À beira da estreia da Selecção de Portugal no Mundial da Rússia, frente à Espanha, na próxima sexta-feira, há ainda tempo para recordar algumas das melhores imagens do jogo em que a Turma das Quinas venceu a Argélia, no Estádio da Luz, por 3-0, naquele que foi o último jogo de preparação dos comandados às ordens de Fernando Santos. Finalmente já com Cristiano Ronaldo integrado no grupo de trabalho, e também por isso a assumir "naturalmente" a função de capitão da Selecção Nacional, Portugal venceu e convenceu, com uma exibição que não permitiu veleidades à formação argelina às ordens de Rabah Madjer.
Para este jogo, Fernando Santos chamou ao jogo como titulares o guardião Rui Patrício, os defesas Cédric e Raphael Guerreiro nas alas, Pepe e Bruno Alves como centrais, William Carvalho, João Moutinho e Bruno Fernandes na linha média, e uma linha de três avançados que procuraram sempre manter uma enorme mobilidade, concretamente Cristiano Ronaldo ladeado por Bernardo Silva e Gonçalo Guedes, jogadores que por várias vezes trocaram de posições entre si com isso conseguindo confundir a defesa argelina e conquistando espaços determinantes para permitir os golos para Portugal.
Ao minuto 17, Gonçalo Guedes inaugurou o marcador com um golo pleno de oportunidade. William Carvalho encontra Bernardo Silva no corredor atrás da linha defensiva da Argélia, este cabeceou para a zona frontal da grande-área e Gonçalo Guedes, de primeira, remata certeiro para o golo que abriu a contagem. Depois, ao minuto 37, quando todos esperariam que Cristiano Ronaldo surgisse pelo meio, eis que o capitão da Selecção Nacional apareceu encostado à linha a cruzar para o meio onde apareceu Bruno Fernandes a cabecear à ponta-de-lança. Portugal chegava assim ao intervalo a vencer por 2-0.
Já no segundo tempo, e ainda com o mesmo "onze” em campo, Portugal voltou a dilatar a vantagem, uma vez mais por Gonçalo Guedes, com um cabeceamento pleno de intensidade após assistência de Raphael Guerreiro. A Argélia raras vezes respondeu à altura, e Portugal até poderia ter dilatado a vantagem com um golo de João Mário anulado pela intervenção do VAR, algo que Cristiano Ronaldo não aceitou muito bem, talvez pela falta de hábito em lidar com o vídeo árbitro que não existe no futebol espanhol.
Portugal acabou por vencer este jogo por 3-0, mereceu por inteiro o triunfo, e porventura mais importante do que isso mostrou estrar num bom nível de preparação para o Campeonato do Mundo onde irá ter o primeiro jogo oficial na próxima sexta-feira, frente à Espanha, num grupo em que se encontram também as selecções do Irão e de Marrocos.
Já depois do final do jogo, e quando muito público tinha já abandonado as bancadas do Estádio da Luz, houve ainda um protagonista muito especial a merecer muitos aplausos pelos golos que marcou e pela qualidade evidenciada na forma como rematou à baliza. Não será opção para o seleccionador Fernando Santos, até porque não tem idade para jogar pela Selecção Nacional, mas poderá ter um papel preponderante na motivação de Cristiano Ronaldo. Falamos de Cristiano Júnior, que no relvado da Luz, deliciou o público ao brincar com a bola com remates certeiros à baliza desferidos de fora da grande área de forma destemida perante um embevecido CR7. Afinal, como diz o povo pleno de razão... “quem sai aos seus não degenera”!
texto: Jorge Reis
fotos: Luís Moreira Duarte