FRANÇA

0

0

PORTUGAL


A Selecção de Portugal regressou este domingo à actividade em jogos oficiais no relvado do Stade de France, em Saint-Denis, nos arredores de Paris, o mesmo em que a Turma das Quinas foi feliz já que foi ali que, em 2016, o conjunto luso se sagrou Campeão da Europa de Futebol com o golo de Éder, apontado já no prolongamento do jogo da Final do Euro'2016. Desta feita o objectivo é a competição da Liga das Nações em que Portugal é igualmente campeão em título.

Em relação em concreto a este jogo, concluído com um empate sem golos, França e Portugal seguem na frente do Grupo 3 da Liga das Nações com ambas as selecções agora com sete pontos, depois de um jogo pautado pelo equilíbrio em que não se assistiu a grandes oportunidades de golo e no qual faltou a Portugal a finalização de um nome... Éder!

texto: Jorge Reis

0' As selecções de França e Portugal regressam assim ao palco no qual, em 2016, a Turma das Quinas foi feliz ao conquistar o título de Campeã da Europa de Futebol.
0' Nas bancadas do Stae de France estão presentes cerca de mil adeptos, por certo todos a puxar pelo conjunto gaulês que, naturalmente, e a jogar em casa, terá aí um 12º jogador que, em tempos de pandemia, tem uma presença limitada e sem dúvida menos influente.
0'FFF Logotipo

FRANÇA - Lloris, Pavard, Varane, Kimpembe e Lucas Hernández; Kanté, Pogba e Rabiot; Griezmann, Mbappé e Giroud.

0' Didier Deschamps, o seleccionador francês poderá contar para este jogo com Mandanda, Maignan, Lenglet, Coman, Tolisso, Camavinga, Nzonzi, Digne, Upamecano, Martial, Mendy, Ben Yedder.
 
0'FPF Logotipo PORTUGAL - Patrício, Semedo, Rúben Dias, Pepe e Guerreiro; Danilo, William Carvalho e Bruno Fernandes; Cristiano Ronaldo, João Félix e Bernardo Silva.
0'  No banco de suplentes da Turma das Quinas, o seleccionador Fernando Santos, que ainda esta semana completou 66 anos, tem à sua disposição Varela, Rui Silva, R. Semedo, Moutinho, André Silva, Sérgio Oliveira, Renato Sanches, Francisco Trincão, Rúben Neves, Podence, João Cancelo e Diogo Jota.
 
0' O árbitro desta partida é espanhol Del Cerro Grande para um jogo em que não haverá qualquer apreciação dos lances por parte do VAR.
0' Há oito jogadores às ordens de Fernando Santos que estiveram no grupo que conquistou o título europeu sendo eles Rui Patrício, Pepe, Raphael Guerreiro, Moutinho, Danilo, William Carvalho, Renato Sanches e Cristiano Ronaldo.
1' Já se joga no Stade de France em Saint Dennis
2'Arbitro Amarelo01 Primeiro cartão amarelo do jogo e é para Rúben Dias na formação de Portugal por carga perigosa sobre Giroud. Uma cotovelada na nuca do jogador francês obriga mesmo este a colocar uma ligadora pois ficou a sangrar.
   
LG 15Min Portugal entrou muito bem no jogo a conseguir mesmo que a bola seja trocada quase sempre no meio-campo defensiva da França, impondo o ritmo do jogo e retirando à França a capacidade de chegar com perigo à baliza de Rui Patrício.
 17' Mbappé tenta o cabeceamento mas já estava em posição irregular. Fica ainda assim um primeiro aviso para Portugal de um adversário que, a bem da verdade, não sido o “papão” que se poderia temer.
FraPor 01
LG 30Min A França tem procurado equilibrar a tendência do jogo mas continua a ser Portugal, ainda assim, a ter mais bola e a mandar no jogo, ainda que nenhuma das selecções consiga criar oportunidades flagrantes de golo.
33' Intervenção segura de Rui Patrício depois de um remate forte de Griezmann.
36' João Félix coloca o pé à bola na resposta a um cruzamento a partir do corredor direito da Selecção de Portugal mas a bola sai pela linha de fundo. E a verdade é que tanto Danilo como Cristiano Ronaldo apareciam em melhor posição para finalizar.
42' Bruno Fernandes foi carregado na zona frontal da grande-área da França por Rabiot mas o árbitro nada assinalou. O jogador do Manchester United ainda ficou durante algum tempo no terreno mas acabou por se levantar sem precisar de assistência.
45'Arbitro Grafismos01 O árbitro dá mais um minuto de compensação num jogo que se aproxima do intervalo com o “nulo” no marcador, o mesmo resultado que se verificou ao intervalo no jogo da final do Euro'2016.
LG Intervalo

Num jogo pautado pelo equilíbrio, tem sido ainda assim Portugal que melhor conseguiu colocar o seu jogo sobre o relvado que poderia mesmo ter permitido o golo num lance em que João Félix desviou a bola pela linha de fundo retirando a Danilo e a Cristiano Ronaldo a possibilidade de, melhor colocados, poderem finalizar para golo.

Do lado da França, aproveitando alguma fadiga de Portugal que pôde “mandar” quase sempre no jogo, a França veio a aproximar-se mais da baliza de Rui Patrício nos últimos 10 minutos, mas ainda assim sem grande perigo e com a defesa de Portugal a controlar as investidas gaulesas e ainda longe da área de acção do guarda-redes.

46' 

Já se joga de novo no Stade de France com França e Portugal a manterem os mesmos “onzes” com que iniciaram este jogo.

Antes mesmo do apito do árbitro houve tempo para um abraço amistoso entre Cristiano Ronaldo e Mbappé, sem dúvidas duas estrelas neste jogo.

FraPor 02
 
 48' Excelente iniciativa de Mbappé a ultrapassar Danilo e a tentar o golo, valendo Rui Patrício que, com a mão esquerda, defende o que já parecia ser o primeiro golo dos franceses.
50'  A França entrou mais ousada neste segundo tempo, a procurar espaços para a entrada do seu jogo no meio-campo de Portugal, num futebol mais aberto por parte das duas equipas.
55' Ao contrário do que aconteceu no primeiro tempo, é agora a França quem vai tendo mais bola e jogando mais junto à grande-área de Portugal.
LG 60Min Jogo mais complicado para Portugal que, ainda assim, continua a conseguir controlar a partida perante uma França que ganhou com uma maior presença de Giezmann junto dos centrais de Portugal.
61'LG Substitui Primeira alteração na Selecção de Portugal... entra Diogo Jota para o lugar de Bernardo Silva.
65'  Portugal está a ter maior dificuldade em subir no terreno perante uma França que começa a ganhar mais as segundas bolas.
67' William Carvalho começa a dar alguns sinais de menor frescura física e poderá ser candidato a surgir envolvido na próxima alteração da Turma das Quinas a determinar por Fernando Santos.
70'  Outro jogador que começa a dar sinais de falta de forças nos lances divididos é Danilo, um jogador que está a jogar agora exactamente em França ao serviço do Paris Saint-Germain.
71'  Didier Deschamps vai apostar em Martial que está já pronto para entrar.
72' Remate de João Félix em posição frontal à baliza da França mas sem força com a bola a ir facilmente para as mãos de Lloris.
73'  Pepe coloca o golo na baliza da França mas o central de Portugal estava em posição irregular e o árbitro auxiliar assinalou correctamente o fora de jogo.
74'LG Substitui Entra agora na selecção da França Martial para a saída de Giroud.
LG 75Min Equilíbrio é a palavra-chave deste jogo entre o Campeão da Europa e o Campeão do Mundo. A França conseguiu subir alguns pontos no jogo durante a segunda metade da partida mas Portugal, depois de acusar alguma fadiga, está a conseguir exactamente isso, equilibrar o jogo na luta pel triunfo final.
76' Vai entrar na Selecção de Portugal o médio Renato Sanches. Com o jogo empatado não será de crer que Fernando Santos esteja já disposto a mexer na linha média pelo que poderá ser João Félix o escolhido para sair da partida no próximo momento de paragem.
77'LG Substitui É Bruno Fernandes que dá o seu lugar a Renato Sanches, com o seleccionador a colocar menos criatividade na linha média de Portugal mas a apostar porventura na maior frescura física do homem que alinha no Lille.
82'  A Selecção de Portugal está a sentir grandes dificuldades em subir no terreno com bola a partir do seu sector defensivo e se Fernando Santos nada fizer a Turma das Quinas poderá mesmo apostar no empate sem golos.
84'LG Substitui Sai na selecção francesa Mbappé para a entrada de Kingsley Coman.
85' Pouco feliz na forma como (não) entrou neste jogo foi Jota, o avançado do Liverpool que pouco ou nada se viu até agora nesta partida.
87'LG Substitui João Moutinho, João Cancelo e Trincão vão a jogo na Selecção de Portugal para as saídas de William Carvalho, Raphael Guerreiro e João Félix.
88'  Últimos minutos deste jogo com o empate sem golos a prevalecer no marcador, afinal o mesmo resultado com que terminou o França-Portugal no Euro'2016 no período regulamentar.
FraPor 03
90'Arbitro Grafismos01 São dados mais três minutos de compensação pelo árbitro espanhol Del Cerro Grande.
92' Grande iniciativa de Trincão com Cristiano Ronaldo a concluir com um remate para uma defesa assinalável de Lloris.
LG Fim

Final do jogo... França e Portugal continuam na liderança do Grupo 3 da Liga das Nações, tendo ambas as selecções 7 pontos depois de três jogos.

Bom jogo da Turma das Quinas em Paris num jogo em que poderia mesmo ter chegado à vantagem no marcador no último lance do jogo, depois de uma excelente iniciativa de Trincão em que Cristiano Ronaldo rematou para uma excelente intervenção de Lloris. A verdade é que, num jogo em que não houve grandes situações de golo, o empate ajusta-se, até tendo em conta que Portugal esteve melho no primeiro tempo e a França conseguiu equilibrar a partida da etapa complementar.

Bom jogo de futebol ainda que sem grandes momentos de magia, algo que se poderia esperar se considerarmos que estiveram em campo alguns dos melhores jogadores do futebol europeu na actualidade. Ficou a faltar o golo final e, porque não recordar, ficou a faltar a finalização de Éder!

Portugal volta a jogar já na próxima quarta-feira no Estádio José Alvalade frente à Suécia, uma vez mais em partida a contar para o Grupo 3 da Liga das Nações.

Pin It