Ambicioso, o Sporting começou da melhor forma, com um golo de Trincão, um jogo que desde logo havia começado mal, com mais de 20 minutos de atraso já que o Sporting viajou do hotel onde estava instalado em Marselha para o Estádio do Vélodrome sem escolta policial, acabando por chegar bem mais tarde do que seria normal. Certo é que apesar do atraso e das muitas críticas feitas pelo técnico do Marselha, relativamente a um atraso cuja culpa nem foi ralmente do Sporting, os leões deram corpo à ambição e antes mesmo de concluído o primeiro minuto do jogo já estavam a ganhar, com um golo de Trincão num movimento da direita para o meio com um remate colocado a fazer o primeiro golo num estádio vazio de público.

Num jogo como este da terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, perante um Marselha que jogava sem o apoio do seu público, era de esperar que o Sporting pudesse embalar para a terceira vitória nesta competição na presente temporada, mas aí surgiu o guarda-redes Adám a enterrar por completo a ambição dos leões, oferecendo o golo do empate para o Marselha, permitindo o segundo golo dos franceses por má colocação entre os postes e, logo depois, cometendo um erro clamoroso ao cortar um lance com a mão fora da grande-área, quando Ricardo Esgaio parecia ter a jogada controlada. O árbitro não hesitou, mostrou o cartão vermelho a Adám e o Sporting, então já a perder, passou a jogar com 10 elementos.

Como se tanta falta de acerto e de sorte — que neste jogo não quis nada com os leões —, não bastasse, Franco Israel, o jovem guarda-redes que substituiu Marcus Edwards para que o Sporting continuasse com um guarda-redes em campo, saiu mal a um cruzamento e permitiu de forma fácil para o Marselha o terceiro golo da formação gaulesa. Aos 28 minutos de jogo, por culpa própria, o Sporting já perdia por 3-1 e jogava apenas com dez unidades, não podendo aspirar mais do que procurar diminuir o prejuízo.

Sporting Marselha 02

Sporting Marselha 03

Sporting Marselha 04

Ruben Amorim tocou a reunir, ao intervalo trocou quatro jogadores, fazendo sair St. Juste, Nuno Santos, Ugarte e Pote para as entradas de Marsá, Nazinho, Sotiris e Paulinho, conseguindo com isso estancar a “hemorragia” de e recuperar alguma qualidade e tranquilidade para o futebol do Sporting, que passou a equilibrar melhor os acontecimentos mesmo estando a jogar em inferioridade numérica. Foi ainda assim o Marselha a marcar de novo, pelo ex-portista Mbemba, numa recarga a uma defesa incompleta de Franco Israel ao minuto 85', quando nada mais havia a fazer pela entretanto desaparecida ambição leonina.

O Sporting terá agora que jogar com o Marselha na próxima semana em Alvalade, num jogo em que Adám irá dar o seu lugar a Franco Israel, situação que por si só poderá levar Rúben Amorim a chamar o jovem guarda-redes para a titularidade na próxima jornada da I Liga, no sábado no terreno do Santa Clara dos Açores.

Sporting Marselha 05

Sporting Marselha 06

Sporting Marselha 07

Por via das duas vitórias entretanto já conseguidas nas jornadas anteriores desta fase de grupos da Champions League, nada está perdido para o conjunto às ordens de Ruben Amorim, e até pelo que se viu no segundo temp deste jogo no vazio Vélodrome, os leões terão equipa para vencer o próximo jogo entre os dois conjuntos, principalmente se jogar sem receio e de novo com ambição, mas também com a cabeça bem colocada em cima dos ombros.

Já o Marselha, que venceu sem qualquer contestação, irá querer agora repetir o mesmo triunfo no próximo jogo, onde caberá à organização portuguesa do jogo tudo fazer para que o Marselha chegue a hora ao encontro de Alvalade, algo que os marselheses não conseguiram. Que essa seja então a primeira vitória do Sporting antes mesmo do apito do árbitro para o arranque do jogo da próxima quarta-feira. Depois disso, com a bola a rolar, que o Sporting possa continuar vencedor, então já com os golos a seu favor.

Sporting Marselha 08

Sporting Marselha 09

texto: Jorge Reis
fotos: ©Twitter
Pin It