São finalmente conhecidos os 23 jogadores escolhidos pelo seleccionador Fernando Santos para a fase final do Campeonato do Mundo a realizar na Rússia já em Junho e Julho do corrente ano. De um lote de 35 jogadores pré-convocados, foram anunciados os nomes de Rui Patrício, António Lopes e Beto; Cédric, Ricardo Pereira, Pepe, José Fonte, Bruno Alves, Ruben Dias, Raphael Guerreiro e Mário Rui; William Carvalho, João Moutinho, João Mário, Manuel Fernandes, Adrien Silva e Bruno Fernandes; Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo, André Silva, Gelson Martins, Quaresma e Gonçalo Guedes.

Destacando a importância da "palavra-chave" que disse ser o termo "nós", Fernando Santos garantiu que a partir de agora não haverá o apontar individualmente deste ou daquele jogador mas o apontar colectivo de "nós" como um grupo que vai querer enfrentar o Mundial.

Numa conferência de Imprensa em que os recentes acontecimentos em redor do Sporting marcaram grande parte das questões colocadas a Fernando Santos, este admitiu que os incidentes de Alcochete "mancharam a imagem do futebol português”, dando conta de que ele próprio, Fernando Santos, fez questão de entrar em contacto de imediato com Jorge Jesus a quem manifestou a sua solidariedade.

ArmadaLusa 001

Quanto às escolhas, Fernando Santos admitiu que não foi fácil deixar de fora elementos como Éder, Nani, André Gomes ou Nelson Semedo, entre outros, “mas houve que fazer opções.”

Perante uma questão colocada sobre a alegada escolha de apenas um jogador com características de “número seis”, o sportinguista William Carvalho, num conjunto de médios quase todos de características mais ofensivas, Fernando Santos remeteu a explicação dessa opção pela “matriz” daquilo que já foi a Selecção de Portugal no Europeu onde "nunca se jogou com um seis”.

Sobre as diferenças entre este grupo de trabalho e aquele que garantiu a conquista do Campeonato da Europa, Fernando Santos disse ser impossível fazer comparações, garantindo apenas que tem a mesma confiança neste grupo que teve no grupo que levou ao Europeu de França.

Por fim, e sobre as condições em que alguns jogadores se irão apresentar, nomeadamente os quatro jogadores do Sporting, mas também o "capitão" Cristiano Ronaldo, Fernando Santos explicou que "o importante mesmo é permitir que os jogadores se apresentem mentalmente frescos.”

Jorge Reis

Pin It