Brady, o MVP da partida, a ser o primeiro quarterback a assinar a conquista de um quinto campeonato da NFL. Brady, de 39 anos, com a sua esposa Gisele Bunchen delirante nas bancadas celebrando a vitória do marido, não conseguiu esconder a emoção quando tudo terminou, acabando ainda assim por ter uma perda curiosa.

SuperBowl01SuperBowl03SuperBowl04SuperBowl02

Tom Brady, já depois do final da partida, acabou por perder a camisola com que conquistou o seu quinto Super Bowl, a qual desapareceu sem que o quarterback se apercebesse de quem terá ficado com ela. Aliás, Brady chegou mesmo a "queixar-se" junto de Robert Kraft, o "dono" dos Patriots, por lhe terem tirado a camisola, recebendo como conselho a necessidade de se manter atento à internet onde certamente a camisola irá parar à venda num qualquer leilão online.

Os Atlanta Falcons, que chegaram a este jogo com o ataque mais concretizador, acabaram por cair no prolongamento e não conseguiram aquele que seria o seu primeiro troféu de campeão, apesar do notável esforço de seu quarterback Matt Ryan.

A partida foi presenciada por 70.087 espectadores no NRG Stadium, em Houston, no Texas, um estádio onde já se disputaram o Super Bowl VIII (em 1974) e o Super Bowl XXXVIII (em 2004).

No final do jogo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que antes havia dado conta de estar a torcer pelos Patriots, enviou uma mensagem de felicitações à equipa, a Tom Brady, ao dono Bob Kraft e ao treinador Belichik.

JR

SuperBowl06

 

Pin It