PORTUGAL

 0

1
Morata, 87'

ESPANHA


Num jogo em que o empate servia à Selecção de Portugal, a Turma das Quinas recebeu a sua congénere da Espanha em jogo da fase de apuramento para a “Final Four” da Liga das Nações, dominou num primeiro tempo em que esteve por cima, mas adormeceu na última meia-hora e Fernando Santos não encontrou soluções quando o conjunto português estava a recuar e era de prever o golo da Espanha.

A verdade é que Morata marcou mesmo, já na fase final do jogo, e Portugal não teve engenho nem arte para dar a volta ao jogo. Quando o empate era o suficiente, a derrota em Braga deitou por terra as ambições de Portugal num jogo em que, será correcto dizer, a Espanha acaba por merecer a vitória ao saber gerir o jogo de uma forma mais inteligente, mesmo quando Portugal teve mais tempo o domínio da partida.

Cristiano Ronaldo foi mantido em campo durante os 90 minutos e apesar de ter tido algumas oportunidades flagrantes de golo, não conseguiu concretizar e foi a Espanha a chegar ao golo quando Portugal já não tinha força para dar a volta ao marcador. Fernando -Santos falhou nas alterações e veio justificar no final com o alegado pedido de Diogo Jota para sair quando, disse, era intenção do seleccionador operar outra mudança.

A Espanha aguentou o melhor jogo de Portugal, levou o jogo até à última meia-hora sem golos, e apostou tudo na última meia-hora quando encostou Portugal à sua baliza até chegar ao golo que Morata conseguiu na fase final do encontro, ao minuto 87'. Se o empate era suficiente, Portugal permitiu que a estratégia espanhola se sagrasse vencedora neste encontro em que Fernando Santos mexeu tarde e, há que admiti-lo, mexeu mal no “onze” Nota disso mesmo é a intenção de Fernando Santos em chamar a jogo Palhinha para segurar o jogo até bem perto do fim, de tal maneira perto que já nem entrou porque entretanto a Espanha chegou ao golo.

Jogadores como Palhinha e Matheus Nunes ficaram no banco e João Félix entrou só ao minuto 89' quando a Espanha estava já a ganhar este encontro e Portugal tinha que correr atrás do prejuízo.

texto: Jorge Reis

Portugal Espanhaem Braga
0' A jogar em Braga, Portugal e Espanha discutem o apuramento para a “Final Four” da Liga das Nações, competições que Portugal venceu há duas épocas naquela que foi a edição inaugural desta competição.
0' João Mário, jogador do Benfica que integra o grupo de trabalho às ordens do seleccionador Fernando Santos, é homenageado no relvado do Estádio Municipal de Braga pelas 50 internacionalizações ao serviço da Turma das Quinas.
0' Relvado em bom estado para esta partida em início de noite amena com 20 graus de temperatura.
Arbitro Grafismos01 O italiano Daniele Orsato é o árbitro desta partida, tendo como auxiliares Ciro Carbone e Alessandro Giallatini. O também italiano Massimiliano Irrati é o VAR, tendo como seu auxiliar Giorgio Peretti. O quarto árbitro é Daniele Doveri.
FPF Logotipo0'

PORTUGAL - Diogo Costa; João Cancelo, Rúben Dias, Danilo e Nuno Mendes; William, Rúben Neves e Bruno Fernandes; Bernardo Silva, Diogo Jota e Cristiano Ronaldo.

0'

Fernando Santos tem no banco Rui Patrício, José Sá, Diogo Dalot, Tiago Djaló, João Palhinha, Ricardo Horta, Matheus Nunes, Rafael Leão, Vitinha, João Mário, Mário Rui e João Félix. Ficaram fora do lote de 23 jogadores Gopnçalo Ramos e Pedro Neto. 

0' Na equipa visitante, o seleccionador do país vizinho, Luís Enrique, aposta num onze igualmente sem grandes surpresas...
escudo espanha0' ESPANHA - Unai Simón; Carvajal, Hugo Guillamón, Pau Torres e Gayà; Rodri, Koke e Carlos Soler; Ferran Torres, Pablo Sarabia e Morata.
0' No banco do conjunto espanhol, às ordens do técnico Luís Enrique estão como suplentes Robert Sánchez, David Raya, Nico Williams, Borja Iglesias, Sergio Busquets, Marcos Llorente, Gavi, Asensio, Yeremi Pino, Diego Llorente, Jordi Alba e Pedri.
Liga das Nacoes 21' Já se joga no Estádio Municipal de Braga
4' 

Primeiro ataque de Portugal junto da baliza à guarda de Unai Simón, mas William Carvalho estava em posição irregular.

8' Portugal aposta no ataque pelo flanco esquerdo com Nuno Mendes em evidência. 
   
LG 15Min  Portugal contrloa as operações neste primeiro quarto de hora com mais posse de bola, mantendo o jogo mais próximo da baliza espanhola ainda que sem perigo evidente para esta.
 18' Nuno Mendes e Carvajal protgonizam um pequeno choque e Danilo vai falar com o jogador espanhol que não gosta de ser abordado pelo central da Selecção de Portugal.
20'  Fora de jogo tirado a Álvaro Morata pelo corredor esquerdo da selecção espanhola.
21' Ataque de Portugal travado pelo árbitro que diz ter havido um empurrão de Diogo Jota sobre Carvajal.
22' Portugal reclama uma suposta grande penalidade sobre Ronaldo mas o árbitro diz ser apenas um pontapé de canto favorável à turma das Quinas.
27' Pontapé de canto para Portugal mas não resulta em nada e termina com um pontapé de baliza para a Espanha.
LG 30Min Jogo prossegue vivo mas sem grandes notas no que diz respeito a oportunidades de golo para qualquer uma das selecções em campo.
Arbitro Amarelo0131' Cartão amarelo para Guillamón por falta sobre Cristiano Ronaldo a impedir a transição de Portugal para o ataque.
33' Bruno Fernandes assistiu Diogo Jota que termina o lance com um remate forte a obrigar Unai Simon a uma grande defesa naquela que foi até agora a melhor oportunidade de golo para a turma das Quinas.
35' A Selecção de Portugal está agora a permitir o jogo da Espanha entre linhas e isso poderá permitir maior perigo para a baliza à guarda de Diogo Costa.
Remate37' Grande remate de Bruno Fernndes à malha lateeral da baliza da Espanha a dar a ideia de golo que ainda foi celebrado por parte do público. Não foi golo, mas ficou o aviso de Portugal a Unai Simon.
42' Jogo agora numa fase mais partida com a bola a ser jogada junto das duas balizas mas com os dois guarda-redes a controlarem as respectivas situações.
 44' O público puxa pela Selecção de Portugal mas tudo faz crer que vamos para intervalo sem qualquer golo num jogo em que, recorde-se, o empate serve ao apuramento de Portugal, sendo a Espanha que está obrigada a vencer.
Arbitro Grafismos0145' O árbitro dá mais um minuto de compensação.
LG Intervalo45'+01'

Final da primeira parte com o jogo a ir para intervalo sem qualquer golo. Partida pautada pelo equilíbrio entre os dois conjuntos, com Portugal a surgir a espaços mais pressionante, acabando por permitir o jogo entre-linhas dos espanhóis quando baixou a pressão, altura em que Espanha se abeirou mais da baliza à guarda de Dikogo Costa.

Primeira parte sem golos, com as principais oportunidades a surgirem junto à baliza da Espanha, mas com Portugal a ter que manter a atenção em alta já que em algumas oportunidades o perigo rondou a baliza de Diogo Costa e terá a Turma das Quinas que ter em atenção as transições ofensivas da Espanha.

Liga das Nacoes 1 Regressa o jogo ao Estádio Municipal de Braga com Portugal e Espanha empatadas sem golos.
LG Substitui Sérgio Busquets entra na selecção de Espanha para o lugar de Guillamon. Portugal não opera qualquer alteração no seu “onze”.
FdsKAUeWIBY4JlL
46' Já se joga na pedreira em Braga... (Portugal, 0 - Espanha, 0)
Arbitro Amarelo0146' Cartão amarelo para Bernardo Silva.
Remate47' Bom lance de ataque de Portugal com Diogo Jota a solicitar Ronaldo para este obrigar Unai Simon a uma primeira boa defesa neste segundo tempo.
48' Portugal volta a entrar a jogar mais adiantado no terreno de uma forma mais pressionante sobre a selecção espanhola.
Arbitro Amarelo0154' Cartolina amarela para Carvajal depois de um puxão sobre Diogo Jota.

LG Substitui59'

Entram na selecção de Espanha três jogadores muito jovens, Pedri,  Pino e Gavi, saindo do relvado Koke, Sarabia e Soler.
LG 60Min  Portugal continua a ter mais bola mas é agora a ve da Espanha colocar mais pressão sobre a bola e mais intensidade no jogo.
62' Grande detalhe de Nuno Mendes a deixar dois adversários pelo caminho com duas fintas que empolgaram o público em Braga.
65' Pontapé de canto para a selecção espanhola sem consequências.
69'  Pontapé de canto para Portugal, também aqui com a bola a sair pela linha de fundo sem consequências para a baliza espanhola.
70' Vai entrar João Mário na Selecção de Portugal.
71' Cristiano Ronaldo em posição perigosa para a Espanha mas aparece Gayà a tirar-lhe a bola.
LG Substitui72' Sai Ferran Torres para a entrada de Williams,
LG Substitui72' Na Selecção de Portugal entra João Mário para a saída de Bernardo Silva.
73' Na Selecção de Portugal vão entrar Vitinha e Rafael Leão.
LG 75Min A Espanha está mais ameaçadora a jogar mais perto da baliza de Diogo Costa.
76' O público em Braga percebe que Portugal precisa de apoio e parece acordar nas bancadas.
77' Boa intervenção de Diogo Costa a impedir o golo por remate de Morata.
78' Portugal precisa de colocar alguma ordem no jogo se quiser impedir uma má surpresa para o lado da Espanha.
FdsKMF9WIAUGb9z
LG Substitui78' Saem Diogo Jota e William Carvalho para as entrada de Rafael Leão e Vitinha.
80' Se é verdade que o empate serve a Portugal, o jogo está agora mais favorável para a Espanha e isso permite alguma preocupação para o conjunto luso em Braga já que um golo para a Espanha pode determinar um desfecho negativo para a Turma das Quinas. 
Arbitro Amarelo0182' Cartão amarelo para Nuno Mendes na Selecção de Portugal.
83'  Remate de Nico Williams para a defesa de Diogo Costa numa altura em que Portugal está a correr algum perigo...
84' A Selecção de Portugal está agora a revelar a incapacidade ofensiva quando a Espanha está a encostar o conjunto luso até junto da sua baliza.
85' João Félix e João Palhinha vão a jogo na Selecção de Portugal.
LG Golo00287' GOLO DA ESPANHA - marca Morata
87'
FdsLFKoWIBs5D0E
FdsN tcXkAARUS2
88' Portugal estava a sofrer, encostado à baliza, e a verdade é que a Espanha chega ao golo. Assistência de Williams e Morata a fazer o golo decisivo.
LG Substitui89' Entra em jogo João Félix para a saída de Ruben Neves.
89' Remate de Cristiano Ronaldo mas Unai Simon a defender.
FdsOFy WIAMZyqq
Arbitro Grafismos0190' Portugal tem mais 05' para chegar ao empate.
90'+01' A Selecção de Portugal joga agora muito mais com o coração do que com a cabeça e isso só favorece a formação espanhola.
90'+03' Portugal não consegue fazer chegar a bola até junto da baliza espanhola.
 90'+04' A Selecção de Portugal precisava apenas de um empate mas vai acabar por perder o jogo e o apuramento para a “Final Four” da Liga das Nações.
Arbitro Amarelo0190'+05' Cartão amarelo para João Félix na Selecção de Portugal.
FdsGOXgXoAARnkl
LG Fim90'+05'

Final da partida... Portugal perdeu o jogo e segue a Espanha para a final da Liga das Nações. A Turma das Quinas adormeceu no segundo tempo, perdeu o controlo dos acontecimentos e Fernando Santos acabou por falhar nas alterações, tirando do jogo Diogo Jota quando teria sido mais produtiva a saída de Cristiano Ronaldo.

Se é verdade que Portugal entrou bem no segundo tempo, mantendo o controlo dos acontecimentos, também é um facto que Portugal caiu em produção de jogo na última meia-hora, nomeadamente depois da saída de Diogo Jota, uma alteração que Fernando Santos veio já justificar por um pedido do próprio jogador que terá solicitado a saída. O seleccionador afirmou já depois do jogo que pretendia manter Diogo Jota em campo mas que este lhe pediu para sair.

A Espanha, sem oportunidades claras para marcar, acabou mesmo por fazer o golo e conseguiu uma vitória justificada pela forma como dominou a fase final e soube encostar Portugal à sua área de baliza.

Fernando Santos, já depois da partida, voltou a dizer que “o melhor está para vir”, apontando a uma boa prestação no Mundial, mas avisou que “este jogo terá que servir de lição”.

Certo é que Luis Enrique foi mais assertivo nas mudanças operadas na selecção espanhola e Portugal não teve capacidade para responder à força ofensiva da Espanha, com Fernando Santos incapaz de encontrar soluções para “segurar” a Selecção de Portugal no meio-campo da Espanha em prestação ofensiva.

Quanto a Cristiano Ronaldo, que a determinada altura poderia sair para permitir maior frescura à Turma das Quinas, o  camisola 7 de Portugal teve três oportunidades claras para concretizar ao longo do jogo (mais duas de Diogo Jota), mas não conseguiu ultrapassar Unai Simon que assinou uma excelente exibição.

Portugal não conseguiu marcar e “matar” o jogo quando esteve por cima no jogo, numa altura em que a Espanha poderia ter consentido o triunfo de Portugal, e acabou por ser a Espanha a chegar ao golo quando a Turma das Quinas não tinha já frescura física para dar a volta ao resultado.

Pin It