PAOK

2

Vertonghen 63' (PB)
Zivkovic 75'


1
Rafa 90'+03'


BENFICA


Com Jorge Jesus de regresso ao cargo de treinador principal, o Benfica foi eliminado esta terça-feira da corrida pela Liga dos Campeões ao ser derrotado pelos gregos do PAOK que venceram os “encarnados” por 2-1. Uma segunda parte de muito má competência por parte da equipa de Jorge Jesus, depois de uma primeira parte positiva, acabou por dar ao PAOK do português Abel Ferreira uma oportunidade que poucos esperariam e que os gregos aproveitaram da melhor maneira, garantindo uma vitória por 2-1 e atirando o Benfica para a Liga Europa, afinal a competição que realmente sempre assentou que nem uma luva a Jorge Jesus, ele que falhou sempre no “exame” decisivo da Champions e que volta a falhar este ano depois de ter conquistado a Libertadores na América do Sul.

Sendo certo que a Libertadores está muitos furos abaixo da realidade da Champions League, Jorge Jesus entra da pior forma na temporada de 2020-2021 com uma estreia amarga e uma eliminação que ninguém esperaria, até porque este PAOK esteve claramente ao alcance do Benfica. Com Seferovic e Pizzi no primeiro tempo, o Benfica teve tudo para chegar ao golo antes do intervalo. Depois, perante a um PAOK mais adiantado no terreno, o Benfica surgiu com menos controlo defensivo, menos velocidade, e sem capacidade de recuperar nomeadamente a partir do momento em que o a equipa da casa chegou à vantagem, curiosamente com um golo na própria baliza apontado por um dos reforços deste novo Benfica, Vertonghen, que até assinou um bom jogo em termos globais.

texto: Jorge Reis

0'PAOK logotipo

PAOK - Zivkovic; Michailidis, Varela, Ingasson; Crespo, El Kadouri, Schwab e Giannoulis; Pelkas, Akpom e Tzolis.

0' A equipa do PAOK é orientada pelo português Abel Ferreira e tem no banco de suplentes Paschalakis, Mihaj, Swiderski, Andrija Zivkovic, Biseswar, Esiti e Ninua.
0'Benfica01 SL BENFICA - Vlachodimos; André Almeida, Rúben Dias, Vertonghen e Grimaldo; Pedrinho, Weigl, Taarabt e Everton; Pizzi; Seferovic.
0' No bando dos “encarnados”, Jorge Jesus tem como opções o guarda-redes Helton Leite e ainda Gilberto, Gabriel, Darwin, Waldschmidt, Rafa e Vinícius.
1' Começa o jogo no Estádio Toumba em Salónica, Grécia
1'Arbitro Amarelo01 Cartão amarelo para Pelkas por carga fora de tempo sobre Vertonghen
3' Lance de periogo na área do Benfica com a bola a ser cruzada por Tzolis e a chegar a um companheiro de equipa que não conseguiu dar o toque final... fica o aviso para os “encarnados”. 
6' O PAOK dá sinais de querer discutir desde o primeiro instante a posse de bola e não dá espaço aos jogadores do Benfica entrando mesmo com alguma dureza sobre os pupilos de Jorge Jesus, situação que já valeu um primeiro cartão amarelo a Pelkas.
10'  Num jogo em que não existe vídeo-árbitro, as decisões estão a cargo de Felix Brych, árbitro alemão que dirigiu a final da Liga Europa entre Benfica e Sevilha, mas também o jogo entre PAOK e Benfica em 2018, partida em que os “encarnados” venceram por 4-1.
Arbitro Brych
 15'LG 15Min Cabeceamento de Michailidis a obrigar Vlachodimos a uma defesa atenta.
 20' Dois pontapés de canto consecutivos para o Benfica que encosta a equipa do PAOK à sua grande-área.
 25' Excelente remate de Taarabt em zona frontal à baliza do PAOK obrigado o guardião Zivkovic a defender com os punhos...
27' Cabeceamento de Seferovic na pequena-área a falhar um golo que nestas competições não se podem falhar. 
28'Arbitro Amarelo01 Cartão amarelo para Fernando Varela que desviou um remate de Taarabt que levava selo de golo
29'LG Poste Remate de Pizzi a partir da marcação de um livre directo com a bola a bater no canto superior direito da baliza de Zivkovic... o guarda-redes ainda lá foi mas não poderia ter feito nada se a bola tivesse ido um ou dois centímetros mais “para dentro”...
30'LG 30Min O Benfica está a fazer quase tudo bem, a merecer mais, mas ainda sem conseguir transformar em golos o domínio que tem mantido no jogo.
34'  Primeiro pontapé de canto para o PAOK no jogo.
40' O Benfica a previlegiar a posse de bola num jogo em que poucas vezes o PAOK tem conseguido chegar à área da baliza à guarda de Vlachodimos.
42' Remate de longe de Pedrinho a obrigar Zivkovic a desviar para a linha de fundo. Grande remate do novo médio brasileiro dos “encarnados”
 
43'Arbitro Amarelo01  Cartão amarelo para André Almeida
 44'Arbitro Amarelo01 Carga de Michailidis a merecer o cartão amarelo...
45'Arbitro Grafismos01 O árbitro dá mais dois minutos...
LG Intervalo

Tempo de intervalo com as duas equipas empatadas sem golos...

Notas positivas para algumas exibições individuais na equipa do Benfica, nomeadamente Taarabt, Pedrinho, Everton e Pizzi que tem vindo a ser um dos elementos mais activos em campo.

Ao invés, pouco assertivo no momento da conclusão tem estado Seferovic que em três ocasiões poderia ter feito particularmente melhor junto à baliza de Zivkovic.

Nota para o facto de Jorge Jesus ter um banco recehado de opções ofensivas, com elementos como Rafa, Waldschmidt, Vinícius e Darwin, isto para além de Gabriel para a linha média e do defesa brasileiro Gilberto.

46' Já se joga de novo em Salónica com as duas equipas a manterem os mesmos “onzes”...
 50'

No único lance em que a equipa do PAOK conseguiu descer no terreno a provocar perigo junto à baliza do Benfica num lance em que os defesas do Benfica ficaram à espera de um fora-de-jogo que não foi assinalado. 

54'  Dois lances em que Ruben Dias deu o corpo à bola para evitar que esta chegasse à baliza de Vlachodimos
 56' Grande lance com Everton a rematar já dentro da pequena-área a obrigar Zivkovic a defesa apertada para a linha de fundo... excelente combinação de Pedrinho que viu o movimento de Everton e colocou a bola dentro da área ao alcance do novo número 7 do Benfica...
 Pedrinho SLB    Everton SLB
 60'LG 60Min O Benfica continua a ter mais bola, a jogar no meio-campo contrário, mas está a faltar a eficácia na finalização de um homem-golo que parece que não está em campo.
 63'LG Golo

GOLO... é do PAOK

Auto-golo de Vertonghen!

Lance de ataque bem construído pelo PAOK a apanhar a defesa do Benfica em contrapé e a surpreender Vlachodimos que acaba por ser batido pelo desvio do seu companheiro Vertonghen

 
65' LG Substitui

Sai Pedrinho para dar o seu lugar a Darwin

A verdade é que Pedrinho estava a jogar bem mas Jorge Jesus entende que tem que reforçar o ataque

66'LG Substitui Entra na equipa do PAOK o jogador ex-Benfica Andrej Zivkovic para o lugar de Pelkas
71' LG Substitui Nova alteração na equipa do Benfica com a entrada de Vinicius para o lugar de Seferovic
75'LG Golo

GOLO

Segundo do PAOK e é Zivkovic que marca o segundo do jogo... não festeja e levanta as mãos a pedir desculpa mas a verdade é que acaba por marcar um golo fácil.

 
Zivkovic SLB
76'LG Substitui  Sai Taarabt para a entrada de Rafa... o Benfica tem que correr atrás do prejuízo e tem 15 minutos para dar a volta aos acontecimentos se quiser chegar ao play-off da Champions.
 78'Arbitro Amarelo01 Carga de Swab sobre Rafa e aí está o “amarelo” ao jogador do PAOK
 87' Cartão amarelo para um elemento do banco de suplentes do PAOK
88' O PAOK, contra aquilo que foi o jogo em termos de posse e domínio do jogo, à beira de conseguir a passagem para o play-off da Liga dos Campeões
 90'Arbitro Grafismos01 O árbitro dá mais conco minutos e Jorge Jesus olha para o relógio sem soluções para dar a volta a uma situação que não esperava
JorgeJesus
 90'+03'LG Golo002  GOLO... marca RAFA... é do BENFICA
 FINALLG Fim

O PAOK segue em frente na Liga dos Campeões... o Benfica fica pelo caminho e segue para a Liga Europa

Fica assim desde já fora do alcance o primeiro grande objectivo da época do Benfica, que nem sequer consegue chegar ao play-off da Liga dos Campeões, algo que contraria o alto investimento que o Benfica fez para esta temporada e que deita por terra as pretensões benfiquistas, levando certamente os responsáveis do clube da Luz a terem que repensar a temporada de 2020-2021 que agora começa.

Jorge Jesus tem pela frente uma campanha para a Liga Europa, afinal a “sua” competição da UEFA, sem conseguir aquele que era o seu objectivo prioritário.

 

Pin It