Frente ao conjunto austríaco do Sturm Graz, o Sporting garantiu esta quinta-feira a primeira vitória na fase de grupos da Liga Europa, num jogo em que até assinou uma entrada em falso, começando a perder, mas em que conseguiu virar o resultado com todos os golos do jogo obtidos na segunda metade da partida, por Gyokeres, num lance de insistência do avançado sueco, ao minuto 75', e por Diomande, num excelente trabalho do centro leonino, em que sobre a linha limite da grande-área, tirou o adversário da frente, puxou a bola para o pé direito e rematou por entre a defesa so Sturm Graz com a bola a aninhar-se no fundo da baliza assinando o 2-1 com que os leões venceram a partida.
Ainda assim, foi a equipa da casa a primeira a chegar ao golo, por Boving, também no segundo tempo, ao minuto 58', acabando a turma leonina por confirmar o favoritismo com que partira para este jogo e virar o resultado final.
Apesar dos três golos no segundo tempo, há que dar conta que a primeira metade do jogo não foi particularmente bem jogada e o Sporting deu muito tempo de avanço ao conjunto austríaco antes de efectivamente entrar no jogo. Rúben Amorim escalou para esta partida um onze formado pelo guarda-redes Adám, ainda Diomande, Coates e Gonçalo Inácio como centrais, também Catamo, Hjulmand, Daniel Bragança e Matheus Reis para a linha média e um trio de ataque formado por Trincão, Gyökeres e Paulinho.
Com esta formação, o Sporting tardou em conseguir fazer a diferença, acabando o primeiro tempo por ser marcado por um futebol menos assertivo por parte das duas equipas e sem grandes oportunidades de golo. Do lado do Sturm Graz, a equipa inicial surgiu formada por Scherpen; Gazibegovic, Affengruber, Wuthrich e Danté; Hierlander, Stankovic e Prass; Kiteishvili; Boving e Sarkaria.
Primeira parte sem chama e sem garra
Mesmo sem grandes oportunidades de golo, houve algumas falhas e erros de ambos os conjuntos, desde logo ao minuto 5' quando Coates esteve à beira de fazer um autogolo, num lance que terminou com uma grande defesa de Adám após o cabeceamento de Kiteishvili. Até ao intervalo, porém, nenhuma das equipas apresentou argumentos para que o resultado sofresse alterações pelo que só mesmo na etapa complementar acabariam por surgir os golos nas duas balizas.
A primeira oportunidade de golo no segundo tempo foi mesmo para o Sporting, com Trincão a ver um excelente cabeceamento levar à defesa do guarda-redes Scherpen. Mas como quem não marca sofre, acabou por ser o Sturm Graz a fazer o golo, ao minuto 58, por Boving. Kiteishvili recebeu a bola com espaço no corredor central, rematou rasteiro ao poste, acabando a bola por ressaltar para Boving que rematou para o 1-0.
Boving mete o Sturm Graz em vantagem! 🙄#sporttvportugal #EuropanaSPORTTV #LigaEuropa #SturmGraz #SportingCP pic.twitter.com/mElyJEDdlD
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) September 21, 2023
Inicialmente ainda houve algumas reclamações por parte dos jogadores do Sporting para um eventual fora-de-jogo do jogador do Sturm Graz, mas no momento do primeiro remate, por Kiteishvili, o capitão do Sporting, Coates, estava a pôr em jogo o avançado Boving pelo que o golo foi bem validado.
Acabou por ser mesmo esse golo sofrido que veio acordar a equipa do Sporting, que passou finalmente a encostar a equipa do Sturm Graz para o seu meio-campo defensivo. Ruben Amorim tirou Trincão e Matheus Reis e apostou em Pote e Nuno Santos, e a turma leonina só ganhou com isso. Ao minuto 66 Gonçalo Inácio não consegue o golo mas fica de mão na cabeça em face da perdida na pequena área da baliza austríaca. Paulinho obrigou Scherpen a uma enorme defesa e, na recarga, Inácio voltou a cabecear para nova defesa magistral de Scherpen, ele que foi felicitado pelos seus companheiros pela forma como evitou o que seria ali o golo do empate para os leões.
Gyokeres marcou o primeiro da virada
Estava no entanto dado o sinal de que os golos do Sporting iriam mesmo aparecer, e foi uma questão de minutos para que isso acontecesse de facto, num lance ao minuto 75' finalizado por Gyokeres, depois de um primeiro remate de Pote para nova defesa de Scherpen, que parecia estar destinado a defender todos os lances.
Viktor Gyökeres⚡
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) September 21, 2023
Tudo empatado! #sporttvportugal #EuropanaSPORTTV #LigaEuropa #SturmGraz #SportingCP pic.twitter.com/mUJCmS0XB5
Desta feita, porém, o guardião do Sturm Graz não segurou a bola que ficou a saltar na pequena-área, aparecendo Viktor Gyokeres a meter o pé antecipando-se a Affengruber que não conseguiu afastar a bola a tempo, acabando mesmo Gyökeres por empurrar em esforço para a baliza assinando o golo do empate.
Ruben Amorim voltou a mexer na sua equipa, fez entrar Edwards, Fresneda e Morita, tirando do jogo Daniel Bragança, Catamo e Hjulmand, e foi com estes elementos no onze que o Sporting acabou por chegar de novo ao golo, confirmando o virar do resultado ao minuto 84' com um trabalho delicioso de Diomandé, central que virou goleador em Graz, tal foi a qualidade do lance que assinou para um golo que irá ficar certamente nas suas melhores memórias.
Depois de recuperar a bola sobre a meia-lua da grande área do Sturm Graz, Diomande tirou um adversário da frente, puxou a bola para o pé direito e rematou com força, rasteiro, levando a bola a passar por entre as pernas dos jogadores da turma austríaca, surpreendendo Scherpen que não conseguiu impedir o golo que fez o 2-1 para o Sporting.
Ousmane Diomande! 🔥
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) September 21, 2023
O Sporting está na frente! ⚡#sporttvportugal #EuropanaSPORTTV #LigaEuropa #SturmGraz #SportingCP pic.twitter.com/AdxOMhnQ3M
Sporting assina bom arranque na Liga Europa
A equipa às ordens de Rúben Amorim assumiu final a liderança no marcador deste jogo, diga-se que com inteira justiça, acabando por vencer este primeiro jogo da Liga Europa na presente época confirmando afinal o favoritismo que partira para este encontro na Áustria, podendo agora centrar atenções no jogo da próxima jornada da I Liga, na segunda-feira em Alvalade onde irá receber o Rio Ave.
Gyokeres sai da Áustria com mais um sinal de que tem tudo para ser um ponta-de-lança capaz de fazer história no clube de Alvalade, e Diomande encontra uma veia de goleador que só irá certamente fazer aumentar o seu valor e a atenção dos grandes tubarões europeus sobre este jovem central que ainda há pouco tempo jogava no escalão escundário do futebol português ao serviço do Mafra.