Ponte25deAbril02As receitas turísticas aumentaram 10,8% até Agosto quando comparado com o período homólogo do ano transacto , fixando-se o valor em 1.610 mil milhões de euros. No total os ganhos foram de 7.612 mil milhões, de acordo com os dados do Banco de Portugal, citado pelo Ministério da Economia.

Existe sempre “dois lados da moeda” e este caso não foi excepção. Assim sendo, não foram só ganhos que se verificaram, como tal, as despesas com o turismo situam-se na ordem dos 2.422 mil milhões de euros, mais 9,2% do que a mesma época no ano passado.

Relativamente a receitas exclusivamente de turistas estrangeiros, entre o início do ano e Agosto, cresceu 11%. Quanto às dormidas de cidadãos internacionais, o número decresce, mas ainda assim fixa-se nos 6,7%.

O Ministério da Economia proferiu algumas declarações relativamente a estes dados: “Cada dormida de turistas estrangeiros representa hoje mais receita do que há um ano. Estes números contrariam a ideia de que o crescimento do turismo em Portugal se baseia apenas na massificação da actividade turística.”

O Governo diz ainda: “Por dia, os turistas estrangeiros deixaram em Portugal mais de 31 milhões de euros, num aumento face aos 28,2 milhões de euros diários do período homólogo do ano passado. Assim, por dia, cada turista internacional deixou 321 euros em Portugal. Comparado com Espanha, o ritmo de crescimento das receitas turísticas em Portugal é três vezes superior”.

Pin It