Com dois golos de João Mário, o Benfica venceu este sábado em Vizela em jogo da 22ª jornada da I Liga, uma partida que ficou marcada pela expulsão do técnico Roger Schmidt quando este reagiu a uma provocação vinda do público presente atrás do banco dos encarnados. Depois de ter estado ao longo de todo o jogo sujeito a cuspidelas e insultos, o técnico alemão dos encarnados acabou por ser atingido por uma garrafa de água atirada da bancada, tendo Schmidt agarrado na mesma garrafa reenviando-a para a bancada, um gesto que levou à intervenção do quarto árbitro e a amostragem do cartão vermelho ao técnico benfiquista.
Em termos de jogo jogado, o Benfica conseguiu um resultado importante com a vitória em Visela, um triunfo por 2-0 depois de um jogo difícil frente a uma equipa que já na primeira volta obrigara os encarnados a muito esforço para conseguir o triunfo.
E se na primeira volta, no Estádio da Luz, o Benfica venceu por 2-1, desta vez o resultado foi melhor — 2-0 — mas nem por isso se poderá dizer que o jogo foi mais fácil. Jogando de início com Vlachodimos entre os postes, numa equipa composta por Bah, António, Otamendi e Grimaldo, ainda Florentino e Aursnes, e também Neres, João Mario, Guedes e Gonçalo Ramos, o Benfica chegou ao golo aos 38 minutos, num lance iniciado por Gonçalo Guedes em que David Neres assistiu para o golo de João Mário.
Já no segundo tempo, e prante uma equipa do Vizela para a qual o técnico Tulipa escalou Buntic, Igor Julião, Bruno Wilson, Anderson e Kiki, também Claudemir, Guzzo e Samu, e ainda Nuno Moreira, Osmanjic e Kiko Bondoso, o Benfica voltou a marcar já bem perto do final da partida, através de uma grande penalidade transformada por João Mário, ele que marcou os dois golos deste jogo e saltou para a liderança da tabelas de marcadores da I Liga, um pénalti convertido depois de uma carga sobre Grimaldo ao minuto 90'+03' e já depois de um homem do Vizela, Anderson, ter sido expulso ao minuto 87' por carga dobre Petar Musa na qual viu o segundo amarelo, oito minutos depois do mesmo jogador ter visto um primeiro amarelo então depois de uma falta sobre Neres ao minuto 79'.
O Benfica acabou assim o jogo a vencer por 2-0, num jogo de que Roger Schmidt não ficará com boas recordações já que foi expulso, e em que a arbitragem terá falhado um lance polémico que poderia ter permitido uma grande penalidade contra o Benfica quando Bah carregou Osmajic logo ao minuto 20', Certo é que o árbitro não considerou haver motivos para qualquer falta, isto apesar dos homens do Vizela terem reclamado a intervenção do VAR. Este, porém, também nada disse.
Nota ainda para um lance na grande área do Vizela já no segundo tempo, ao minuto 65' quando Osmajic enviou a bola à trave da baliza de Vlachodimos. A bola sobrou para Kiko Bondoso e este rematou ao poste, num lance em que esteve à vista o golo do Vizela perante alguma passividade do sector mais recuado do Benfica. No final, a equipa benfiquista cumpriu afinal o seu propósito de conquistar os três pontos, deixando a partir dali para os seus adversários directos na corrida pelo título a pressão de terem que vencer os respectivos compromissos desta jornada.