SPORTING

1
Tiago Tomás, 08'

0

 

ABERDEEN


No jogo em que se jogou o acesso ao play-off que permitirá depois seguir adiante para a fase de grupos da Liga Europa, o Sporting levou a melhor sobre o conjunto escocês do Aberdeen, com um triunfo tangencial (1-0), depois de uma preparação em que tudo deu a ideia de alinhar contra o Sporting que teve mesmo que manejar “com pinças” a recuperação do seu plantel em face dos diversos casos de Covid-19 que afectaram o grupo de trabalho da turma de Alvalade.

O próprio treinador Rúben Amorim foi um dos elementos do Sporting que teve um teste positivo ao Covid-19, sendo mesmo obrigado a estar arredado dos trabalhos do plantel que se manteve no Algarve nos dias que antecederam este jogo. Agora, já em Alvalade, o Sporting entrou melhor no jogo e está a justificar o favoritismo que lhe foi dado, vencendo para já o jogo depois de um golo ao minuto 08' apontado por Tiago Tomás, depois de uma excelente assistência de Vietto.

A formação do Aberdeen esteve em Alvalade com a intenção de discutir a eliminatória e poder seguir adiante na Liga Europa, mas a verdade é que o Sporting entrou melhor no jogo, conseguiu dominar a partida e avança para o playoff da Liga Europa mesmo depois de um final do jogo em que o Aberdeen tentou surpreender mas em que estava já tudo “escrito” por força do golo do jovem Tiago Tomás logo aos 08 minutos.

texto: Jorge Reis

0' Frente ao Aberdeen, o Sporting entra desfalcado de vários elementos que por via do Covid-19 não podem hoje dar o seu contributo à equipa leonina. Assim, ausentes neste jogo estão Max, Renan, Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio, Borja, Palhinha, Rodrigo Fernandes, Pedro Gonçalves e Nuno Santos.
0' O técnico Rúbem Amorim também se encontra entre os elementos do Sporting que foram infectados pelo Covid-19 pelo que também ele está ausente do banco leonino em Alvalade.
0'Sporting

SPORTING - Adán; Coates, Luís Neto e Feddal; Pedro Porro, Matheus Nunes, Wendel e Nuno Mendes; Tiago Tomás, Vietto e Jovane Cabral.

0' No banco de suplentes do Sporting estão André Paulo, Antunes, João Silva, Daniel Bragança, Plata, Joelson Fernandes e Sporar.
0'Aberdeen logotipo ABERDEEN - Lewis; Logan, Hoban, Taylor, Considine e Hayes; Ferguson, McGeouch e Ross McCrorie; Watkins e Hedges.
0' No banco do conjunto escocês estão como suplentes Cerny, Ojo, McGinn, McLennan Hernández, Wright e Edmondson.
0' Refira-se que este é o jogo de estreia do Sporting na presente época e no qual há um total de 12 elementos do grupo de trabalho leonino que não podem estar presentes para este jogo, nomeadamente nove jogadores, o treinador, o médico e um elemento do staff, todos testados positivos ao Covid-19.
1' Começa o jogo no relvado de Alvalade.
05' Com Sporar a ficar de fora neste jogo, o Sporting surge em campo com Jovane como ponta-de lança, apoiado por Tiago Tomás no corredor direito e Vietto à esquerda.
08'LG Golo002 GOLO... é do SPORTING... marca o miúdo TIAGO TOMÁS
09' Simplesmente eficaz, o Sporting marca no primeiro lance em que conseguiu colocar a bola junto da baliza do conjunto escocês num lance em que Vietto viu bem o posicionamento do jovem Tiago Tomás para quem endereçou a bola, com este a responder com um pontapé colocado ao poste mais distante para o 1-0.
 
10' Com 18 anos, três meses e nove dias, Tiago Tomás é o segundo jogador mais jovem do Sporting a marcar em competições europeias logo depois de Litos, antiga glória do Sporting que marcou então com 17 anos.
SCP TiagoTomas 01
LG 15Min Em vantagem no marcador, o Sporting tem conseguido gerir a partida controlando os momentos do jogo e justificando o 1-0 que se observa no marcador desde o minuto 08'.
20' O Aberdeen não consegue ser assertivo no último terço do terreno quando ataca e isso ajuda a que a turma do Sporting mantenha o domínio no jogo.
LG 30Min O Sporting continua a ter mais futebol mas não poderá facilitar porque o Aberdeen pode surpreender nas transições perante um Sporting que está a sentir alguma dificuldade para colocar velocidade no jogo. 
31'Arbitro Amarelo01 Cartão amarelo para Vietto.
40' JOVANE esteve perto de marcar o segundo para o Sporting mas valeu ao Aberdeen a boa intervenção do seu guarda-redes Lewis.
45'Arbitro Grafismos01 O árbitro montenegrino Nikola Dabanovic que dirige esta partida não deu qualquer minuto extra no final dos 45 minutos.
LG Intervalo Tempo de intervalo no Estádio de Alvalade num jogo em que o Sporting está a vencer perante um adversário que tem que correr atrás do prejuízo, tendo o conjunto leonino, a julgar pelo que se pôde ver nos primeiros 45 minutos, todas as condições para ultrapassar esta pré-eliminatória no caminho para a Liga Europa.
46' Já se joga em Alvalade com Sporting e Aberdeen a manterem ambos os respectivos “onzes”.
 57' Oportunidade para TIAGO TOMÁS depois de um cruzamento de Porro para o jovem avançado leonino não conseguiu dar a melhor resposta ao lance e perdeu o que poderia ser o segundo golo para o Sporting.
LG 60Min O Sporting continua a estar alguns pontos acima do conjunto do Aberdeen mas não o suficiente para se adiantar mais no marcador que continua a dar conta de uma vantagem tangencial para os leões.
64'Arbitro Amarelo01 Cartão amarelo para Tiago Tomás na formação leonina.
67' Fica por exibir um cartão amarelo claro a McGeouch por um puxão de camisola a Wendell.
69'LG Substitui Entra na equipa do Aberdeen o avançado Wright para a saída de McGeouch.
LG 75Min Na equipa do Sporting prepara-se para entrar Sporar visando porventura dar outra frescura física ao ataque verde e branco em que os dois conjuntos começam a acusar o desgaste físico.
77'LG Substitui Sai na formação do Sporting o jovem Tiago Tomás, o marcador do golo que vai fazendo o resultado neste jogo, e entra para o seu lugaro também avançado Sporar.
81'LG Substitui  Sai Watkins para a entrada de Edmondson na turma escocesa.
82' O Sporting não pode permitir ser surpreendido nestes dez minutos finais sob pena do Aberdeen poder acreditar na capacidade de inverter o marcador e com isso deixar o Sporting fora do caminho para a fase de grupos da Liga europa.
85'LG Substitui Sai Wendell para a entrada de Daniel Bragança no conjunto leonino.
87'LG Substitui Lugar a Gonzalo Plata na equipa do Sporting por troca com Porro.
88'  O Sporting limita-se a controlar os lances e permite-se mesmo correr algum perigo mas continua em vantagem nestes minutos finais.
89' Remate de Hedges... esteve à vista o empate no jogo.
90'Arbitro Grafismos01 A árbitro montenegrino dá mais 04' minutos de compensação nesta partida.
90'+03'Arbitro Amarelo01 Cartão amarelo para Ferguson.
SCP Aberdeen 01
LG Fim

Termina o jogo em Alvalade com o Sporting a seguir adiante para o playoff da Liga Europa. Contra todas as contrariedades, o grupo de trabalho às ordens de Rúben Amorim deu uma resposta positiva a este adversário escocês e, por força do golo de Tiago Tomás ao minuto 08', garante a vitória naquele que foi o primeiro jogo oficial dos leões na presente temporada.

O Sporting volta a jogar no próximo domingo às 18h30, na segunda jornada da Liga NOS frente ao Paços de Ferreira no campo desta equipa. Depois, na próxima quinta-feira, o adversário será o Lask Linz, equipa que os leões terão que ultrapassar se quiserem seguir para a fase de grupos da Liga Europa.

 

Pin It