Quando o resultado de um jogo de uma noite de Liga dos Campeões, por muito pesado que seja, é relegado para segundo plano por força das declarações do técnico da equipa que perdeu, é porque ou o resultado foi mesmo mau ou as declarações deixaram em aberto grandes revoluções. Ora, depois da derrota do FC Porto por 1-5 na recepção ao Liverpool, o facto da noite acabou por resultar das declarações de Sérgio Conceição que, acusando os seus jogadores de serem os grandes culpados da goleada sofrida por não terem ouvido o que ele lhes pediu, afirmou que a derrota foi “vergonhosa”, os seus júniores “fariam certamente melhor” e que iria “falar com o presidente”: “Se não me ouvem não estou aqui a fazer nada!”

Estava assim dado o mote para o rescaldo de uma noite de Liga dos Campeões que terminou com duas derrotas das equipas lusas em competição, nomeadamente o FC Porto que perdeu em casa com o poderoso Liverpool por um claríssimo 1-5, e ainda do Sporting que em Dortmund, na Alemanha, frente ao Borússia, perdeu por 1-0 num jogo em que ficou claro que o Sporting poderia ter feito um pouco melhor e terá mesmo merecido pelo menos o empate. A noite terá sido vergonhosa dentro das quatro linhas do relvado do Estádio do Dragão, mas nem por isso o foi em Dortmund onde o Sporting somou nova derrota nesta competição mas em que Rúben Amorim, o técnico dos leões, terá continuado a ver crescer a sua equipa num início de época ainda assim de menos fulgor do que foi a anterior.

FCP Liverpool 03

FCP Liverpool 04

Mas vamos por partes e comecemos por olhar para a realidade do jogo no Estádio do Dragão que opôs o FC Porto e o Liverpool, encontro em que a turma inglesa surgia naturalmente como favorita mas em que se esperava um resultado mais equilibrado e não tanto o 1-5 que acabaria por se verificar no final. Logo no arranque do jogo, e antes mesmo do apito inicial do árbitro, Pepe era “baixa” confirmada na equipa com o técnico Sérgio Conceição a ter que apostar em Fábio Cardoso, central que assim se estreou na formação azul e branca e logo num jogo com esta importância. Depois, logo aos 14 minutos, também Otávio ficava “out” neste jogo, acusando uma lesão que o obrigou a dar o seu lugar a Fábio Vieira. E quando os azares ainda se digeriam entre os dragões, o primeiro golo do jogo surgiu com demasiada facilidade para o Liverpool, apontado pelo egípcio Salah que tirou o fácil partido do erro clamoroso de Zaidu.

A perder, o FC Porto poderia tentar responder mas a verdade é que o Liverpool continuou por cima dos acontecimentos e a tirar o melhor partido de um jogo que continuava a ser dominado sem grande esforço pelo Liverpool. Curiosamente, o segundo golo até demorou algum tempo para aparecer uma vez mais na baliza do FC Porto, mas apareceu mesmo e aos 45 minutos, agora por Mané que tirou o melhor partido de uma falha do guardião Diogo Costa. Os comandados de Sérgio Conceição recolhiam assim aos balneários vergados pelos golos do Liverpool e sem grande capacidade de resposta que não conseguiram sequer recuperar durante o intervalo.

FCP Liverpool 05

FCP Liverpool 01

Ao minuto 60 o egípcio Salah bisava no jogo, com mais um golo pleno de qualidade em resposta a uma assistência de Curtis Jones, assinando assim o 1-3, havendo ainda tempo e espaço para aparecer em jogo o brasileiro Firmino com mais golos para o resultado final de 1-5. Nada fica fechado no que diz respeito à discussão do FC Porto pela continuidade depois desta fase de grupos, mas a verdade é que esta pesada derrota pode ter consequências até no ânimo da equipa portista, algo a ver mais lá para a frente, para já no próximo dia 19 de Outubro quando a equipa às ordens de Sérgio Conceição tiver que defrontar o AC Milan. Aí, no entanto, o FC Porto tem tudo para construir outra história e com um resultado vencedor... para bem do futebol português.

Já no que diz respeito ao jogo do Sporting em Dortmund, um golo apontado por Malen aos 37 minutos acabou por ilustrar o resultado final, uma derrota para os leões que deixou ainda assim sobre a mesa a capacidade da equipa de Rúben Amorim para fazer mais e melhor nesta fase de grupos da Liga dos Campeões. Pela frente os "Leões” terão agora pela frente uma jornada dupla frente ao Besiktas antes de voltarem a encontrar esta equipa do Borússia de Dortmund, desta feita em jogo a realizar no Estádio de Alvalade.

Dortmund SCP 01

Dortmund SCP 02

Dortmund SCP 04

texto: Jorge Reis
fotos: ©UEFA
Pin It