Uma vitória no Estádio da Luz frente ao Moreirense, por 1-0, com o golo marcado pelo brasileiro Jonas, mereceu a presença nas bancadas do recinto dos "encarnados" de 42 mil adeptos que festejaram em uníssono os golos marcados pelo Marítimo no Funchal, na recepção dos madeirenses ao Sporting, numa partida em que os “leões” perderam por 2-1, com o Marítimo a carimbar a vitória com um golo aos 92 minutos apontado por Ghazaryan com um enorme “frango” concedido pelo guarda-redes Rui Patrício.

Com a combinação destes dois resultados, o Benfica garantiu assim o segundo lugar no campeonato da I Liga que agora chegou ao fim, acabando o Sporting por cair para a terceira posição a três pontos das “águias”, livrando-se de um tombo maior para o quarto posto porque o Sp.Braga perdeu também este domingo no terreno do Rio Ave (1-0), ficando assim a turma bracarense afastada da luta pelos lugares do pódio no campeonato ocupado pelos três grandes.

Sobre o jogo no relvado da Luz, nem se pode dizer que o Benfica tenha feito uma exibição soberba, acabando por justificar a vitória com o golo de Jonas ao minuto 52', na transformação de uma grande penalidade indiscutível por mão na bola do central Alfa Semedo. O conjunto do Moreirense pouco ou nada conseguiu fazer para inverter o rumo do jogo, e o Benfica, que depois do primeiro tempo baixou de produção na etapa complementar, conseguiu ainda assim manter alguma supremacia até ao final do jogo, gerindo esforço perante um adversário que, em face dos resultados em outros jogos da tarde, ia tomando consciência de que estava garantida a manutenção na I Liga.

Vitória recusou dar parabéns ao FC Porto

Rui Vitória, que para este jogo voltou a apostar em Luisão ao lado de Rúben Dias, com Douglas e Grimaldo nas alas, Fejsa na posição seis, Cervi, Pizzi e Sálvio na linha média, e ainda Zivkovic atrás de Jonas, pôde no final respirar de alívio e colocar um sorriso no rosto, acabando por reconhecer que não foi uma época de todo conseguida, porque o objectivo era o título, mas acaba por ser garantido o objectivo imediato que passava pela obtenção do segundo lugar que dá direito aos jogos de apuramento da Liga dos Campeões, para um encaixe financeiro superior a 40 milhões de euros para os cofres da Luz.

Uma nota que fica no final deste jogo resulta do facto de Rui Vitória ter feito questão de referir que não dava os parabéns ao FC Porto pelo título conquistado, alegando não ser hipócrita e não querer dar os parabéns a quem o insultou e o maltratou ao longo da época futebolística que agora termina.

Enquanto isto, lá longe, no “caldeirão” dos Barreiros, no Funchal, e em face da derrota do Sporting, num jogo em que o presidente "leonino" Bruno de Carvalho não marcou presença já que não acompanhou a equipa verde-e-branca, os jogadores do Sporting foram vaiados e mesmo insultados pelos adeptos do clube de Alvalade, isto a uma semana da final da Taça de Portugal na qual o Sporting irá disputar mais um troféu no futebol português com o Desportivo das Aves.

Adeptos do Sporting vaiaram jogadores

Horas mais tarde, já à entrada das primeiras horas da madrugada, depois da viagem entre o Funchal e Lisboa por parte da comitiva do Sporting, os jogadores leoninos, mas também a equipa técnica, abandonaram Alvalade nos seus carros particulares mas guardados pelo corpo de intervenção da PSP, que impediram que um grupo de adeptos que se deslocaram a Alvalade confrontassem o grupo de trabalho verde-e-branco. Jogadores e técnicos, ainda assim, não foram poupados a nova vaia e diversos insultos, "atirados" pelos adeptos no meio da noite de Alvalade.

Com os lugares cimeiros na I Liga estabelecidos, a tarde futebolística deste domingo acabou por ficar marcada pelas decisões no que disse respeito à despromoção, que acabou por arrastar para a II Liga as formações do Paços de Ferreira e do Estoril Praia, equipas que ainda há poucos anos jogaram na Liga Europa em representação do futebol português. Derrotado em Portimão por um Portimonense determinado e bem orientado pelo técnico Vítor Oliveira, o Paços de Ferreira termina o campeonato com 30 pontos, acumulados por força de uma competição em que somou sete vitória e nove empates, perdendo os restantes 18 jogos, fechando a época no penúltimo lugar da tabela. Abaixo do Paços, ainda que com os mesmos 30 pontos, terminou o Estoril Praia, que no campeonato somou oito vitórias e seis empates.

Paços de Ferreira e Estoril caem para a II Liga

Enquanto Paços de Ferreira e Estoril Praia carimbavam o passaporte para o escalão inferior, conseguiam escapar à descida o Moreirense, mesmo derrotado pelo Benfica, terminando a época com 32 pontos, tantos quantos os do Vitória de Setúbal, que nesta última jornada venceu no Bonfim a turma do Tondela (1-0). À beira da linha de água, mas ainda assim permanecendo na I Liga, terminou o Feirense, com 31 pontos, tendo a equipa da Vila da Feira averbado um empate em casa na recepção ao Estoril Praia, num jogo que permitiu a festa e o alívio para uns e a tristeza da descida para outros.

Chega assim ao final mais uma época do campeonato da I Liga, com o FC Porto a sagrar-se campeão à frente de Benfica, Sporting, Sporting de Braga e Rio Ave, as equipas que terão oportunidade de estar nas competições da UEFA na próxima época. Relativamente ao Rio Ave, contudo, a turma de Vila do Conde só estará na rota da Liga Europa se o Sporting vencer a final da Taça de Portugal, isto porque se o Desportivo das Aves, o outro finalista, triunfar no Jamor, será a turma da Vila das Aves a seguir para a Liga Europa. A decisão da Taça de Portugal acontece no próximo final de semana.

texto: Jorge Reis
fotos: Luís Moreira Duarte e ©twitter

Pin It