O Terminal de Cruzeiros de Lisboa acaba de conquistar, pela primeira vez, o prémio de Melhor Terminal de Cruzeiros da Europa, atribuído pelos World Cruise Awards. O galardão é motivo de orgulho para a Administração do Porto de Lisboa (APL) e mais uma prova da crescente importância do porto e do terminal para o turismo e para a cidade.
“Esta distinção vem destacar as excecionais condições que Lisboa dispõe para acolher navios e passageiros de cruzeiro com exigências cada vez maiores, prestando, assim, um serviço de excelência a quem visita a capital portuguesa”, afirma António Caracol, administrador do Porto de Lisboa.
Neste contexto, destaca ainda: “É uma honra receber este prestigiado prémio, especialmente numa fase em que a APL está a desenvolver um conjunto de ações no âmbito da estratégia de valorização e qualificação da indústria de cruzeiros na cidade, nomeadamente ao nível da sustentabilidade, e, por isso, acreditamos fortemente que Lisboa – como porto e destino de cruzeiros – garante uma resposta sustentável aos desafios presentes e futuros.”
Na nomeação para Melhor Terminal de Cruzeiros da Europa, Lisboa teve a seu lado os terminais de Civitavecchia, Amesterdão, Limassol, Málaga, Barcelona, Kiel, Mónaco, Oslo, Rostock-Warnemunde, Portsmouth, Valletta e Zadar.
A propósito dos World Cruise Awards, uma iniciativa lançada em 2021, visam reconhecer a excelência no setor global de cruzeiros, sendo um evento “irmão” dos World Travel Awards, que distinguem os melhores exemplos de boas práticas no setor do Turismo.
Já em relação ao terminal de Cruzeiros de Lisboa, trata.se de um projeto da autoria do arquiteto Carrilho da Graça, inaugurado no dia 10 de novembro de 2017, e cujo custo global ascendeu a cerca de 28 milhões de euros.
A flexibilidade, a acessibilidade, a segurança, a qualidade ambiental e o conforto são os principais critérios do novo terminal, que tem uma área de 13.800 m2 e um cais com 1.490 metros de comprimento com capacidade para receber navios de vários tipos e dimensões com um calado até 12 metros.
A atribuição deste prémio prova que o Terminal de Cruzeiros de Lisboa é cada vez mais uma obra que honra a arquitetura portuguesa, que estabelece a união entre a cidade e o rio de forma harmoniosa, importante para o turismo e para a cidade, e que posiciona Lisboa entre os portos mais bem servidos no que a atividade de cruzeiros diz respeito.