FAMALICÃO

 

1
Guga, 67

 

 

 

5
Waldschmidt, 18'
Everton, 20'
Grimaldo, 42'
Rafa, 52'
Waldschmidt, 65'

SL BENFICA


O Famalicão consentiu esta sexta-feira uma pesada goleada na recepção ao Benfica (5-1) no primeiro jogo da I Liga, uma partida em que os encarnados foram sempre bem superiores, com muita qualidade na construção ofensiva e muita pressão para a posse de bola.

Frente ao Famalicão, que em 2019-2020, no ano em que ascendeu à I Liga, ficou à beira de garantir um lugar de acesso às competições europeias da UEFA, o Benfica, vice-campeão português que vinha de uma derrota importante perante o PAOK de Salónica que retirou o conjunto às ordens de Jorge Jesus do caminho da Liga dos Campeões, conseguiu desta feita construir um resultado volumoso e vitorioso desde muito cedo, vitória que começou a ser construída com dois golos em dois minutos, aos 18 e aos 20 minutos, por Waldschmidt e Rafa.

A vencer por duas bolas e mantendo sempre enorme pressão na luta pela posse de bola, ficou claro que o Benfica tem argumentos para construir bons resultados, tendo ficado apenas a certeza que Jorge Jesus tinha argumentos para ter feito mais na última terça-feira, algo que não fez na Grécia mas que conseguiu fazer agora no arranque do campeonato da I Liga.

E se do lado do Famalicão há a expectativa de se saber se conseguirá manter o nível exibicional da última época, mesmo depois de ter perdido alguns jogadores importantes daquela equipa, foi desta vez incapaz de se assumir como obstáculo efectivo perante um Benfica que goleou e venceu num jogo limpo e sem casos, com muitos golos, afinal a melhor forma de abrir o campeonato da I Liga.

Acompanhe com o LusoGolo o desenrolar do jogo entre Famalicão e Benfica ao minuto... 

texto: Jorge Reis

0' Famalicão e Benfica abrem a primeira jornada da I Liga 2020-2021
0'Famalicao Logotipo

FAMALICÃO - Zlobin; Riccieli, Babic, Calvin; Jordão, Jorge Pereira, Gustavo Assunção e Guga; Fernando Valenzuela, Toni Martínez e Rúben Lameiras.

0' A equipa do Famalicão às ordens de João Pedro Sousa tem no banco de cuplentes Luiz Júnior, Henrique Trevisan, Walterson, Ofori, Del Campo, Neto, Ibrahim, Matheus e Patrick William.
0'Benfica01 BENFICA - Vlachodimos; André Almeida, Rúben Dias, Vertonghen e Grimaldo; Rafa, Gabriel, Taarabt e Everton; Waldschmidt e Darwin.
 
0' No banco do Benfica, Jorge Jesus tem como opções Helton Leite, Seferovic, Diogo Gonçalves, Pizzi, Weigl, Pedrinho, Nuno Tavares, Vinícius e Ferro.
1' Começa o jogo em Famalicão
2'

Na equipa do Famalicão, sexto classificado no último campeonato, nota para a titularidade de Zlobin, o guarda-redes que o Benfica negociou a título definitivo com o clube famalicense tendo os encarnados ficado com metade dos direitos relativos ao passe do jogador.

Igualmente titular é o avançado Toni Martinez que estará à beira de assinar pelo FC Porto neste período de abertura de mercado, havendo mesmo rumores que dão conta de que este negócio só será concluído depois do jogo desta sexta-feira para permitir que o avançado possa defrontar o Benfica. 

3'

Do lado do Benfica, Jorge Jesus apostou para este jogo em Waldschmidt e Darwin como a dupla mais adiantada no terreno, deixando de fora Pizzi e Seferovic, os dois jogadores que alinharam na Grécia a titulares.

De igual modo, Weigl e Pedrinho começam este jogo no banco, tendo sido chamado ao jogo Rafa e Gabriel num jogo em que o Benfica alinha com o seu equipamento alternativo todo a negro com vivos em dourado.

6' Cabeceamento de Darwin levando a bola a passar sobre a barra da baliza do Famalicão.
9' Waldschmidt em iniciativa individual acaba a rematar à malha lateral da baliza à guarda de Zlobin.
LG 15Min O jogo está equilibrado com o Benfica a procurar atacar mais mas ainda sem conseguir chamar a si o domínio do jogo perante um Famalicão que dá conta de um bom posicionamento nas quatro linhas.
18'LG Golo003 GOLO... é do BENFICA... marca WALDSCHMIDT... assistência de Darwin
 
 19'

No lance anterior ao golo, Gabriel perdeu a posse de bola e foi Taarabt quem foi em força e pressão recuperar a posse de bola para a turma do Benfica.

Quanto ao golo de Waldschmidt, abre assim a contagem de golos no campeonato da I liga 2020-2021.

20'LG Golo003 GOLO... segundo do BENFICA... remate de EVERTON CEBOLINHA... assistência de André Almeida a partir do corredor direito. 
 
21' Everton a entrar muito bem a partir do corredor esquerdo para o eixo depois da assistência de André Almeida com a bola a entrar rasteira junto ao poste mais distante da baliza de Zlobin sem hipótese para este.
26' Famalicão esteve à beira do golo mas Vlachodimos a opor-se bem ao remate de Guga.
27'Arbitro Amarelo01 Cartão amarelo para Ruben Dias.
LG 30Min

Com dois golos apontados em apenas dois minutos, o Benfica pôde assumir em definitivo o controlo da partida perante um Famalicão que tenta abeirar-se do meio-campo dos encarnados mas sem o conseguir agora fazer com eficácia.

Já os homens de Jorge Jesus dão conta de estarem a jogar com confiança e determinação, com alguns elementos a destacarem-se, nomeadamente Taarabt que surge como o “motor” do meio-campo do Benfica.

35' O Benfica impõe velocidade nas trocas de bola e na forma como procura a finalização face a um Famalicão que agora precisa de assumir uma postura mais defensiva. Nota para a prestação algo deficiente de Toni Martínez, o avançado espanhol do Famalicão que não tem conseguido receber jogo e que quando procura a bola agtrás no terreno não o tem feito com a melhor objectividade.
37' Se é verdade  também na Grécia, frente ao PAOK, o Benfica entrou bem na primeira parte, hoje, em Famalicão, a equipa de Jorge Jesus está mais veloz e mais eficiente na forma como transporta a bola e pressiona o conjunto adversário quando porventura perde a posse.
40' Falta sobre Taarabt... livredirecto que pode levar muito perigo à baliza de Zlobin.
41' Grimaldo é o marcador de livres de serviço para o Benfica... 
42'LG Golo003 GOLO... GOLAÇO... marca o BENFICA... GRIMALDO faz um verdadeiro golaço de pé esquerdo na transformação de um livre directo.
 
43' Grimaldo foi o condidato único a bater o pontapé livre directo e na transformação foi exímio, com um verdeiro golo de bandeira.
 
44'Arbitro Vermelho01 Cartão vermelho para um elemento da equipa técnica de João Pedro Sousa no banco do Famalicão.
45'Arbitro Amarelo01 Cartão amarelo para Jorge Pereira na equipa do Famalicão.
LG Intervalo

Tempo de intervalo em Famalicão.

O Benfica agarrou o jogo com os golos apontados aos minutos 18' e 20', depois de uma forte ofensiva dos encarnados que procuraram sempre ter mais bola e um sentido único do jogo em direcção à baliza de Zlobin. Waldschmidt, aos 18', e Everton Cebolinha, aos 20', marcaram para o Benfica e permitiram uma enorme tranquilidade da turma de Jorge Jesus que deu conta de enorme vontade de lutar pela posse de bola, com Taarabt a ser exímio neste capítulo.

E se dúvidas existissem quanto à determninação do Benfica em lutar por um resultado ainda mais volumoso, isso ficou evidente quando, depois de um livre cometido sobre o marroquino Taarabt, em zona frontal à baliza do Famalicão descaída para o lado direito, o árbitro assinalou o consequente livre directo e apareceu Grimaldo a assumir-se como o marcador dos lances de bola parada para finalizar com um golo de bandeira, levando a bola ao ângulo da baliza de Zlobin, fechando o primeiro tempo com 3-0 no placard.

 46'LG Substitui Recomeça o jogo em Famalicão com a turma da casa a fazer alinhar agora Patrick William, defesa central que entrou para o lugar de Jorge Pereira, e ainda Ibrahim que entra por troca com Verdonk.
 47' Weigl, Pedrinho e Pizzi estão agora a efectuar exercícios de aquecimento podendo vir a ser opções para o conjunto do Benfica.
52'LG Golo002 GOLO... é o quarto do BENFICA... marca RAFA depois de uma assistência de Everton.
53'

Everton caiu dentro da área mas teve o descernimento de se levantar e ainda fazer a assistência para o golo de Rafa não dando o lance por perdido.

Antes, Patrick William fez uma carga sobre Darwin mas o árbitro deixou seguir, bem, para não beneficiar o infractor.

 
 57' Esteve à vista o quinto golo do Benfica e era Waldschmidt que cabeceava para a finalização com a bola a ficar nas mãos de Zlobin sobre a linha de golo.
58' Taarabt continua a ser o rei das recuperações da posse de bola na equipa do Benfica a dar conta de muita garra e hoje sem o jogo faltoso que por vezes comete.
59'LG Substitui Entra Pizzi na equipa do Benfica para o lugar de Rafa, o homem que assinou o quarto golo do Benfica.
LG 60Min O jogo está resolvido a favor do Benfica mas nem por isso o Famalicão baixa os braços, nem ao mesmo tempo o Benfica deixa de procurar dilatar a vantagem.
62'LG Substitui  Duas alterações de uma assentada na equipa do Famalicão com as chamadas a jogo de Del Campo e Matheus para as saídas de Bruno Jordão, jogador que na última época representou o Wolverhampton, e Toni Martínez, o avançado que deverá vir a reforçar o FC Porto mas que neste jogo esteve algo apagado. 
65' LG Golo002 GOLO... aí está o quinto do BENFICA... marca WALDSCHMIDT depois de uma assistência de Darwin.
 
66' Lance rápido pelo lado direito com Darwin a fazer a assistência já dentro da grande área do Famalicão.
67'LG Golo003  GOLO... agora é do FAMALICÃO e o golo é de GUGA, depois de uma excelente iniciativa de Rúben Lameiras, o autor da assistência.
 
68' Curiosamente, Guga, o autor do golo do Famalicão, é um jovem jogador que passou pelo futebol jovem do Benfica.
71'LG Substitui Alterações na turma do Benfica... saem Darwin e Grimaldo para as entradas de Vinicius e Nuno Tavares.
LG 75Min 

Com o jogo resolvido em termos de resultado, Jorge Jesus avança com mais mudanças.

76'LG Substitui Na equipa do Benfica entram Weigl e Diogo Gonçalves na equipa do Benfica para as saídas de Gabriel e Waldschmidt. 
77'LG Substitui Sai na equipa Famalicão Valenzuela para a entrada de Walterson.
78' Não assinou nenhum golo neste jogo até agora mas a verdade é que o internacional marroquino Taarabt foi um dos elementos mais trabalhadores na equipa do Benfica assumindo por inteiro o meio-campo dos encarnados.
82'  Nuno Tavares entrou bem no jogo a procurar sempre a finalização dos homens mais adiantados, agora com Vinicius a aparecer em busca também ele de mais um golo para o Benfica.
85' Jogo mais tranquilo nestes minutos finais no relvado do Estádio Municipal de Famalicão.
87' A partir do banco de suplentes, e mesmo a ganhar por 5-1, o técnico Jorge Jesus vai dizendo aos seus jogadores “vamos lá fazer mais golos”.
90' O árbitro Luís Godinho dá mais 2 minutos de compensação num jogo que está decidido e em que as duas equipas disputam agora a bola sobre o meio-campo.
91'LG Poste Remate de Lameiras a levar a bola à base do poste esquerdo da baliza do Benfica. Esteve à vista o segundo golo do Famalicão com um remate a partir de zona frontal da baliza de Vlachodimos ainda antes da linha de grande-área.
LG Fim

Termina o jogo com o Benfica e entrar no campeonato da I Liga com uma goleada (5-1) sobre o Famalicão. Estão conquistados pelos encarnados os primeiros três pontos neste campeonato pelo conjunto às ordens de Jorge Jesus.

Em relação ao melhor elemento em campo, notas positivas para Taarabt, Everton e Darwin, mas sobre tudo para Waldschmidt, claramente o homem do jogo, frente a um Famalicão que deu conta, apesar da pesada derrota, de ter bons argumentos para o campeonato que agora começa, e em que Lameiras entrou muito bem no jogo dando outro colorido ao jogo famalicense.

Waldschmidt marcou dois golos, o primeiro e o último do Benfica neste jogo, assumindo-se assim como o homem do jogo nesta partida.

Pin It