A equipa do Sporting sofreu esta terça-feira um verdadeiro choque perante a realidade da diferença do futebol português para o topo das equipas do futebol inglês e mundial, na circunstância o poderoso Manchester City de Pepe Guardiola, Rúben Dias, Cancelo e Bernardo Silva. Este último, aliás, marcou por duas vezes e foi mesmo nomeado no final como o homem do jogo, com uma exibição de categoria que lhe valeu da parte do seu treinador palavras elogiosas ao afirmar que o Bernardo é dos poucos que tem a capacidade de pensar o jogo conforme este ocorre. Quanto aos leões de Alvalade, Rúben Amorim apostou num onze com Porro e Matheus Reis nos corredores, no apoio a uma linha de três centrais — Ricardo Esgaio, Coates e Gonçalo Inácio — atrás de Palhinha e Matheus Nunes, sobrando a acção mais ofensiva para o trio “PSP” — Pote, Sarabia e Paulinho.

Do outro lado, Pepe Guardiola apresentou um onze sem grandes surpresas, com Cancelo, Rúben Dias e Bernardo Silva no “onze” titular, lado a lado com jogadores como De Bruyne, Sterling, Foden ou Mahrez. Esta equipa acabou por dar conta da enorme diferença de qualidade entre os dois conjuntos e a goleada imposta no final por 0-5, com dois golos de Bernardo Silva, sem dúvida o melhor elemento em campo, só evidenciou a diferença entre o sonho do futebol do Sporting que vai dando para uma boa prestação na I Liga portuguesa mas que fica ainda assim muito aquém da realidade do futebol do Manchester City, claramente uma equipa de “outro campeonato” em que a realidade é muito mais forte e mais prática e em que o futebol português se limita a conseguir um ou outro resultado positivo sem que isso implique sequer uma paridade entre ambos.

No final, o Sporting acabou ainda assim por ser “premiado” por uma enorme ovação por parte do público de Alvalade, consciente de que os pupilos de Rúben Amorim deram o seu melhor perante um adversário de outra galáxia, mostrando afinal, e apesar do peso da derrota, a comunhão que a equipa leonina mantém com o seu público. O Sporting terá agora que viajar até Manchester para defrontar o City, numa segunda mão destes oitavos de final da Liga dos Campeões onde tudo estará já certamente decidido, mas onde o Sporting irá querer levantar a cabeça e provar que consegue mais do que simplesmente encaixar cinco golos sem resposta.

FICHA DO JOGO

texto: Jorge Reis
fotos: ©twitter
Pin It