alphabetA Google como a conhecemos até hoje deixou de existir, para dar lugar a uma nova empresa: a Alphabet . A confirmação chegou através de um comunicado de Larry Page, co-fundador da Google, que afirmou que a empresa “não tem intenção” de ser apenas mais uma “empresa convencional”.

“G is for Google”. É assim que começa o comunicado de Page, que explica os contornos gerais desta alteração. É muito simples: Page e Sergey Brin (outro dos criadores da gigante informática) chegaram à conclusão que o universo Google é já demasiado grande para existir sobre essa designação. Produtos web como o motor de busca Google, o Google Maps, o Chrome, o YouTube e o Android, mas também outras empresas de tecnologia como a Life Sciences (que desenvolve lentes de contacto com sensores) e a Calico (que estuda a longevidade), ganharam nos dias que correm bastante dimensão, daí a necessidade de se fazer uma espécie de “reorganização empresarial”.

A Alphabet é agora a empresa-mãe, que conta com várias letras do “alfabeto”, cada uma correspondente a uma área de negócio diferente, onde a Google assume o papel de protagonista (é a maior empresa). “A Alphabet é sobretudo uma coleção de empresas. A maior das quais é a Google. Esta nova Google emagreceu um pouco. As empresas mais afastadas dos nossos produtos principais da internet ficam na Alphabet", explica Larry Page, na página da Alphabet.

A presidência da Alphabet vai ficar a cargo de Sergey Brin, enquanto Larry Page será o diretor -executivo. Sundar Pichai, anterior responsável pelo negócio da internet, assume o cargo de Presidente executivo da “nova” Google, a principal empresa do grupo.

É de prever que esta reorganização venha trazer mais dinamismo às diferentes áreas de negócio, assim como um controlo financeiro mais rigoroso e facilitado, uma vez que cada área terá um CEO diferente e um departamento próprio e autónomo.

Já relativamente às ações, estas mantêm-se na mesma, ou seja, a forma como estavam distribuídas na Google fica igual na Alphabet. E os reflexos da alteração já se fizeram sentir nos mercados bolsistas, onde os ganhos foram já enormes em apenas poucas horas.  

Veja a lista recolhida pela Quartze que mostra todas as empresas, de A a Z, que fazem parte do universo Google, agora Alphabet.

Pin It