lapasO Projecto Endògenos, iniciativa que promove experiências gastronómicas com o objectivo de preservar, dignificar e valorizar os produtos autóctones portugueses provenientes da terra e mar, e suas origens, vai estar presente no Wine Azores 2015 numa tasca nativa com o Chef António Alexandre (Chefe executivo do Lisbon Marriot Hotel e chefe fundador do projecto Endògenos, a par de Nuno Nobre).

António Alexandre confeccionará pratos ao vivo para os participantes degustarem, exclusivamente com produtos autóctones dos Açores. Na mesma tasca nativa, serão novamente servidos um conjunto de cocktails de autor preparados igualmente com produtos dos Açores, criados pelo Jukebox Bar, o bar gastronómico de conceito Endògenos, situado na Ericeira, o qual marca presença no evento no mesmo espaço.

Nuno Nobre, empresário e consultor de marketing na área da gastronomia, garante que a presença no Wine in Azores 2015, o mais importante evento de gastronomia e vinhos dos Açores, é "uma oportunidade única para o projecto Endògenos continuar a sua estratégia em viajar pelo país e valorizar os nossos produtos autóctones, produtores e suas regiões de origem, no qual os Açores e sua riqueza natural, se destacam na gastronomia global."

O Projecto Endògenos é um conceito e espaço aberto para acolhimento de produtores, cozinheiros, restaurantes, hotéis e outros profissionais da área gastronómica, que se dediquem a promover e valorizar produtos autóctones lusos e com o objectivo de complementar a actuação do projecto.

Depois de organizar o Festival internacional do Ouriço-do-Mar na Ericeira, em Abril deste ano, o projecto avança também com a produção do X Festival do Marisco de Ribamar, concelho de Mafra, com a valorização do Cidrão, em Novembro, no Mosteiro de Tibães, entre outros. Em 2016, conta ainda realizar eventos gastronómicos em Madrid, em dois restaurantes de topo da capital espanhola, que se juntaram recentemente ao projecto para promover e valorizar os produtos portugueses.

Paralelamente, a Le Cordon Bleu de Madrid apoia localmente as iniciativas Endògenos com sabores lusos, numa parceria bilateral que permitirá também a vinda a Portugal desta Escola de alta cozinha para integrar outros projectos.

Pin It