OLYMPIQUE LYONNAIS

3

Andersen, 4'
Depay, 33'
Traoré, 88'

1

Seferovic, 76'
 

BENFICA

Frente a um Olympique Lyonnais que foi sempre superior, e que soube jogar com as circunstâncias do jogo que lhe foram favoráveis, com um golo logo aos 04 minutos e a lesão de Ferro a acontecer pouco depois, o Benfica acumulou novo desaire na sua campanha na Liga dos Campeões, com uma derrota frente ao Lyon, num jogo em que algumas opções de Bruno Lage deixaram muito a desejar.

Tomás Tavares no corredor direito da defesa foi quase sempre uma porta aberta para os homens do Lyon, Gedson procurou rematar à baliza mas pecou pela falta de objectividade na forma como nunca construíu jogo, e Carlos Vinícius foi um elemento a menos na equipa do Benfica, ele que não ganhou uma bola, com uma apatia inexplicável ao longo de todo o jogo, chegando mesmo a “esconder-se” em alguns lances sem permitir linhas de passe aos seus companheiros.

Para o segundo tempo, Bruno Lage ainda chamou ao jogo Seferovic e Pizzi, e particularmente este último mostrou que poderia ter sido ele o titular, pela forma como mexeu no jogo durante o tempo em que esteve em campo, ele que já havia sido determinante no jogo do passado fim-de-semana frnte ao Rio Ave. Certo é que Pizzi comelou este jogo no banco, Lage preferiu apostar em elementos mais novos, mas a frescura física que terá sido o objectivo do técnico do Benfica revelou-se afinal menos importante do que a experiência e o traquejo que elementos como Pizzi ou André Almeida possuem e que não deram a este jogo.

Perante tudo isto, o Lyon ganhou por 3-1 e justificou em absoluto este triunfo, afinal a terceira derrota do Benfica na presente campanha da Liga dos Campeões. O Leipzig, que esta terça-feira venceu o Zenit, no terreno deste, por 0-2, é agora o líder do Grupo G com nove pontos, surgindo o Lyon na segunda posição com sete pontos, o Zenit com quatro pontos é terceiro neste grupo e o Benfica fechaa tabela na última posição com apenas três pontos.

O Benfica tem ainda que jogar no terreno dos alemães do Leipzig, líderes do grupo, a 26 de Novembro, tendo depois que receber no Estádio da Luz, no derradeiro jogo desta fase de grupos, o Zenit num jogo que poderá ser determinante até para o apuramento dos "encarnados" para a Liga Europa.

0'

Tudo a postos em Lion para a recepção do Olympique Lyonnais ao Benfica, em jogo da quarta-ronda da Liga dos Campeões, partida que os "encarnados", mesmo a jogarem fora de casa, acreditam que poderão vencer e tudo farão para que tal aconteça, até porque sabem que só uma vitória poderá permitir ao Benfica manter a ambição de seguirem adiante desta fase de grupos.

A ocupar actualmente o último lugar do Grupo G da Liga dos Campeões, com três pontos, conquistados contra este mesmo Lyon no jogo realizado no Estádio da Luz, o Benfica precisa de somar os três pontos para subir à segunda posição do grupo e entrar numa zona mais tranquila na classificação. Ao invés, uma derrota volta a colocar o Lyon em posição favorável, e deixa o Benfica "agarrado à máquina" a fazer contas com os resultados dos adversários nas duas jornadas que terão ainda que ser disputadas.

Para já, são já conhecidos os “onzes” que irão evoluir no relvado da turma francesa.

0'Benfica01 BENFICA - Vlachodimos; Tomás Tavares, Rúben Dias, Ferro, Grimaldo; Gedson, Florentino, Gabriel, Cervi; Chiquinho e Vinícius
0'Olympique Lyonnais LYON - Anthony Lopes; Dubois, Andersen, Denayer e Koné; Thiago Mendes, Tousart e Aouar; Reine-Adélide, Dembélé e Depay
0'

Nos bancos de suplentes, as duas equipas têm as seguintes opções...

BENFICA (Suplentes) - Zlobin, André Almeida, Jardel, Pizzi, Taarabt, Seferovic e Raul de Tomás.

LYON (Suplentes) - Taturusanu, Rafael, Marcelo, Traoré, Jean Lucas, Cornet e Cherki.

0' Destaque-se no Benfica a aposta continuada de Bruno Lage em Chiquinho e Carlos Vinícius para a dupla ofensiva dos "encarnados", deixando no banco de suplentes Seferovic e Raul de Tomás. Ainda assim, e comparativamente com o último jogo da turma da Luz, frente ao Rio Ave, Lage aposta agora em Tomás Tavares e Gedson, saindo da equipa titular André Almeida e Pizzi, ambos a começarem o jogo no banco de suplentes.
1'  Já se joga em Lyon...
3' Primeiro pontapé de canto... é para o Lyon
4'LG Golo GOLO... é do LYON
Lyon Benfica 03
5' Desconcentração da defesa do Benfica na resposta a um pontapé de canto curto do Lyon a aparecer Andersen a cabecear para o primeiro golo da equipa da casa depois de um cruzamento de Depay.
7' O Benfica entrou mal no jogo com um erro defensivo que permitiu ao Lyon adiantar-se no marcador e terá agora a turma às ordens de Bruno Lage que correr atrás do prejuízo.
10' Início de jogo em grande velocidade com o Lyon a ter mais posse de bola frente a um Benfica que procura agora reagir ao golo sofrido.
12'  Ferro e Vlachodimos chocam entre si na pequena área e o central do Benfica fica no chão muito combalido.
13' Jardel começa a realizar exercícios de aquecimento... Ferro não está bem e vai ter que sair.
14' As coisas não estão a correr nada bem ao Benfica... depois do golo sofrido logo ao minuto 04', eia que agora sai Ferro lesionado, em maca e com um colar cervical depois de um choque com o guarda-redes do Benfica Odysseas Vlachodimos. Vai entrar Jardel...
LG 15Min O jogo continua parado para assistência a Ferro que vai deixar as quatro linhas em maca.
16'LG Substitui Entra Jardel para o lugar do lesionado Ferro. O Benfica terá agora que se reconstruir e reentrar no jogo.
18' O Benfica troca agora a bola no seu meio-campo defensivo frente a um Lyon que parece estar bem melhor do que esteve no jogo de há duas semanas no Estádio da Luz.
20' Quando tanto se fala em profundidade no jogo do Benfica, a verdade é que esse factor está e défice com o conjunto às ordens de Bruno Lage a não coseguir construir nos últimos trinta metros do meio-campo ofensivo, acabando o jogo por resultar muito mais fácil para o Lyon que tem ainda a seu favor o facto de estar na frente do marcador podendo fazer tudo de forma mais tranquila.
25' Lance com muito perigo junto da baliza de Vlachodimos com a bola a passar perto do poste direito com o guarda-redes já batido por via de um ressalto.
27' O Lyon leva neste momento 52% de posso de bola... mais posse para a turma francesa face a um Benfica que não consegue construir lances ofensivos com eficácia.
LG 30Min  O Lyon vai justificando a vantagem num jogo em que tem tido mais bola e maior capacidade ofensiva face a um Benfica que continua sem soluções na zona de finalização.
 32' Lance ofensivo do Benfica com trocas de bola ao primeiro passe com Cervi a terminar com um remate de longe naquele que foi um bom apontamento do ataque do Benfica.
33'LG Golo001 GOLO... é o segundo para o Lyon... marca Depay depois de um erro claro de Tomás Tavares
Lyon Benfica 02
34' Tomás Tavares com um erro crasso a deixar passar Aouar que, sozinho no flanco, cruza para a entrada de Depay com este a fazer o golo, o segundo para o Lyon. 
38' Tudo muito fácil para o Lyon que joga com a tranquilidade de quem vence por duas bolas a zero, face a um Benfica que está algo perdido no terreno a jogar sem bola.
42' O Benfica precisa rapidamente do intervalo para que Bruno Lage possa incutir maior tranquilidade aos seus jogadores que não estão a conseguir equilibrar os acontecimentos no relvado do Lyon.
44'LG Amarelo Cartão amarelo para o médio benfiquista Gabriel por falta sobre Dubois.
45'Arbitro Bandeirinha01  O primeiro tempo vai ter mais cinco minutos de compensação, muito por força do tempo perdido aquando da saída de Ferro lesionado.
45'+02' Remate de Chiquinho... de primeira... valeu a defesa por instinto de Anthony Lopes. Vai ser pontapé de canto para o Benfica...
45'+03'  Perigo para a baliza de Anthony Lopes, o Benfica ganha um segundo pontapé de canto, mas deste nada resulta. Fica ainda assim a indicação de que o Benfica pode levar perigo à baliza do Lyon e Bruno Lage terá que dizer isso mesmo aos seus jogadores.
LG Intervalo

Tempo de intervalo no embate entre Lyon e Benfica... a turma francesa está na frente de um jogo que tem feito por merecer a vantagem face a um Benfica que começou o jogo a perder, ficou sem o concurso de Ferro, lesionado, e nunca mais se encontrou no relvado da turma gaulesa.

A bem da verdade nem sequer se poderá dizer que a vantagem do Lyon é excessiva já que tem sido efectivamente a equipa francesa que mais tem feito para justificar a vantagem, frente a um conjunto do Benfica que apenas nos últimos minutos do primeiro tempo conseguiu construir alguns lances de perigo para a baliza à guarda de Anthony Lopes.

 46'LG Substitui

Recomeça o jogo em Lyon com Seferovic a entrar para o lugar de Gedson Fernandes. Recorde-se que o Benfica teve que abdicar de Ferro, lesionado, já depois do Lyon ter apontado o primeiro golo neste jogo logo aos 04' minutos.

Por seu turno, o Lyon mantém o “onze” com que iniciou a partida.

Do primeiro tempo fica o registo de algumas opções falhadas de Bruno Lage, nomeadamente em Tomás Tavares, claramente em défice na equipa do Benfica, e Gedson, que na linha média dos "encarnados" também não tem conseguido dar a melhor resposta às necessidade do conjunto benfiquista.

48' Livre perigoso para a baliza do Lyon depois de uma falta sobre Grimaldo.
50'LG Amarelo Cartão amarelo para Florentino. 
51'LG Substitui Sai na equipa do Lyon Depay para a entrada de Cornet.
53' Referência para o facto de estarem em campo neste início de segundo tempo os avançados Carlos Vinícius e Seferovic, dois elementos que o próprio Bruno Lage havia dito que dificilmente conseguiriam aparecer juntos na linha de ataque dos "encarnados".
55' O Lyon perdeu parte da sua capacidade ofensiva com a saída de Depay, o jogador que estava a ser porventura o melhor elemento do conjunto francês, ele que deu o primeiro golo a marcar e apontou o segundo.
56' Remate de Seferovic com Anthony Lopes a responder com uma excelente defesa para canto.
LG 60Min 

Numa altura em que o Lyon prepara nova substituição o Benfica parece ter subido muito de rendimento mas em termos práticos continua sem conseguir produzir lances ofensivos com eficácia.

Nota para o facto do Benfica ter os dois médios, Florentino e Gabriel, com cartão amarelo que poderá impedir que ambos sejam tão assertivos na recuperação das bolas a meio-campo.

Lyon Benfica 07
64' O Benfica está claramente melhor do que esteve no primeiro tempo, mas ainda assim incapaz de produzir lances ofensivos com eficácia.
65' Carlos Vinícius, sozinho, atrapalhou-se com a bola e permitiu que o defesa do Lyon conseguisse chegar para anular a vantagem ofensiva dos "encarnados".
67' Novo lance de ataque do Benfica com Gabriel a rematar em jeito levando a bola a passar perto do poste direito d baliza do Lyon com Anthony Lopes a controlar a trajectória do esférico.
68' Lance de perigo junto à baliza do Benfica com Vlachodimos a agarrar a bola apenas à segunda permitindo algum arrepio aos seus companheiros. Bruno Lage vai colocar Pizzi em jogo.
72'LG Substitui Na equipa do Lyon sai Adélaíde para a entrada de Traoré.
73'LG Substitui Cervi sai na equipa do Benfica para a entrada de Pizzi.
LG 75Min Muitas apostas falhadas de Bruno Lage, como Gedson, Tomás Tavares e Vinicius, três elementos que pouco ou nada fizeram em campo, nomeadamente Carlos Vinícius que não ganhou uma só disputa de bola, resultaram na incapacidade do Benfica em equilibrar a contenda com o Lyon que neste jogo começou a ganhar logo aos 04' e a partir daí controlou a partida.
76' Golo de Seferovic... o árbitro assinala fora-de-jogo do suíço mas o VAR vai analisar porque dá a ideia de que Andersen está a colocar o avançado do Benfica em jogo.
77'LG Golo002 GOOOLOOO... é mesmo GOLO do BENFICA... marca SEFEROVIC!!!
Lyon Benfica 01
78'  Destaque para a assistência de Pizzi com um passe fabuloso a isolar Seferovic com este a não perder a oportundiade de faturar.
84' O golo de Seferovic poderia permitir o reaparecimento do Benfica em campo, com Pizzi em grande plano, mas a verdade é que o Lyon coloca agora gelo na partida e não permite que a turma lusa faça mais neste jogo. A partida vai entrar nos cinco minutos finais.
87' Calafrio para a equipa do Benfica com um remate de Dembelé a levar a bola a passar rente ao poste da baliza de Vlachodimos.
89'LG Golo003 GOLO... marca o LYON... TRAORÉ bate Jardel e remata para o terceiro golo da turma francesa. Está resolvido o jogo.
Lyon Benfica 04
90'LG Substitui Sai Aouar para a entrada de Marcelo na equipa do Lyon.
90'+01'Arbitro Grafismos01 O árbitro dá mais quatro minutos neste encontro.
LG Fim 

Final do jogo em Lyon... o Benfica encontrou uma equipa que lhe foi superior e que teve as circunstâncias do jogo a seu favor, com um golo logo aos 04' minutos a dar outra tranquilidade ao Lyon, complementada com o segundo golo aos 33'.

Para o segundo tempo deste jogo, Bruno Lage, que já antes tinha sido obrigado a fazer entrar Jardel para o lugar do lesionado Ferro, apostou então em Seferovic por troca com Gedson, e mais tarde em Pizzi por Cervi, com o médio dos "encarnados" a revelar-se determinante ao fazer uma assistência para o golo de Seferovic.

Pizzi parcia ter vindo dar outro fulgor ao jogo do Benfica, mas uma andorinha é sempre incapaz de fazer a primavera e Pizzi não foi suficiente para compensar o mau futebol de elementos como Tomás Tavares, este principalmente no primeiro tempo com uma actuação muito deficiente, ou também Carlos Vinícius, que foi incapaz de ganhar uma posse de bola ao longo de todo o jogo.

E quando parecia que o jogo iria terminar com a vitória do Lyon pela diferença mínima, eis que Traoré bate Jardel de uma forma aparentemente fácil para o terceiro golo, assinando o triunfo para a equipa da casa e deixando o Benfica quase em absoluto obrigado a lutar pelo apuramento à Liga Europa, sendo praticamente impossível (ainda não matematicamente) seguir em frente na Champions.

Lyon Benfica

texto: Jorge Reis
fotos: reprodução ©Twitter

Pin It