Depois de um primeiro jogo em Alvalade em que o Arsenal impôs um empate (2-2) na primeira mão dos oitavos-de-final da Liga Europa, o Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os “quartos” da competição ao eliminar a equipa britânica nos penáltis, um adversário que é, recorde-se, líder destacado na Premier League.

Curiosamente, os Gunners ainda foram a primeira equipa a marcar, no primeiro tempo, com um golo apontado por Xhaka, ao minuto 19 do primeiro tempo, mas os pupilos de Rúben Amorim, conscientes de que poderiam equivaler-se à equipa da casa como acontecera no jogo em Alvalade, acreditaram sempre que poderia chegar ao golo anulando a vantagem do Arsenal.

E o golo que anulou vantagens arsenalistas apareceu mesmo, algo que aconteceu mesmo no arranque do segundo tempo, e desde logo com um golo “do outro mundo”, apontado por Pedro Gonçalves, o “Pote” dos leões, num remate desferido dois ou três metros à frente da linha de meio-campo que resultou num fantástico chapéu ao guarda-redes Ramsdale que deixou os adeptos do Arsenal de boca aberta perante a qualidade do golo conseguido para o Sporting.

Arsenal SCP 02

Arsenal SCP 04

Arsenal SCP 06

Arsenal SCP 07

Com aquele golo fantástico por Pote, a eliminatória ficava de novo empatada, tal como acontecer no jogo da primeira mão, acabando o jogo por ter que rumar para o desempate através de pontapés da marca da grande penalidade, isto numa altura em que o técnico Rúbem Amorim, para manter a frescura física da sua equipa, tinha já retirado do jogo os jogadores normalmente mais chamados a bater os castigos máximos, tendo terminado os 120 minuto do jogo jogado com elementos em campo como Chermiti, Essugo, Arthur e Tanlongo, que entraram no segundo tempo por troca com outros elementos porventura mais determinante do esquema táctico dos leões, como Paulinho, Trincão, Matheus Reis, Pote e Edwards. Aliás, convém recordar os onzes iniciais das duas equipas, com Ruben Amorim a chamar a jogo Adán, Diomande, St. Juste e Inácio; Esgaio, Ugarte, Pote e Matheus Reis; Edwards, Paulinho e Trincão.

Arsenal SCP 08

Arsenal SCP 09

Arsenal SCP 11

Arsenal SCP 12

Por seu turno, do lado do Arsenal, Mikel Arteta escolheu para este jogo no estádio Emirates, em Londres, um onze com Ramsdale; Takehiro Tomiyasu, William Saliba, Gabriel e Zinchenko; Nelson, Jorginho, Xhaka e Fábio Vieira; Martinelli e Gabriel Jesus. Curiosamente, Arteta teve que mexer bem cedo na sua equipa, nomeadamente ao minuto 9 quando Takehiro Tomiyasu saiu lesionado, para a entrada de White logo ao minuto 9', e também Saliba, ao minuto 20', igualmente lesionado, dando o seu lugar a Holding ao minuto 21'. Jogaram ainda Saka e Partey, a partir do arranque do segundo tempo, bem como Osdegaard, chamado ao jogo já perto do final do regulamentar.

Feitas as contas, entrando como primeiro facto o empate de 2-2 do primeiro jogo, e os golos entretanto marcados em Londres, um para cada equipa, primeiro para o Arsenal por Xhaka, e depois para o Sporting com o golaço de Pote, houve que ultrapassar um prolongamento disputado sem golos, em que o Sporting soube sofrer, levando a discussão final para os pontapés da marca da grande penalidade, numa altura em que, como já dissemos atrás, os jogadores do Sporting normalmente apontados para os castigos máximos já não estavam em jogo. Apesar disso, Ruben Amorim soube escalar um conjunto de jogadores capazes que não falharam nenhum pontapé de penálti, com St. Juste a abrir, seguido de Esgaio, Gonçalo Inácio, Arthur e Nuno Santos.

Arsenal SCP 14

Arsenal SCP 15

Arsenal SCP 16

Arsenal SCP 17

Marcando à frente dos homens do Arsenal, uma falha dos jogadores ingleses colocaria a pressão acrescida sobre o guarda-redes do Arsenal, e para isso foi determinante a defesa do guardião Adán ao quarto penalti do Arsenal apontado pelo brasileiro Martinelli. Este jogador permitiu a defesa de Adàn, pelo que quando Nuno Santos foi bater o quinto e derradeiro penálti sabia-se que em caso de êxito estava consumado o apuramento. Nuno Santos partiu para a bola, rematou, e a bola foi alojar-se no fundo das redes da baliza de Ramsdale. Estava garantido o apuramento, com os jogadores do Sporting a festejaram no relvado do Emirates deixando muitos adeptos do Arsenal de boca aberta de espanto pela forma como os leões levaram de vencida este conjunto britânico do Arsenal.

O Sporting estará agora presente no sorteio da Liga Europa, lado a lado com mais sete adversários possíveis, para a discussão dos quartos-de-final da Liga Europa, para uma fase da competição em que estão apurados o Sporting, mas também o Roma, Feyenoord, Sevilha, Man. United, Juventus, Union Sain-Gilloise e Bayer Leverkusen. O sortei acontecerá esta sexta-feira a partir das 12:30, e vai ser acompanhado também aqui pelo LusoGolo, o caderno de desporto do portal LusoNotícias.

Arsenal SCP 18

Arsenal SCP 19

Arsenal SCP 20

texto: JR/LusoGolo
fotos:©twitter
Pin It