Em comunicado, o Benfica acaba de desmentir o alegado envolvimento directo do presidente Luís Filipe Vieira em quaisquer negociações com o avançado uruguaio Edinson Cavani, jogador de 33 anos a propósito do qual têm surgido várias notícias que apontam para negociações em curso com Walter Guglielmone, irmão e agente do avançado.

A propósito das notícias, que deram conta da condução por parte de Luís Filipe Vieira das negociações com Guglielmone, o qual terá estado em Lisboa onde assistiu ao triunfo pelos “encarnados” no dérbi com o Sporting, por 2-1, o comunicado agora emitido pelo Benfica “desmente as várias notícias falsas veiculadas por diversos órgãos de comunicação social que publicitam o interesse do Clube pela aquisição de vários jogadores, sem qualquer tipo de fundamento.”

De forma objectiva, o comunicado do Benfica destaca mesmo “a notícia que dava conta de um suposto direto envolvimento do Presidente Luís Filipe Vieira, que teria chamado a si a condução do eventual processo de aquisição do jogador internacional uruguaio, Edinson Cavani”, uma notícia que é apontada como “totalmente falsa”, esclarecendo o clube que “eventuais contactos institucionais com vista ao reforço do plantel para a próxima época só terão lugar após a realização da final da Taça de Portugal, do próximo sábado, que assinala o término da presente época”, concluindo com o desmentido de “qualquer envolvimento do Presidente no processo atrás citado ou em quaisquer outros noticiados."

Em termos práticos, o comunicado do Benfica não retira o internacional uruguaio do lote de jogadores que motivam interesse relativamente ao reforço do plantel que irá ficar às ordens de Jorge Jesus, mas atira mais para a frente no tempo qualquer possível entendimento com um jogador que está agora também apontado como alvo do interesse dos alemães do Bayern de Munique.

Cabrera e Cebolinha em “stand by”

Cabrera Espanyol 01

Tal como acontece com Cavani, também outros possíveis reforços para o plantel que irá ficar à ordens de Jorge Jesus na próxima época ficam dependentes de possíveis entendimentos que só serão eventualmente alcançados depois do jogo do próximo sábado entre Benfica e FC Porto, referente à final da Taça de Portugal.

Quantos aos nomes em cima da mesa, surgem como mais falados os de Leandro Cabrera, central uruguaio que na última época alinhou pelo Espanyol, clube que desceu à II Liga espanhola, e Everton Cebolinha, avançado brasileiro de 24 anos cujo o passe pertence em grande parte aos brasileiros do Grémio e que poderá utilizar o Benfica como porta de entrada para o futebol europeu.

Quanto a outros nomes actualmente seguidos pelo Benfica, e de que já aqui demos conta num universo de várias dezenas de atletas entre jogadores do clube, empréstimos que regressam e possíveis reforços, será assim preciso esperar pelo início da próxima semana para, já com a conclusão da época permitida pela decisão final da Taça de Portugal, saber-se quais os jogadores que irão de facto ser alvo do interesse do clubes da Luz mas também quais é que Jorge Jesus irá dispensar entre aqueles que integram neste momento o lote de atletas disponíveis para o Benfica.

Cebolinha Gremio 01

Reforços à atenção de Jorge Jesus

Depois de já aqui termos dado conta de um total de 18 jogadores apontados pela Imprensa aponta ao grupo de trabalho de Jorge Jesus, vários continuam a ser dados como na órbita do clube da Luz, alguns vão dando entrevistas em que se mostram claramente interessados em serem “convidados” por Jorge Jesus e outros começam entretanto a ser “descartados”.

Vejamos assim os nomes de quem se fala como possíveis reforços do Benfica a recrutar para o grupo de trabalho de Jorge Jesus...

- Bruno Henrique – Avançado brasileiro do Flamengo (29 anos) que Jorge Jesus terá pedido expressamente ao Benfica para garantir o seu concurso e que estará interessado em viajar para a Europa onde já jogou ao serviço dos alemães do Wolfsburg.

- Edinson Cavani – Internacional uruguaio, de 33 anos, avançado actualmente sem clube depois de concluída a sua ligação aos franceses do Paris Saint Germain e que é apontado também aos alemães do Bayern Munich. 

- Everton Cebolinha – Avançado brasileiro de 24 anos ao serviço do Grémio de quem Jorge Jesus já disse ser um dos melhores jogadores brasileiros a alinhar na sua posição é apontado como a prioridade para o plantel benfiquista. 

- Gaitan – Argentino bem conhecido dos benfiquistas, Nico Gaitan (32 anos) não conseguiu agarrar um lugar nos franceses do Lille de onde foi dispensado na sequência da paragem do futebol francês devido à pandemia do coronavírus.

- Garay – Internacional argentino com história construída também no Benfica, Ezequiel Garay é neste momento um jogador sem clube depois de ter deixado os espanhóis do Valência.

- Gerson – Médio do Flamengo de 23 anos, é apontado como um dos futebolistas que o técnico Jorge Jesus pretenderá trazer consigo para o Benfica.

- Gilberto - Defesa lateral direito, alinha no Fluminense e é apontado aos 27 anos como podendo chegar ao Benfica para ser o concorrente directo na posição com André Almeida.

- Gustavo - Central do Flamengo, Gustavo Henrique tem já 27 anos mas a idade não lhe retira condições para se assumir como um defesa central “à antiga” para o plantel do Benfica.

- Helton Leite - Guarda-redes do Boavista, contam algumas crónicas que estará já garantido pelo Benfica para a próxima época carecendo apenas de uma aprovação por parte de Jorge Jesus.

- James Rodriguez (*) - Com 29 anos, o avançado internacional colombiano foi apontado ao Benfica quando se soube que estaria de regresso ao Real Madrid onde não tem espaço no plantel. Contudo, os “encarnados” não estarão interessados em dar continuidade a esta hipótese.

- Koch - Defesa central alemão de de 23 anos, milita no Friburgo e foi um jogador apontado pelo Benfica desde há algum tempo.

- Leandro Cabrera - Uruguaio de 29 anos, é um esquerdino que alinha no Espanyol com um custo que o clube catalão cifra em 15 milhões de euros.

- Leo Pereira - Defesa central do Flamengo de 24 anos, é um esquerdino particularmente apreciado por Jorge Jesus e referenciado para o eixo da defesa na possivel formação do Benfica em 2020-2021.

- Lucas Veríssimo (*) - Jorge Jesus tem boa opinião deste defesa central brasileiro de 25 anos, jogador do Santos que tem vindo a ser indicado como estando no radar do Benfica.

- Pedrinho - Jogador brasileiro de 22 anos já contratado pelo Benfica ao Corinthians, é um avançado que actua preferencialmente como extremo direito, podendo aparecer no corredor esquerdo ou como médio ofensivo.

- Rafinha (*) – Lateral-direito de qualidade que poderá servir na perfeição as pretensões de Jorge Jesus, tem contra si o facto de ter já 34 anos o que poderá retirar grande parte do interesse dos “encarnados”.

- Rúben Semedo – Internacional português que tem uma carreira complicada nos últimos anos em Espanha, acabou por rumar à Grécia onde conseguiu recuperar o seu lugar ao serviço do Olympiakos e está agora a ser apontado como alvo do interesse do Benfica mas também do rival FC Porto.

- Slimani (*) - Avançado argelino de 32 anos, alinha actualmente ao serviço dos ingleses do Leicester e poderia ver no no Benfica a possibilidade de recuperar uma carreira que conseguiu particularmente positiva no outro lado da segunda circular de verde e branco vestido.

- Tharemi – Mehdi Tharemi, de 28 anos, é avançado internacional iraniano que esteve até agora ao serviço do Rio Ave e que terá despertado o interesse dos responsáveis do Benfica, mas também do FC Porto e do Sporting.

Fejsa Benfica 02

11 regressos dos empréstimos

Para além dos muitos jogadores que estarão a ser acompanhados pelos olheiros do Benfica será necessário somar pelo menos 11 jogadores que o Benfica vai receber nas próximas semanas depois de todos eles terem deixado o grupo de trabalho do Benfica por empréstimo para outros clubes e cuja ligação a esses clubes termina agora com o final das temporadas desportivas.

Entre os elementos que estiveram emprestados na última temporada e que poderão regressar ao estádio da Luz, encontram-se nomes bem conhecidos dos adeptos do Benfica como o médio internacional grego Fejsa (ex-Alavés), mas também Krovinovic (West Bromwich Albion), Caio Júnior (Sharjah League UAE), Alfa Semedo (Nothingham Forest), Diogo Gonçalves (Famalicão), Bruno Varela (Ajax), Christian Lema (Newells Old Boys), Pedro Pereira (Bristol), Yony Gonzalez (Corinthians), Facundo Ferreyra (Espanhol) e Jhander Cádiz (Dijon).

A todos estes há ainda que somar os jogadores que estiveram às ordens Nélson Veríssimo, já depois de terem respondido às ordens de Bruno Lage e, alguns, até de Rui Vitória. Estão entre estes jogadores os guarda-redes Vlachodimos, Zlobin e Svilar; os defesas Grimaldo, Nuno Tavares, Rúben Dias, Ferro, Jardel, Tomás Tavares e André Almeida, ainda os médios Weigl, Samaris, Gabriel, Florentino, Taarabt, Rafa, Cervi, Zivkovic e Pizzi, e ainda os avançados Jota, Seferovic, Vinicius, Chiquinho e Diego Souza, 24 elementos que pretenderão lugares activos entre as escolhas de Jorge Jesus.

Escolhidos os reforços, passada a vassoura pelo balneário para retirar de lá os jogadores que não contam para Jorge Jesus, o técnico do Benficas terá ainda a missão de projectar alguns jovens jogadores que, formados no Seixal, possam dar continuidade aos bons resultados da formação na Academia do Seixal. Estão entre estes o jovem Gonçalo Ramos, mas também João Ferreira, Morato, Rafael Brito, Paulo Bernardo, Tiago Dantas e Tiago Araújo.

Jorge Reis
(...em Actualização)

(*) nomes colocados em cima da mesa mas entretanto descartados
Pin It