Luís Filipe Vieira, o presidente do Benfica, havia dito que Rúben Dias ainda viria a ser capitão dos encarnados e no passado sábado, no jogo entre Benfica e Moreirense, com André Almeida e Pizzi como titulares na equipa às ordens de Jorge Jesus, eles que são por norma os capitães da formação do Benfica, foi com alguma surpresa que surgiu a braçadeira de capitão no braço de Rúben Dias. Com o jogo apontado como a despedida do jovem central do plantel benfiquista antes de rumar para o Manchester City, vendido pelo clube da Luz por qualquer coisa como 68 milhões de euros, Rui Dias teve assim oportunidade de encontrar a melhor forma de dizer adeus ao clube que o formou, assinando a vitória no jogo com o primeiro golo que marcou e deixando um enorme valor financeiro nos cofres da Luz.

Para além de Rúben Dias, também o internacional suíço Seferovic fez o gosto ao pé com um golo na resposta a uma assistência de Darwin Nunez, mas acabaria por ser o golo do defesa central aquela que maiores atenções concentrou, não só por ter colocado o Benfica em vantagem, mas também pela forma como Rúben Dias festejou com os seus companheiros de equipa e com o dirigente Rui Costa. E se dúvidas existissem que aquele foi um golo de despedida, o próprio Ruben Dias não conseguiu deixar de se emocionar quando falou aos jornalistas sobre o significado que teve este jogo carimbado com um golo, no fim do qual o defesa central se despediu dos seus companheiros um a um.

O próprio Jorge Jesus, na conferência de imprensa que se seguiu ao embate entre Benfica e Moreirense, assumiu parte da culpa desta transferência que acontece porque o Benfica não conseguiu garantir o acesso à Liga dos Campeões, obrigando o clube a avançar para algumas vendas que em outro cenário nem seriam obrigatórias, vindo a justificar-se a venda de Rúben Dias por qualquer coisa como 68 milhões de euros, mas três milhões de euros a realizar por objectivos de acordo com a classificação que venha a ser alcançada pela equipa às ordens de Pepe Guardiola.

Certo é que neste jogo, Ruben Dias acabou por ser o homem do jogo, assinando uma prestação tranquila no processo defensivo tendo em conta que o Moreirense não conseguiu dar nas vistas no ataque, tendo colocado muito poucas vezes o Benfica em situações de perigo. O defesa central conseguiu chegar ao golo na primeira parte, tendo sido ele o responsavel pela abertura do marcador. Everton cruzou e Ruben salta do segundo poste para um cabeceamento que colocou a equipa na frente. Quem também se destacou foi Darwin, pela sua persistencia, tentando várias vezes chegar ao golo, mas insuficiente ainda na finalização. O atacante tentou varias vezes o remate ao golo mas onde ele conseguiu ser eficaz foi na assistencia ao golo de Haris Seferovic, já na segunda parte. 

200926 RubenDias 02

Do lado do Moreirense, de se destacar as prestações do guarda redes brasileiro Mateus Pasinato, que conseguiu defender por duas vezes remates de Everton, tendo sido assim um guarda redes, que mesmo tendo sofrido dois golos, que fez uma boa prestação. Também o central sérvio Rosic, jogou muito bem, tendo conseguido cancelar dois remates perigosos do alemão Luca Waldschmit e do português Rafa Silva.

Ruben Dias sai assim para o Manchester City, pelos já referidos 68 milhões de euros, mas o Benfica vai ter que gastar 15 milhões num defesa cebtral que irá fazer o caminho inverso, a partir do Manchester City para o Benfica, o internacional argentino e antigo jogador do FC Porto Otamendi, e é nesta “moeda de troca” que surge a contestação, seja da parte dos adeptos do Benfica, que não vêem com bons olhos o preço tão elevado por um central com 32 anos que ainda há poucos meses estava a fazer juras de amor ao rival FC Porto.

Além disso, e em termos práticos, a venda de Rúben Dias acaba por permitir um retorno efectivo de 53 milhões de euros, um valor que os benfiquistas entendem pecar por defeito relativamente ao vallr a envolver na transferência de Rúben Dias. Além disso, e como cereja no topo do bolo, a passagem de Otamendi para a Luz a partir de Manchester vai permitir algum encaixe financeiro para os cofres do FC Porto, o que também não agrada aos adeptos benfiquistas mais fundamentalistas.

200926 RubenDias 04

Se pensarmos que esta transferência surge um dia depois de ter ficado definida a saída de Florentino Luís por empréstimo para o Mónaco, mesmo não estando aqui envolvido uma opção de compra, os adeptos do Benfica vêem aqui outro desfalque à formação do Benfica ficando Jorge Jesus com elementos com pouca margem de progressão para vendas futuras e crescimento futuro do Benfica que continua a sonhar com uma conquista nas competições da UEFA.

Resta agora saber quem é que poderá ainda ser negociado a partir do plantel do Benfica, nomeadamente o avançado Carlos Vinicius, de quem se diz que poderá ter mercado na Premier League, ou até o menino Gonçalo Ramos que está a marcar nos jogos da Liga Revelação e os adeptos benfiquistas acreditam que poderá mesmo assumir-se na equipa principal do Benfica se Jorge Jesus lhe der uma oportunidade efectiva para isso. A ver vamos nós... e os remates e os golos dele.

Diogo Reis
©LusoMotores

Pin It