A entrega dos Prémios PlayStation decorreu, esta quarta-feira, pela primeira vez em Portugal, no Teatro Dom Luiz Filipe, em Lisboa, distinguindo diversos projectos independentes e originais na área de desenvolvimento de videojogos.

A primeira edição lusa desta iniciativa, que visa tornar realidade os trabalhos com mais qualidade, contou com mais de 50 candidaturas, de vários pontos do país, tendo sido escolhidos 10 finalistas, cujos representantes marcaram presença no evento de consagração dos melhores, que teve como mestre-de-cerimónias o mágico Mário Daniel, anfitrião que animou de forma bem original os muitos convidados presentes na sala de teatro lisboeta.

Anunciado por Liliana Laporte e Jorge Huguet, directora-geral e director de Marketing da PlayStation Ibéria, respectivamente, o grande vencedor dos Prémios PlayStation foi o jogo “Strikers Edge”, desenvolvido pelo B5Studios.

Além do troféu de “Melhor Jogo de 2015”, a vitória na categoria principal vale ainda apoio económico para o desenvolvimento e a publicação do jogo por parte da PlayStation Ibéria, 10.000 euros em dinheiro para o desenvolvimento do videojogo, a publicação do título na PlayStation Network para PS4, o kit de desenvolvimento da PlayStation 4, uma campanha de promoção e marketing em canais PlayStation avaliada em 50.000 euros e um espaço físico em Lisboa para trabalhar no respectivo projecto durante 10 meses.

PlayStation premeia criadores de jogos portugueses

No que às categorias secundárias diz respeito, “Roadsheep” (Estúdio Dobsware) foi considerado o “Melhor Jogo Infantil”, “Aurora” (Sunken Ship Software) recebeu o prémio para “Melhor Arte”, “Higher Plains” (Gualan Studios) foi galardoado com o troféu para “Melhor Utilização das Plataformas PlayStation” e "Lots of Guts” (Estúdio RtW) foi distinguido como o “Jogo mais Inovador”.

Adicionalmente, houve ainda lugar para o “Prémio da Imprensa”, que, tal como o nome indica, foi atribuído tendo por base a votação de jornalistas da especialidade, tendo a escolha recaído por “Strikers Edge”, projecto que acabou assim por ser duplamente galardoado.

“Queremos desenvolver o talento português”, sublinhou a responsável máxima da PlayStation Ibéria, que mostrou a sua enorme satisfação pela iniciativa se ter realizado pela primeira vez em território luso, acrescentando: “Vale a pena investir em Portugal e na indústria dos videojogos”.

Por seu turno, Jorge Huguet deixou bem claro o desejo da empresa com a realização desta iniciativa dedicada a pequenos estúdios, estudantes universitários e jovens programadores: “Temos vontade de fazer jogos «Made in Portugal»”.

Além dos projectos premiados, estiveram ainda entre os 10 finalistas da primeira edição lusitana dos Prémios PlayStation os títulos “Cosmonaut” (Ground Control Studios), “Nomad Rocks” (Criamagin), “Raiders Pursuit” (NoName Games), “Tanks Against Violence” (Titan Forged Games) e “Warbound” (Ankylosaur).

Reportagem: Sérgio Mendonça

PlayStation premeia criadores de jogos portugueses

PlayStation premeia criadores de jogos portugueses

PlayStation premeia criadores de jogos portugueses

PlayStation premeia criadores de jogos portugueses

PlayStation premeia criadores de jogos portugueses

PlayStation premeia criadores de jogos portugueses

PlayStation premeia criadores de jogos portugueses

PlayStation premeia criadores de jogos portugueses

Pin It