Bruno Fernandes, com um golo e duas assistências na vitória do Manchester United frente ao Watford, e Diogo Jota, com dois golos para o Wolverhampton na vitória por 3-0 sobre o Norwich, foram alguns dos factos mais significativos da jornada 27 da Premier League, ronda em que o líder Liverpool até esteve a perder frente ao West Ham, mas conseguiu dar a volta ao resultado e terminar a sua partida com mais um triunfo (2-1).
Nesta jornada 27 da liga inglesa foram assim vários os jogos que deram que falar, seja pelos intervientes nas mesmas, seja pelos resultados ou protagonistas. Logo no sábado, a equipa dirigida pelo técnico português José Mourinho, o Tottenham, foi a casa do Chelsea onde perdeu por 2-1. Já o Sheffield recebeu o Brighton e empatou (1-1), enquanto que o Southampton, que recebeu o Aston Villa, venceu por 2-0 naquele que terá sido o resultado mais surpreendente da ronda.
Por seu turno, o Burnley, frente ao Bournemouth, permitiu que os Clarets (nome como a equipa do Burnley é conhecida devido à cor dos seus equipamentos) garantisse a vitória (3-0). Nota ainda para o embate que colocou frente a frente o Crystal Palace frente ao New Castle (1-0), com o triunfo a ser coneguido pela equipa do sul de Londres, sobrando ainda o jogo entre as duas equipas candidatas ao titulo que mais problemas causam ao líder Liverpool, o Manchester City de Bernardo Silva e João Cancelo e o Leicester City de Jamie Vardy, o atual melhor marcador desta época da premier League.
A jornada prosseguiu no domingo e na segunda feira, com o Wolverhampton, equipa orientada pelo português Nuno Espírito Santo, a receber a a dizimar o Norwich, vencendo por 3-0 com dois golos do português Diogo Jota. Também de Manchester, mas em relação ao United de Bruno Fernandes, ganhou igualmente por 3-0 mas perante o Watford, com um golo e duas assistências do internacional português ex-Sporting.
O Arsenal recebeu o Everton e ganhou por 3-2, com dois golos de Aubameyang, e já na segunda-feira foi a vez do líder e campeão em título, Liverpool, receber o West Ham num jogo complicado para a formação do alemão Jurgen Klop, que ainda viu a sua equipa em situação de desvantagem. Acabou ainda assim o conjunto da cidade dos Beatles por dar a volta à situação, com Salah, aos 68 minutos, e Mané, aos 81', a darem a volta ao resultado, mantendo assim a série de de vitórias para o Liverpool.
Factos a destacar de todos estes jogos, a prestação dos portugueses Bruno Fernandes e Diogo Jota, que mereceram ambos o título de “Man of the Match” nos seus respectivos jogos, mas também a prestação da equipa do West Ham que, apesar de derrotado, conseguiu causar problemas ao lider invicto do campeonato inglês.
texto: Diogo Reis